Negritude e Não Monogamia

Negritude e Não Monogamia Rhuann Fernandes

Resenhas - Negritude e Não Monogamia

Barbr 30/12/2023

Sobre afetos
Dividido em duas partes, o livro retrata as relações não monogâmicas entre pessoas negras no Brasil.

Embora a primeira parte seja teórica, com três capítulos bibliográficos sobre monogamia, identidade e relacionamentos, a segunda parte é a essência da obra, onde vamos ver em dois capítulos os objetivos e as análises do autor.
Isso não significa que não haja relevância na Parte I, principalmente quando a temática apresenta-se pioneira ao relacionar não monogamia e negritude, e seja (particularmente, para mim) um tema pouco estudado.
O principal e o objeto de análise encontra-se na Parte II, onde vamos ver as entrevistas, postagens e comentários de integrantes e fundadores do grupo do Facebook Afrodengo. Um espaço de acolhimento, de reflexão e de afeto entre pessoas negras não monogâmicas.

Assim, fruto de sua dissertação, Rhuann Fernandes traz uma riqueza de relatos e análises importantes, em exemplo, sobre como ser negro e ser não monogâmico afeta suas relações, não apenas amorosas-sexuais, mas também de amizade e familiar. Além disso, é interessante ver o grupo do Facebook como uma espaço de troca: de experiências, de afeto e de conhecimento, principalmente sobre o que significa ser não monogâmico, longe dos estereótipos e embasado na responsabilidade afetiva.