The Frugal Wizard

The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England Brandon Sanderson

Resenhas - The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England

Madu 19/05/2024

Mediano
Fiquei pensando no que escrever e foi difícil, cheguei a conclusão que é um reflexo da nota: razoável

Nada nesse livro me marcou, tanto para um lado positivo quanto negativo. Acho que é o primeiro livro do sanderson que me sinto indiferente. Foi uma leitura legal em alguns momentos, minhas partes favoritas foram as do próprio livro do Manual de sobrevivência, gosto bastante dessa pegada sci fi / multiversos então achei interessante. De resto não achei nada muito bom e nada muito ruim? Juro, fazia tempo que não lia um livro que no final da leitura eu terminava sem sentimento nenhum kakaka simplesmente neutro?

Algo que me irritou um pouco em alguns momentos foi o humor do Brandon, já vi outras pessoas reclamarem do humor dele em outros livros, em personagens como o Wayne que tem esse humor forte também. Nunca foi algo que me incomodou, inclusive eu amo o humor dele, porém nesse livro foi complicado. Tinha piada toda página e de um jeito que achei meio chato, depois de um tempo cansou. Como eu falei não impactou negativamente minha leitura mas talvez tenha sido um fator que cooperou pra eu não conseguir gostar também. Vale a leitura para quem é fã do Sanderson mas acho que só assim também.

Queria Estar Lendo 29/09/2023

Resenha: The Frugal Wizard’s Handbook for Surviving Medieval England
Mais um livro do Brandon Sanderson concluído por aqui. The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England é o segundo título do Projeto Secreto. Esse não faz parte da Cosmere, mas traz um gigantesco universo de infinitos universos medievais para serem explorados por quem tiver dinheiro para comprá-los.

Nosso protagonista acorda sem memória alguma de quem é e de como foi parar ali. Ele está deitado no chão, com a forma do corpo dele desenhada ao seu redor - no melhor estilo cena de crime - e não está no seu mundo, porque observações e conversas mostram que foi parar no passado.

Mas não exatamente o seu passado, também. Um livro em pedaços que estava perto dele fala sobre a Frugal Wizard's, uma empresa especializada na venda de dimensões medievais particulares para exploração e aventura. E, aparentemente, ele foi um dos compradores.

Quanto mais se aprofunda nesse mundo, nas pessoas e nos segredos místicos que encontra pelo caminho, em busca da sua memória completa do por que foi parar ali, mais ele percebe que talvez tenha se enganado ao pressupor quem era. Porque tem um grupo de pessoas da sua própria realidade caçando por ele, e a situação passa de complicada a uma aventura de sobrevivência bem rápido.

"O passado é um lugar brutal. Você pode mudá-lo. Mas, primeiro, precisa domá-lo."

The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England foi uma leitura muito divertida! Assim como Tress, A Garota do Mar Esmeralda (primeiro livro do Projeto Secreto) dá pra sentir que o Brandon Sanderson escreveu esse aqui para se divertir.

É uma aventura cheia de bom humor e de criatividade. Todo o esquema das infinitas dimensões sendo exploradas, descobertas e catalogadas para venda é muito engraçado. E o livro é interrompido constantemente por "trechos" do handbook, onde a empresa fala sobre os pormenores das compras e das viagens interdimensionais de maneira marketeira (deixando todos os problemas de fora).

"Procure o FAQ: Você Pode Recomendar um Terapeuta para Me Ajudar a Lidar com o Pavor Existencial Causado pela Realização de que Minha Realidade Talvez Seja um Desdobramento de Outra Dimensão com Mais Substância que a Nossa?"

De longe a minha parte favorita do livro, esses interlúdios com trechos do handbook ajudaram na imersão e ainda arrancaram altas gargalhadas, porque é tudo num humor muito fácil e debochado. Bem típico do Brandon, mas escrachado da maneira certa.

A graça de The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England está justamente em ser uma aventura simples. É sobre um cara que está sem memória em um mundo medieval que pode, ou não, ter magia por ali.

O cara, aliás - que eu não vou falar o nome, a graça sobre o personagem está nas descobertas que fazemos junto com ele - é bem divertido. Ele é do tipo sarcástico sem um pingo de autoestima ou autocontrole. Tudo que ele faz é de coração, o que rende momentos excelentes. Mas também tem uma fragilidade e uma incerteza em suas decisões que mostra pra gente, e pra ele, que ele talvez não seja o herói da história.

Outros personagens ganham destaque na jornada do protagonista, e os meus favoritos foram justamente os coadjuvantes de maior participação: Sefawynn e Ealstan. Eles fazem parte da história desde o começo e, aos poucos, acabam se tornando pessoas importantes para o nosso homem desmemoriado.

"Os Beatles não inventaram o rock moderno. O rock moderno inventou os Beatles."

Sefawynn é forte e determinada, ao mesmo tempo delicada e querida. Ela faz tudo pelo irmão mais novo e também por sua reputação (que não está das melhores). Ealstan, por outro lado, é um líder que ainda não sabe disso. Suas decisões são sensatas, e ele cuida muito bem de todo mundo ao seu redor.

