Teatro completo II

Teatro completo II Eurípides

Resenhas - Teatro completo II

voandocomlivros 19/03/2023

Quão atuais são nossos ancestrais! As peças de Eurípides podem trazer cada vez mais significados após muitas leituras e podem ser lidas mais de uma vez para atingir seus diferentes significados.

Eurípides nos faz focar no lado sombrio da vida humana, mas também nos arranca de nossa complacência com a bondade inata da humanidade. A tristeza que se sente ao ler suas peças é real e palpável. Ele também comenta sobre a injustiça dos costumes sociais de sua época; o status das mulheres e o orgulho dos homens atenienses. Eu amo a extravagância das figuras femininas em suas peças.

Vou deixar aqui um pouquinho das minhas impressões de cada peça que formam esse segundo volume.

Os Heraclidas - As personagens são desenhadas de forma limpa e oferecem fortes contrastes entre si. A introdução interpretativa do tradutor é muito útil, oferecendo um contexto vital para a compreensão do significado que um público grego antigo teria atribuído às falas e ações das vários personagens. A peça, encenada pela primeira vez durante a Guerra do Pelopeneso, pode ter levantado questões incômodas para os atenienses quanto à sua extensão, ao qual a guerra havia comprometido os valores atenienses de hospitalidade e conduta correta em relação aos oponentes. Adoraria ver essa peça encenada.

Hipólito - uma peça sobre emoções, características e sentimentos humanos. Além disso, trata-se de relacionamentos, o relacionamento entre as pessoas, entre homens e os deuses, e o relacionamento entre os próprios deuses. Os humanos estão sujeitos às regras, decisões e ordens dos deuses e não podem escapar de seus próprios destinos ditados. Uma bela peça sobre a compaixão e a condição humana. Seu coração se parte por todos aqueles humanos presos na teia dos deuses. Fedra e Hipólito sofrem de orgulho e negligenciam alguns deveres para com suas divindades. Teseu condena seu filho à morte injustamente e sofre uma dor imensurável.

Andrômaca - tendo como foco a vida de Andrômaca, anos após o saque de Troia, a morte brutal de seu marido Heitor e filho e, também, sua escravização. É doloroso acompanhar sua situação como escrava e amante do filho de Aquiles, Neoptólemo, e as ameaças que ela e seu filho enfrentam de sua esposa estéril Hermione e seu pai Menelau. A peça de alguma forma lança luz sobre a diferença entre modos de vida espartanos e troianos! As consequências adversas e a miséria que a guerra traz para as pessoas, os desafios e infortúnios que a vida pode trazer sobre os indivíduos, os potenciais impactos destrutivos do ciúme mórbido, perda de riqueza, status e autoridade, a importância de ter filhos, o papel dos deuses e sua intervenção na vida do homem, egoísmo cego, assassinato como forma de atingir objetivos pessoais, preconceito e ódio são apenas alguns dos temas trabalhados nessa peça. Eu amei em particular, ter conhecido um lado mais empático da Tétis, mãe de Aquiles.

Hécuba - é o símbolo da miséria. Uma tragédia maravilhosa, mas muito dolorosa. A peça é centrada na vida de Hécuba, esposa do rei Príamo de Troia, após o saque de Troia, ela foi levada para ser escrava dos gregos. Ganância, oportunismo e o poder da situação são alguns temas trabalhados. Aqui, observamos a transformação e desenvolvimento da vítima. A linguagem é poética e bela, e a tragédia sensibiliza por sua comoção e encanto.

Leiam os clássicos gregos!

site: https://www.voandocomlivros.com/post/teatro-completo-ii-do-eur%C3%ADpides-resenha