Os Bons e os Maus

Os Bons e os Maus Heloisa Karin

Resenhas - Os Bons e os Maus

Mari | @meuinstabook 22/11/2022

Os Bons e Os Maus
Já imaginou viver em um mundo dividido entre aqueles que acreditam na estrela e os que não? E que além de viverem separados e com recursos distintos a segregação é apoiada e incentivada por um Rei?
Em Os Bons e Os Maus, Trilogia do fim, de Heloisa Karin, acompanhamos pela visão de crianças e adultos a vida do lado bom e do lado mau do vale. O lado bom é reservado para todos que não creem na estrela, que adoram o Rei Diévolos e que acreditam merecer tudo o que há de bom para se consumir; seja a melhor casa, roupa e até mesmo as melhores comidas. Tudo é fornecido pelo próprio Rei que deseja que seu povo tenha tudo de melhor.
No lado mau do vale, vivem aqueles que acreditam na estrela, sem fartura de alimentos, estrutura e que se recusam a adorar o Rei.
O único lugar que os bons e os maus frequentam juntos é a escola do vale. Nela - e fora dela também - ocorrem celebrações e eventos para que as crianças e adultos troquem de lado. E é nesse cenário que conhecemos Ada Ékthesi, uma menina alegre que vive do lado dos maus e sofre diariamente com as dificuldades do lado mau do lave e com o julgamento dos bons que zombam das condições de vida da sua família.
Um dos pontos que mais gostei neste livro é a mensagem de que nada é melhor ou sequer vale mais a pena do que a verdade. Ver os dois lados do vale pela visão das crianças e dos pais foi outro ponto que gostei porque, assim, o livro consegue conversar tanto com crianças quanto com adultos. É fácil entender o sofrimento dos personagens do lado mau e os motivos que sustentam aqueles que escolheram o lado bom. A história por trás da divisão dos vales e a estrela, que propositalmente não vou contar aqui ( seria spoiler), foi muito legal de descobrir e é pura ficção cristã! A única ressalva que tenho com este livro é que, por ser o primeiro de uma trilogia, ele é mais introdutório; é um livro devagar, parado que eu sugiro que você leia degustando cada personagem e cada nova descoberta.

site: https://www.instagram.com/meuinstabook/

heloisa karin 16/11/2022

Que prazer!
Eu simplesmente amei escrever essa história e mal vejo a hora de publicar os outros dois volumes. Todos os personagens me encantam, mas Ada e Edí tem um lugar muito especial em meu coração, a construção deles tem muito do que fui e sou.

Bre 16/11/2022

foi uma ótima experiência, amei demais!! os personagens são bem desenvolvidos e a protagonista Ada é muito cativante! fala muito em ?questionar? a fé, e me identifiquei muito nessa parte. A lição no final é linda e me arrepiei todinha! vale a pena a leitura??

izadri 17/12/2022

Que livro!!!
Meus amores esse é sem dúvidas um dos melhores livros que eu li esse ano. A leitura é fácil e fluida, e eu não costumo me envolver muito com livros narrados em 3° pessoa, mas eu amei essa narração aqui porque fez com que eu pudesse entender melhor esse mundo de diversas perspectivas e também me encantar mais com os personagens, que são uma fofura e com ilustrações perfeitas. Sem contar que tem uma mensagem linda sobre a Estrela.

Eloise 06/04/2023

Leitura sensacional ??
Não sei nem como começar a falar sobre esse livro, ele falou tanto comigo e de tantas formas que é difícil explicar, ao ler ele, vemos o cuidado da Estrela para com o povo do vale dos maus e automaticamente pensamos no cuidado de Deus para com o seu povo, é extraordinário como alguém consegue escrever uma fantasia e descrever tão bem o amor de Deus que perdoa todos os nossos pecados, mesmo quando queremos largar mão de tudo, desistir de tudo, Deus aparece e diz: ei, você pode até não se dar conta disso, mas eu estava lá em cada momento te dando graça para conseguir fazer aquilo.
Esse livro é incrível, só digo para você que leia e deixe Deus falar contigo!
Ansiosíssima para ler a continuação????

Ofelia 18/11/2022

Ansiosa pela continuação *-*
Eu simplesmente amei. Quero ter a trilogia completa na minha estante pra ontem kkk ler pros meus futuros filhos ?

Eu me senti lendo uma versão da Bíblia para crianças e adolescentes muito legal. A adolescente e adulto que habitam em mim, se identificaram com alguns personagens. Difícil falar sem spoiler kk mas vale muito a pena. E eu aguardei tanto a interação entre a Ada e o Edí!... Heloisa, to com a expectativa alta para os próximos livros! Hehe

Eu queria muito ter lido esse livro quando era mais nova. Muitas mensagens importantes e levanta muitas reflexões sobre as nossas escolhas, o preço das mesmas e pra mim, a questão de unidade na família foi tudo! *-* sem contar que me envolvi na leitura a todo momento, ambientação perfeita e emoção o tempo todo! ?°?

Leiam, comprem, indiquem para todos! Vale super a pena.

Cinha 23/11/2022

Resenha "OS BONS E OS MAUS
"Os bons e os maus" é o primeiro livro da Trilogia do Fim.

O reino de Pesmenos é dividido em dois vales, o vale dos bons e o vale dos maus. No vale dos bons, as pessoas vivem com o máximo de conforto possível e tudo lhes é permitido. Seus moradores têm à disposição as melhores iguarias culinárias, as melhores roupas, casas, festas, lazer e tudo o mais que desejarem.

