Lições de Poder

Lições de Poder Vinicius A. Miranda
Rafael Soares (O Bolseiro)

Resenhas - Lições de Poder - Cristianismo em O Senhor dos Anéis

Guilherme Dehon 08/06/2023

Lições de Poder: O Cristiano em O Senhor dos Anéis
Rafael Soares e Vinícius Miranda, capricharam nesta belíssima edição, tanto no visual como principalmente no conteúdo.

Além de muito interessante e envolnte, a relação apresada entre o Cristianismo e O Senhor dos Anéis é muito viva!

Capítulos curtos que ajuda muito no desenvolvimento da leitura, e apresentam temas extremamente intensos, como por exemplo os Valores Cristãos, Pecado, Cristo em, Perdão, Salvação...

Uma obra que não só faz um paralelo entre o Cristianismo e O Senhor dos Anéis, mas que impacta, confronta, ensina, exorta...

Algumas passagens são repetidas em dados momentos na obra, mas pelo que pude observar, é que encaixaram tanto em um contexto quanto no outro.

Acredito que mesmo quem nunca teve nenhum contato com as obras de Tolkien, não terá muita dificuldade para entender a proposta do livro, pelo contrário, será instigado a conhecê-la e comprovar tal relação.

Tive alguma dificuldade durante a leitura devido ao tipo de papel adotado, pois refletia muito a luz da lâmpada nas páginas.

Outra situação que causou um certo desconforto, foi o fato das páginas serem coloridas.

As que adotaram uma cor mais escura com a fonte preta, e em algumas claras com as fonte branca...

As notas de rodapé também causar bastante dificuldades por serem minúsculas.

Mas isso não tira todo o brilho e importância desta belíssima obra.

Altamente recomendável...
Hono 08/06/2023minha estante
Eu fico meio encabulado com esse tipo de obra, porque é diferente do C.S. Lewis que falava abertamente de Nárnia como uma alegoria ao Cristianismo, o Tolkien sempre foi averso a essa ideia. Aquela velha discussão entre as intenções do autor prevalecerem sobre a interpretação do leito ou vice-versa.

Guilherme Dehon 08/06/2023minha estante
Realmente, Lewis tem um relacionamento com o cristianismo sua diretriz, e nitida e propositalmente, passava isso em suas obras. Ou como uma fábula - As Crônicas de Nárnia, ou em uma ficção científica - como A Trilogia Cósmica... Já Tolkien, não necessariamente, preocupava em passar uma mensagem diretamente cristã em suas obras, mas pelo fato que ele era um homem de muito fé e um católico convicto, houve sim alguma influência, seja indiretas ou até direta, de sua crença, na criação de sua obra.

gutoail 10/03/2023

Não é apenas um livro sobre Cristianismo e Senhor dos Anéis
Minha jornada com este livro foi tanto na identificação com os escritores, quanto em mais uma vez me apaixonar pela saga e universo.

Me senti lendo um artigo, de tão completo sobre Tolkien, sua história com o cristianismo e também a reflexão das histórias dos personagens com as histórias bíblicas. Mas é claro, com uma linguagem que me pareceu ter sido escrita por um amigo.

Somou sem dúvida em minha comunhão e também com a minha reaproximação desse universo que gosto tanto desde a minha infância.

Atualmente estou lendo O Hobbit, como sugerido no livro e sim, a jornada está sendo muito valiosa.

Adendo sobre mim, o leitor: Este foi o segundo livro que eu consegui ler por completo. Antes disso era atrapalhado pelo TDA, que agora em tratamento, estou me descobrindo como leitor.

Matheus 02/06/2024

Lições de Poder
?Lições de Poder? é uma obra que oferece uma nova perspectiva sobre a famosa trilogia de J.R.R. Tolkien, explorando os profundos vínculos entre a narrativa épica e os ensinamentos cristãos. Escrito para os fãs de Tolkien que também possuem um interesse por teologia, o livro revela como a fé católica de Tolkien influenciou sua escrita e como diversos elementos de sua obra refletem princípios e valores cristãos. A análise começa com uma introdução à vida e às crenças pessoais de Tolkien, destacando como sua fé desempenhou um papel crucial na criação da Terra-média. O autor nos conduz por uma jornada detalhada, identificando temas, personagens e eventos que possuem paralelos com histórias e ensinamentos bíblicos. Por exemplo, Frodo, com sua missão de destruir o Anel, é comparado a uma figura cristológica, carregando um fardo pesado que simboliza o pecado, e mostrando como o sacrifício pessoal é necessário para a redenção. Os temas centrais da obra de Tolkien são explorados em profundidade. A luta entre o bem e o mal, representada pela batalha contra Sauron, é vista como uma metáfora para a batalha espiritual contra as forças das trevas. Os atos de coragem, lealdade e moralidade dos personagens principais refletem virtudes cristãs, enquanto o sacrifício de Frodo e a ressurreição simbólica de Gandalf são comparados a histórias de sacrifício e redenção encontradas na Bíblia. Além disso, o conceito de providência é uma presença constante na narrativa de Tolkien. A ideia de que os eventos da Terra-média são guiados por um propósito maior ressoa com a crença cristã na providência divina. Esta noção de que não há coincidências, mas sim um plano divino em ação, é explorada de maneira convincente pelo autor do livro. ?Lições de Poder" oferece uma leitura rica e inspiradora para aqueles que desejam aprofundar sua compreensão da obra de Tolkien. Ele não só enriquece a apreciação da trilogia, mas também provoca reflexões sobre a fé e a espiritualidade do leitor. Para qualquer pessoa que ame "O Senhor dos Anéis" e tenha interesse no cristianismo, esta obra é uma adição valiosa à sua biblioteca, proporcionando uma nova camada de significado à já complexa e encantadora Terra-média de J.R.R. Tolkien.

