Dispositivo de racialidade

Dispositivo de racialidade Sueli Carneiro

Resenhas - Dispositivo de racialidade

Cesinha 21/03/2024

Epistemicídio
Para Sueli Carneiro, o epistemicídio é um elemento constitutivo do dispositivo de racialidade, que nomeia o processo de destituição da racionalidade, da cultura e da civilidade do Outro ao longo da modernidade ocidental. Para mim esse foi um grande presente desta leitura para qualificar minha própria ideia de anticolonialismo de maneira menos ingênua.
As entrevistas e testemunhos são uma pérola, dolorosa de ler muitas vezes, mas é uma experiência importante para quem quer sair de sua bolha.

M Del Rey 15/07/2023

Tive que ler esse pra uma pesquisa e foi mto gratificante. Uma das melhores leituras do gênero. Sueli é sempre necessária.

Daniel.Victor 15/03/2024

Experiência da Leitura
Tirei algumas semanas das minhas férias para ler essa obra. Não vou mentir, tive que ler e reler algumas partes 3 ou 4 vezes para entender. O livro é perfeito! Uma obra transversal!

Tem um embasamento teórico acompanhando de um embasamento empírico (cap II resistências).

No embasamento teórico, Carneiro, trás um conceito filosófico de ôntico, ontológico, biopoder, epistemicídio e contrato racial. Nessa parte aqueles que não são acostumados com uma leitura um pouco densa e carregada de conceitos e informações desistem da leitura. Porém é de extrema importância para entender a parte II (resistências).

Todo o embasamento teórico no início do livro me ajudou a ler os depoimentos do Edson Cardoso, Sônia Nascimento (o meu preferido), Fátima Oliveira e Arnaldo Xavier e fazer uma pré-análise. Confesso que nessa parte do livro a leitura foi fluída, rápida e muito gostosinha.

O prólogo podemos assim dizer que foi “a cereja do bolo”. A autora faz uma análise e relaciona toda o embasamento teórico com o embasamento empírico, ou seja, Carneiro não mostra, ela praticamente "desenha" que existe um grupo subalternizado independente do seu status social, nível de formação e que todos aqueles que relataram a sua historia sofreram algum tipo de racismo.

O obra é uma adaptação de uma tese de doutorado publicada em 2005 e transformada em livro apenas em 2023. O que me deixa perplexo é a análise e a problemática abordada pela a autora ser tão atual.

Para aqueles que querem ler a obra inteira eu recomendo começar pelo o “Posfácio” escrito pela a professora Yara Frateschi.
Guilherme 15/03/2024minha estante
ótima resenha!!

1zmartins 20/03/2023

Dispositivo de Racialidade: A Construção do Outro como Não Ser como Fundamento do Ser" da Sueli Carneiro.
O livro "Dispositivo de Racialidade: A Construção do Outro como Não Ser como Fundamento do Ser" da Sueli Carneiro trata da construção social das diferenças raciais e do racismo como um fenômeno estrutural que permeia todas as esferas da vida social. A autora discute como o racismo opera por meio de um conjunto de práticas e discursos que criam e reforçam as diferenças raciais, tornando-as naturalizadas e invisíveis.

A obra também aborda as implicações psicológicas e sociais do racismo para as pessoas racializadas, que sofrem com a estigmatização, a exclusão social e a desumanização. A autora propõe a luta antirracista como uma forma de resistência contra a opressão racial e pela afirmação da dignidade humana e da igualdade de direitos.

Além disso, o livro aborda a branquitude como uma posição social de privilégio que se manifesta em todas as dimensões da vida, desde a distribuição de recursos até a produção de conhecimento, e propõe a desconstrução dessa posição como uma das formas de superação do dispositivo de racialidade. Em suma, o livro de Sueli Carneiro é uma obra fundamental para o entendimento do racismo como um fenômeno estrutural e das formas de resistência antirracista necessárias para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

site: https://www.instagram.com/p/CpkubMDOOn7/

Messias 18/10/2023

Confesso que esperava bastante deste livro, mas ele conseguiu superar minhas expectativas. Sueli Carneiro consegue construir um raciocínio extremamente complexo de uma forma significativamente acessível. Os depoimentos de suas testemunhas são incríveis e a forma como a autora relaciona estes depoimentos ao pensamento que constrói é genial.