Sobreviventes

Resenhas - Sobreviventes

1 | 2 | 3 | 4

Me sigam no Instagram @apaixonadapo 28/02/2023

Sobreviventes
Três irmãos, Nils o mais velho e que tenta a todo custo se desvencilhar da família que ele considera loucos, Pierre o caçula, o mais rebelde dos três e que sempre achou que a vida se resolveria no ataque e Benjamin, o do meio, o protagonista, o que sempre tentou manter a família unida e nos eixos, mas o mais atingido pela complexa e desestruturada família.
Eles tem uma missão, retornar a antiga casinha do lago e levar as cinzas da mãe, porém terão que revirar o passado e o terrível acidente ocorrido em um certo verão, que os marcou para sempre e de forma brutal.
Minha opinião:
Não considero Sobreviventes um thriller, mas sim um drama familiar bem agonizante.
O autor tem uma escrita fluida e bem diferente do que já li, que a princípio parece nos trazer certa confusão, mas que é proposital, pois ele quer nos introduzir nessa família tão desajustada. E assim o faz brilhantemente!
Entre o presente e o passado, logo estamos imersos neste núcleo e passando pelo desespero desses três irmãos que passaram uma infância precária, e disputando sempre a atenção, o amor e afeto dos pais, ao mesmo tempo que tentavam se manter unidos.
Benjamin foi um personagem que me apeguei muito, e foi difícil penetrar em todo o seu drama, sofrimento, memórias e culpa pelo que sentia com o acidente fatídico. E em como esse acidente e sua família o transformou na fase adulta.
Imaginei diversas coisas e finais, mas jamais o plot twist que o autor nos reservou.
Intenso, inovador e comovente. Super recomendo!!!

Léo 27/02/2023

Drama familiar com thriller
Sobreviventes pode ser considerado como um thriller tenso, mas que também aborda o drama familiar dos irmãos, que sempre competiam pela atenção do pai e da mãe que não os amava tanto. Assim que comecei a ler, não queria parar de tão angustiante que era a vida dos personagens e por focar mais em Benjamim, vemos toda a negligência que ele passou durante a infância e de como isso o influenciou na vida adulta.

O autor sueco Alex possui uma escrita simples, ágil, sem rodeios e que vai nos introduzindo aos poucos na vida desta família não tão convencional o qual estamos acostumados. O pai tenta ser amoroso, mas tem atitudes que estimulam a competitividade entre os irmãos, no qual achei péssimo e sem falar da mãe, que gostava mais da cachorra Molly do que dos próprios filhos.

É verdade que há cenas bem pesadas, como o fato de Benjamin ficar de castigo num local subterrâneo por ter roubado dinheiro da carteira da mãe e ele se culpa pelo evento traumático que ocorreu no verão. Quando descobrimos o que realmente aconteceu, é um plot twist de chocar qualquer um! Eu fiquei pasmo quando Benjamin evoca essa lembrança e depois disso podemos até entender certas atitudes da mãe, por mais que elas não sejam justificáveis.

leiturasdaursula 27/02/2023

Um thriller diferente
Este é um thriller psicológico e familiar, lançado em janeiro de 2023. Aqui, três irmãos, que não se relacionam há muito tempo, precisam, após a morte da mãe,retornar à casa onde passavam os verões à beira do lago, quando eram crianças. Esse retorno ao cenário onde aconteceu uma tragédia há 20 anos, vai fazer com que sentimentos reprimidos venham à tona.

A narrativa é em terceira pessoa e intercala passado e presente, em uma atmosfera intensa e sufocante,  que foge aos padrões do thrillers tradicionais e que contém uma carga emocional muito forte. O autor sueco usa alguns elementos clichês do gênero, mas de forma inovadora e única. O plot do final me deixou chocada, porque segue uma linha que eu não esperava e que me surpreendeu muito positivamente!

Eu recomendo a leitura, mas cuidado com os conteúdos presentes nesse livro. O livro me fez chorar pois despertou gatilhos para violência doméstica (psicológica, principalmente), negligência parental e depressão. Mas, vale muito a pena a leitura!

Paty 24/02/2023

A história é interessantee.. porém bem lenta e arrastada..esperava algo mais ..embora o final tenha sido bom.

Paula Juliana 24/02/2023

@overdoseliterariaoficial

Sobreviventes parece até uma forma poderosa de terapia de regressão! Foi uma leitura extremamente agoniante, uma obra muito original, diferente de tudo que já li, tem um suspense que escorre das páginas, uma tensão tão profunda e palpável que é muito difícil de descrever, mas foi muito fácil de sentir, Alex Schulman escreve de uma forma obscura, tão sombria e fragmentada quanto os fantasmas da própria mente humana! Foi uma experiência surpreendente, ao ponto de terminar a obra e ficar muito chocada, olhando para o nada, ainda se recuperando e pensando no que aconteceu no plot final!

