Shoujo Tsubaki

Shoujo Tsubaki Suehiro Maruo

Resenhas - Shoujo Tsubaki

Clio0 24/12/2023

Cheguei até esse mangá por um anúncio sensacionalista qualquer, estilo "Tal mangá foi proibido, etc." Costumo dar uma olhada pois coisas censuradas podem ocasionalmente trazer obras desconhecidas que merecem atenção.

Não sei dizer se foi esse o caso.

Midori, ou shojo: Tsubaki, é uma de representação de trauma - a saber, o tráfico de pessoas. O autor já admitiu ser um sobrevivente, mas Midori não é um relato. De fato, sua obra é uma exposição grandemente estilizada do que entalha esse tipo de acontecimento.

A personagem em questão tem uma única característica que a mantém viva durante a obra, sua ingenuidade. Torturas e abusos que quebrariam qualquer pessoa perdem um pouco de seu significado, ou melhor dizendo, enlouquecem-na gradativamente.

Os personagens secundários parecem sem representações alegóricas de cicatrizes decorrentes do trauma, como Kanabun, a criança que não se sabe ser intersexual ou transexual, mas que acaba desenvolvendo uma psicotia.

Em termos de arte, é linda. Contudo, os desenhos do autor são explícitos, ou seja, não há nada que suavize ou mude o tom da experiência. Isso inclui também a falta de uma moral.

Midori é descrito por muitos como uma obra fetichista e talvez o seja. A meu ver, é mais como o desabafo de uma pessoa que ainda não conseguiu processar o que lhe aconteceu.

Não vou recomendar a obra, pois ainda não sei o que ganhei com essa experiência além do choque de algo que infelizmente já tinha conhecimento no mundo real.
mirai0 01/01/2024minha estante
ótima resenha, concordo muito que midori parece apesar de todo o choque uma obra "vazia", não acho a melhor dele nem de perto. mas ainda sim acho que como você disse, é uma maneira de "desabafo" do mundo real e suas torturas. porem dessa vez passada de uma forma um pouco imoral

matersuspiriorum 11/04/2024

Não tem história!! A única coisa que acontece é a menina sofrer o tempo todo. É chato e raso. Na verdade eu já não esperava muita coisa...

Ariela 02/03/2024

Retratação do antigo Japão
Essa retrata o Japão nos anos antigos , que sequestravam crianças e as faziam trabalhar em circo ou até mesmo faziam uso para desejos sexuais. Essa obra de suehiro é mais como se fosse uma retratação disso , para mostrar com era horrível aqueles tempos .
Mas de modo que era só isso o que ele queria passar , achei que não é uma das melhores obras que ele já fez , acho ela meio que ele tenta falar um ocorrido e pronto, mas o que ele queria passar eu consegui pegar.
De qualquer modo eu elogio por ser uma obra bem feita em sentido gráfico e de conscientização,