A Saga do Batman vol. 23

A Saga do Batman vol. 23 Alan Grant...

Resenhas - A Saga do Batman

Murillo Bertolini 04/06/2023

Metade interessante, metade mais ou menos
Esse volume da Saga do Batman inicia com o arco "Guerra das Sombras", continuação direta dos eventos da min-série Robin I publicada no volume 19 dessa coleção. Ao contrário da primeira edição, onde não havia gostado tanto da história, aqui me agradou bem mais. O clima de perigo e tensão em Gotham acerca da iminente guerra de gangues, bem como o desejo de vingança do Rei Cobra para com o menino prodígio fazendo diversas ameaças que atingem o Batman diretamente, fazem a primeira metade do encadernado valer a pena. Além de muita ação e desejo de vingança, o aparente abalo emocional que recai sobre o Batman sempre que se vê de alguma forma correndo risco com o Robin e o faz lembrar de Jason, também é abordado de maneira muito interessante aqui.

A seguir, temos um tie-in da saga Guerra dos Deuses, onde a dupla dinâmica vai atrás de Maxie Zeus, que possui um cálice de interesse de Diana. Por ser uma história desconectada, acaba sendo qualquer nota. No entanto, vale a pena ressaltar a arte de Breyfogle em cenas noturnas e chuvosas, bem como a sincronia e boa atuação de Batman e Robin no artista.

Por fim, duas tramas com o roteiro de Peter Milligan na revista Detective Comics. Milligan gosta de abordar temas sobrenaturais em suas histórias, tal qual mostrado anteriormente no volume 17, com "Cavaleiro das Trevas, Cidade das Trevas", e nessas duas edições não é diferente. No entanto, em ambas histórias, apesar do argumento de mistério ser interessante, percebe-se uma menor fluidez, fazendo com que por vezes as histórias se tornem confusas e até cansativas. Destaca-se porém as belíssimas capas de Michael Golden nas revistas.

Tal qual o último volume, esse apresenta uma qualidade inferior ao restante da coleção, mas pela primeira metade que muito me agradou, ainda segura 4 estrelas. Vamos ver como prossegue.