Com uma carga emocional gigantesca a narrativa conta a história de uma família disfuncional, tendo em foco três irmão Nils, Pierre e Benjamin que se encontram já adultos, depois de anos sem se conectarem e acabam revivendo um grande trauma que despedaçou a família no passado. A obra se passa sob a perspectiva de Benjamin entre presente e muitos fragmentos de seu passado, o autor é brilhante e até genial em sua escrita, a forma que mostra partes da história alternando e divagando na mesma página, até no mesmo paragrafo de uma forma muito descontinua, da mesma forma que nossos pensamentos vão e vêm na mente, a história de Benjamim começa a se formar, tijolinho após tijolinho vamos construindo a obra e caminhando para um plot final de explodir a mente!

Sobreviventes descreve muitas cenas de negligência familiar, crianças que buscam afetividade, buscam conexão, em muitas partes achei a narrativa perturbadora, não existe nenhuma cena explicita de abuso, ou violência, mas a atmosfera é tão pesada, é guiada de uma forma tão peculiar que faz a leitura ser agoniante, até deprimente, é um prato cheio para teorias, e posso dizer com propriedade que errei absolutamente todas!

Drama, traumas, inseguranças, vários gatilhos de conteúdo sensível, uma névoa sombria que banha a casinha no campo da infância desses meninos, a busca constante por atenção, aprovação e amor, fragmentos de um passado que quando estava lendo me capturou e me prendeu do começo ao fim pela curiosidade, o que mais me chocou foi que apesar dos pais serem negligentes, omissos e por vezes até violentos, os filhos não largam essa família, mesmo depois de adultos quando já seguiram cada um os seus caminhos, eles voltam, sofrem, tentam recuperar as relações, e todos tem marcas psicológicas profundas, Sobreviventes mostra muito claramente como a mente humana é poderosa e muitas vezes enganosa, a obra apresenta esse drama familiar obscuro, com uma escrita que se afoga em suspense psicológico! Recomendadíssimo!

Paula Juliana

site: https://www.instagram.com/p/CpB-TCEMc2b/

Luana de Andrade | @lidosdaluana 20/02/2023

A leitura de Sobreviventes me surpreendeu muito, estava esperando algo totalmente diferente, esperava um suspense como todos os outros, mas a história vai muito além dos segredos guardados pela família.

Toda narrativa contém uma carga emocional muito forte, intercalado entre o passado e o presente. Os irmãos, Benjamin, Nills e Pierre compartilharam de uma infância difícil, sem uma segurança familiar. Benjamin parece ser o mais afetado com todos os traumas e com a morte de sua mãe muitos sentimentos escondidos virão à tona.

Fui totalmente fisgada pela leitura, cada capítulo me gerava mais interesse e curiosidade pela história!

Tathi (@Doidosporserieselivros) 15/02/2023

Olá queridos amigos leitores ! Essa semana chegou aqui em casa o lançamento do @grupoeditorialrecord e @veruseditora intitulado Sobreviventes do autor @alexschulman .
É claro que eu consumi ele em tempo recorde , e venho aqui hoje indicar ele para vocês.

Nessa trama conhecemos Benjamin, Pierre e Nils três irmãos com um passado conturbado que são obrigados a se encontrar novamente para espalhar as cinzas de sua mãe morta, mas os ressentimentos do passado, e confusões da mente jovem que ambos tiveram, fará com que assuntos enterrados sejam confrontados causando dor especialmente para Benjamin que foi o mais afetado dos três.

?????????

Alternando passado e presente o autor nos mostra o que os três meninos sofreram com uma mãe inconstante e um pai por vezes violento, que os forçavam a viver em busca constante de migalhas de amor.

É nítido como cada um dos filhos se fechou em sua própria concha, se defendendo como podiam em busca de sanidade mental.

O foco em Benjamin nos traz questionamentos sobre traumas, desassociação, bloqueios de memórias, carência afetiva, depressão e suicídio, violência doméstica na infância e como tudo isso deve ser confrontado em terapia.

O livro guarda uma revelação final , que confesso, me deixou arrepiada e que dá um sentido muito maior e mais profundo para as dores dos garotos do que se pensa a princípio.

Sobreviventes é uma das obras mais intensas que li nos últimos anos, com uma carga emocional tão grande que certamente entrou para minha lista pessoal de favoritos.

José Carlos 01/02/2023

Lento, mas muito bom!
Pela resenha da editora, esperava uma leitura rápida, mas não! A escrita do autor é muito boa, mas é lenta! O livro gira em torno de três irmãos, há tempos afastados, que se reencontram quando perdem a mãe! Intercalando capítulos entre passado e presente, o autor foca principalmente no irmão do meio, Benjamin, e desenrola fatos de antes e depois de um acontecimento na infância que abalou as estruturas da família! É um romance (não um thriller), com um final surpreendente! Gostei muito!
Gersonita0 03/03/2023minha estante
Amei sua resenha. Simples e objetiva. O final surpreendente ligam todos os fios do contextos. Realmente o escritor parece lento, mas é nessa lentidão dos fatos que ele nos amarra. Gosto de livros assim. Com bagagem emocional e que seja impactante. Afinal a alma humana é quase indescritível.

1 | 2 | 3 | 4