Ju_Brandao 24/02/2024

Uma perspectiva diferente da obra: "O Senhor dos Anéis"
A leitura dessa obra foi lenta e penserosa, demorei duas semanas para conclui-la, mas, isso não significa que o livro seja ruim, muito pelo contrário, foi uma experiência incrível.

Esse livro veio para agregar, já que, o autor do projeto, mostra como o Tolkien (autor da Saga Senhor dos Anéis), se inspirou na bíblia para criar os personagens, e toda a narrativa da saga. Essa obra é para deixa o leitor muito reflexivo, principalmente para quem é da igreja, e tem um carinho grande por Tolkien e a saga dos Senhor dos Anéis.

Esse livro foi uma ótima aquisição, e o melhor tudo, eu comprei ele com um valor muito acessível, quase de graça. Essa obra abriu os meus olhos, e depertou um desejo muito grande de ler todas as obras relacionadas a Senhor dos Anéis. Ademais, após a leitura ficou mais claro que Deus é, e sempre será, inspiração, símbolo de amor e o centro de todo o universo em que nós vivemos.

Nat 29/04/2023

Bom, a sinopse desse livro já diz o que se precisa saber sobre o tema. Tolkien era um católico fervoroso, isso qualquer fã sabe, e não são poucos os livros que abordam a questão da fé e sabedoria cristas em suas obras, mas essa foi a primeira vez que vi autores brasileiros falarem do assunto de forma tanto profunda quanto objetiva. A linguagem é leve, o livro se divide em capítulos pequenos que facilitam a leitura. Eu amei demais a diagramação do livro, as ilustrações e principalmente o capítulo sobre alegoria, que é algo que muito se discute sobre as obras de Tolkien (principalmente no que diz respeito ao Silmarillion, mas isso é conversa pra outra hora). De forma geral, esse livro foi uma boa surpresa.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com/2023/03/licoes-de-poder-vinicius-miranda-e.html

Daiane.Nascimento 12/03/2023

Maravilhoso
Lições de Poder -?Cristianismo em O Senhor dos Anéis

Mais uma obra deste universo incrível, todos os livros que falam de Tolkien e de seu universo fantástico a Terra Média, me tocam profundamente.

Este livro, além de ser de escritores brasileiros, tratam com doçura e amor temas importantíssimos, como amor, amizade, lealdade, bem como nosso orgulho, inveja e maldade. A principal lição para mim trata-se da questão do orgulho e humildade, já que Lúcifer tornou-se Lúcifer por seu orgulho.

Que eu seja parecida com Jesus; Humilde!

Parabéns pela obra, todos deveriam lê-la!

Hleyna_iung 23/05/2023

Cristianismo em O Senhor do Anéis
Me surpreendeu demais, não achei que iria gostar tanto da leitura como gostei (li ele facilmente em 3 dias). Diferente de Nárnia que tem sua simbologia bíblica Bem clara, O Senhor dos Anéis conseguiu por muito tempo se passar mais por um livro demoníaco do que por um livro cristão no mundo gospel kkkkkk, então foi muito legal através desse livro conseguir enxergar bem claramente diversos ensinamentos bíblicos que antes não eram tão visíveis pra mim. Os capítulos são super curtinho e dinâmicos, o que deixa a leitura leve e fluida, e a diagramação e ilustração não dá nem pra por em palavras, é lindíssimo.

Recomendo. Agora estou com muita vontade de ler os outros livros que compõem esse universo gigantesco e espetacular do Tolkien.

Miriane12 16/01/2024

Religião e Fantasia ?
Esta é uma obra que responde a grande dúvida que muitos cristãos tem a respeito da saga O Senhor dos Anéis: "Será mesmo que há lições bíblicas/cristãs enrustidas nessas páginas ou isso é apenas imaginação minha?". É impossível, se você é cristão, ler os livros de Tolkien e não fazer comparações as grandes lições bíblicas que encontramos na Palavra de Deus. O que muitos leitores não sabem é a intensa relação do autor J.R.R Tolkien com a fé cristã e, por consequência desta relação, Tolkien fez uso de vários símbolos e elementos do cristianismo no incrível universo criado por ele.

Realizei está leitura logo após ter feito uma maratona dos filmes e livros da série O Senhor dos Anéis; acredito que realizando esta leitura após a conclusão da saga pude me aprofundar mais nas lições que Tolkien deixou em seus livros.

Nesta obra aprenderemos sobre os valores cristãos, o mal/pecado bem como sobre a representação da Trindade feita através dos ofícios de Cristo como Profeta, Sacerdote e Rei realizadas por Gandalf, Frodo e Aragorn, respectivamente!

Elisangela Muniz 24/03/2024

Foi uma leitura muito boa.
Aprendi muito sobre a obra do Tolkien e também sobre o evangelho.
Sempre percebi algumas semelhanças entre os dois, mas ler a respeito com mais profundidade foi bem enriquecedor.