A relação de família encontrada que se forma entre os três é uma gracinha de acompanhar. E igualmente divertida!

As questões com História, também, são bem legais. Tem muita pesquisa pra retratar corretamente, e também para reconstruir corretamente, esse mundo medieval. Conforme nos aprofundamos na jornada do protagonista, vamos descobrindo com ele exatamente em que período ele foi parar. E os detalhes e as releituras desse período foram bem perspicazes!

The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England também lida com magia. Apesar do nome, a questão com o "wizard" tem mais a ver com a origem da palavra; e a graça está aí! Porque, de repente, em meio a um monte de mundos medievais, caímos em um que tem toques de mágica.

Como isso é explorado é interessante, especialmente lá pro fim da história.

"Não existe "apenas" quando se fala de bondade e felicidade."

Lembrando que, assim como Tress, The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England é um livro único. Tem começo, meio e fim e não vai ter continuação. Todos os livros do Projeto Secreto são independentes entre si, e esse é o único que não faz parte da Cosmere (apesar de eu me perguntar se isso é verdade mesmo, porque em um momento ali, uma cena me fez ter questões).

A edição que eu peguei é a comum da Tor, mas veio com todas as ilustrações e detalhes da edição do financiamento coletivo. A capa também me agradou muito, com esse lettering maravilhoso!

The Frugal Wizard's Handbook for Surviving Medieval England foi mais uma leitura muito satisfatória do Brandon Sanderson. Tem aventura, ação e reviravoltas na medida certa. E ainda entrega um universo criativo ao extremo, com infinitas possibilidades em um multiverso de universos.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/09/resenha-frugal-wizards-handbook-for.html

Rodrigo 23/04/2023

Uma história diferente, interessante e que te prende desde o início. O livro lembra um pouco do Guia dos Mochileiros das Galáxias, porém com uma história melhor elaborada, porém com outras pegadas diferentes. A Emily realmente estava certa quando insistiu que o Brandon publicasse os projetos secretos.

Henrique 10/04/2023

The Frugal Wizard's
The Frugal Wizard's é o segundo projeto secreto do Brandon Sanderson que ele escreveu durante a pandemia e diferente o projeto secreto 1 Tress esse livro não se passa na Cosmere universo compartilhado do autor mas esse livro é sensacional sendo independente eu gostei demais dessa experiência principalmente pelo Brandon brincar com alguns conceitos de videogame já me ganhou aí visto que eu gosto muito de videogames kkkk mas eu gostei de tudo do livro dos personagens da história do sistema de magia do vilão achei que o Brandon surpreendeu muito escrevendo algo um pouco diferente do que ele tá acostumado mas ele mandou muito bem uma das minhas melhores leituras esse ano até agora recomendo a todos.

Bruno 03/04/2023

Gostei da Ideia
Acho que ainda prefiro Tress, sempre me surpreendo com as ideias do Brandon, dessa vez nao foi diferente. Mas algo na história nao me agradou tanto, mesmo assim foi muito divertido

DryBooks 14/04/2023

5/5 stars
Mano que livro gostoso. Bem levinho mas como de costume o sanderson fez nosso coração fazer tumtum com sua habilidade de descrever personagens profundos e humanos.

V!nny 29/01/2024

Um livro divertido e diferente do Brandon Sanderson. Apesar de não estar conectado com o universo da Cosmere, foi bem legal ver esse outro lado da escrita do Bran Bran.

E por não estar conectado a Cosmere, acho que quem for começar (assim como eu tô fazendo) a ler os Projetos Secretos, deva começar por esse livro, justamente pelo que eu coloquei acima. Não é o melhor livro do Bran Bran e nem o pior, mas é divertido e engraçado. Para quem tá com uma ressaca literária, indico esse livro.

Existem momentos engraçados e bobos que me tiraram risadas sinceras. O protagonista é um paspalhão e um bobo. Uma coisa que não chegou a me incomodar, mas que por vezes, me confundia, era justamente o protagonista. John, o nosso protagonista, é um adulto com seus trinta e poucos anos, e durante a leitura, eu imaginava ele como um adolescente, pelo simples fato de ser um bobo e um piadista.

O livro vai ser lançado esse ano no Brasil. Espero que o pessoal possa curtir e se divertir com a história, assim como eu curti bastante.

OBS 1: só queria saber como seria uma dimensão onde as bananas reinam.

OBS 2: eu simplesmente compraria o pacote Wizard vs Wizard. Estaria me sentindo dentro de um Jogos Vorazes.

gabrisingr 30/08/2023

Meh
Eu queria ter gostado muito, mas apesar do mundo e dessa mistura de ficção científica com fantasia ser super interessante, os personagens foram muito fracos :-( o protagonista não cativou em nada e achei a história dele completamente sem graça, mesmo com as reviravoltas e revelações conforme a memória dele ia voltando, ainda era muito difícil se importar com ele
acho que o brandon sanderson tem alguns livros que tem personagens, histórias e até um senso de humor voltadas para um público masculino e esse acabou sendo mais um Livro de Meninos (bem sem graça)