Já no vale dos maus as coisas são bem diferentes. Os maus vivem com o básico para a sobrevivência, suas casas nem de longe oferecem o conforto das casas do lado dos bons e suas roupas são bastante precárias. O inverno é a época do ano em que os maus são mais assolados, haja vista o estado de suas vestimentas e casas feitas de madeira e palha.
No entanto, apesar de todas as dificuldades, os moradores desse vale são pessoas felizes que estam sempre em harmonia, eles se alegram com a alegria do próximo e choram com aqueles que choram. Além disso, eles guaradam a esperança na promessa da Estrela - um personagem que sempre está por perto nos momentos mais críticos para dá conforto e manter acessa a chama da esperança - de que tudo um dia vai passar e eles não mais sofrerão.

O príncipe Diévolos é quem governa o reino de Pesménos. Ele é bastante orgulhoso e egocentrico, e seu maior sonho é fazer com que todos os moradores de seu reino passem a morar do lado dos bons para desfrutarem do que a de melhor

* Eu amei fazer a leitura beta dessa obra, sério, todo mundo deveria ler. Não tem como não se apaixonar pelo enredo.

*Os personagens foram bem construidos e a narrativa bem elaborada. A estória é contada na perspectiva de cada personagem o que nos aproxima ainda mais de suas emoções e sentimentos.

* Ada é a personagem que mais gostei. Ela é uma menininha encantadora e esperta. A forma como ela se preocupa com os amigos é surreal, levando em consideração sua pouca idade.

*Essa estória me deixou com o coração quentinho! Amei e super indico. Então se você gosta de livros com crianças encantadoras e com uma narrativa eletrizante, vale a pena investir nesse livro!

emanuele 21/09/2023

"A Estrela ainda brilha!"
Que livro lindo! Desde a primeira página a minha expectativa já estava altíssima. Amei a contrução dos personagens, da história e como em cada capítulo havia a presença de Deus. A criatividade com os nomes, a divisão dos vales e todo o resto do enredo, me cativaram e eu praticamente devorei o livro. Estou ansiosa para ler os próximos lançamentos! Perfeito, recomendo.

Thalia.Nogueira 15/02/2023

Surpreendente, no bom sentido
Quando comecei a leitura senti que seria algo b infantil - não querendo rebaixar a obra de forma alguma, apenas a impressão que tive - pelos personagens principais serem crianças e termos a maior parte da visão do mundo através delas.

Mas que surpresa incrível foi ver a escala que o livro subiu - muito rápido.

Tratando de assuntos bem pesados, fazendo meu coração se contorcer junto com o sofrimento de cada personagem e me apaixonar novamente pela Estrela.

Lilivia 30/09/2023

Sensível e Brilhante ??
"A trilogia do fim", como se nomeia essa história composta por três volumes, apresenta um ótimo início com "Os bons e os Maus", primeiro volume escrito por Heloisa Karin.

A narrativa acompanha Ada e conta sobre sua rotina no reino de Pésmenos, vivendo no lado dos maus. Nesse reino, as pessoas são divididas com base na crença da Estrela, ser que veio há vários anos antes no reino de Pésmenos anunciando um outro reino muito melhor. Porém, após sua saída, aqueles que acreditaram nela foram colocados no lado Oeste do reino pelo príncipe regente, Diévolos, classificados como "maus", e aqueles que acharam a história sem fundamento e decidiram viver sob às regalias do príncipe permaneceram na maior propriedade, nomeados então como "bons".

Já dá pra imaginar que dessa separação surge inúmeros conflitos e discriminações, né? Acontece que o príncipe sempre traz formas de convidar aqueles do lado dos maus a passarem para o lado dos bons, oferecendo inúmeras mordomias e benefícios. Daí surgem vários tipos problemas e tristezas, porque alguns habitantes do vale dos maus perdem familiares em ocasiões como os festivais do "convite", e assim famílias são separadas no reino...

Mas seria a Estrela real e, além disso, capaz de resolver as coisas? Eis que você irá descobrir lendo "Os bons e os Maus".

Enfim, a narrativa é leve e cativante, bastante simples e simbólica, bem a vibe de As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis. Amei como a história é construída e estou esperando pelo próximo volume, hehe

Se você gosta de histórias juvenis protagonizada por criança e que trazem reflexões profundas, vai gostar dessa ficção cristã?

Recomendo!
(13+ porque contém alguns gatilhos como bullying, traição e abandono afetivo).

Bêh 06/02/2024

A Estrela
'existe um Reino muito melhor do que esse que lhes foi permitido viver, vocês podem não perceber, mas aqui vivem rodeados de uma falsa felicidade, o reino de que falo, para o qual eu vivo, é como o resto das estrelas; vocês vivem para conhecer no máximo mil estrelas ao longo de sua vida, mas aqueles que me veem, vivem para conhecer o céu inteiro

Um reino dividido entre os bons e os maus. Até agora, o favorito do ano, a habilidade da Heloisa de nos envolver na história e com todos os personagens, é impressionante. Um dos pontos positivos do livro é ver o ponto de vista de cada um, tanto do lado dos bons quanto do lado dos maus, a vida deles, suas rotinas e seus pensamentos. O final foi perfeito, ansiosa para a continuação!