A Arte do Contentamento Piedoso

A Arte do Contentamento Piedoso Thomas Watson

Resenhas - A Arte do Contentamento Piedoso

Mayara945 22/04/2024

Aprendendo a ser grato
Baseado no texto de Filipenses 4:13-15, o autor aborda a importância do cristão aprender a estar contente em todas as situações. Para isso, ele aponta como o descontentamento esconde em sua raiz outros pecados, que nos levam a murmurar e não sermos gratos pelas bênçãos recebidas.
Gostei muito da primeira metade do livro. Depois, para mim, o livro ficou um tanto enfadonho e repetitivo. Mas trouxe ótimas reflexões a cerca da caminhada cristã.

AdriLittig 03/04/2024

A arte do contentamento Piedoso
Paulo em Filipenses 4 11-13 traz o famoso versículo: Tudo posso naquele que me fortalece, creio q muitos interpretam mais no sentido de glória do que no sentido de Cruz, digo isso pois neste livro o autor discorre em como Aprender a ser contente nas adversidades, como Paulo nos diz aprendi a viver contente em toda situação, tendo fartura ou fome. O Autor também discorre em como isso não é algo natural para nós e dependemos do ES para alcançar esta graça.
Boa leitura vale conferir ????

Camila 16/03/2024

Como fui edificada ao ler esse livro.
Que todo cristão possa ter a oportunidade de ler. Indico de olhos fechados.

LenSa 18/03/2024

Trechos do livro que me chamaram a atenção:

"Prefácio

?Não andeis ansiosos pela vossa vida? (Mateus 6: 25, ARA); é nesse sentido que um cristão deve cuidar para que não esteja ansioso. Considere que a palavra grega usada para ?ansiosos? aqui significa ?cortar o coração em pedaços?, uma preocupação que corta a alma. Somos convidados a ?entregar o nosso caminho ao Senhor? (Salmos 37: 5) e a palavra hebraica usada aqui significa ?lançar o nosso caminho sobre o Senhor?. Nosso trabalho é nos livrarmos da ansiedade e o trabalho de Deus é ter cuidado de nós (1 Pedro 5: 7).

Pela nossa preocupação excessiva, tiramos o trabalho de Deus das mãos dele.

A preocupação excessiva priva o nosso coração das melhores coisas e, geralmente, enquanto pensamos em como iremos viver, nos esquecemos de pensar em como iremos morrer. A preocupação é um câncer espiritual que destrói e devasta; por meio de nossa preocupação, nós podemos antes acrescentar um quilômetro à nossa aflição do que um centímetro ao nosso conforto.

3: O que o contentamento exclui?

A murmuração nada mais é do que a escória que brota de um coração descontente!

6A Natureza do Contentamento

O contentamento é um temperamento amável de espírito, pelo qual um cristão se comporta de modo equilibrado em todas as condições.

1. O contentamento é algo divino.

O contentamento é um excerto retirado da árvore da vida e plantado na alma pelo Espírito de Deus. Ele é um fruto que não cresce no jardim da erudição humana, mas possui uma origem celestial.

2. O contentamento é algo interno.

O contentamento tem tanto a sua fonte como a sua corrente na alma. O conforto que um homem satisfeito possui não surge de fora, mas de dentro.

2. A segunda razão que impõe o contentamento é a promessa de Deus.

Davi desejava que seu filho vivesse, por isso, ?chorou e jejuou por ele? (2 Samuel 12: 16), porém, se o menino tivesse vivido, ele teria sido um monumento perpétuo da vergonha dele.

O Deus sábio ordenou a nossa condição, ele sabe o que é melhor para nós e conforme isso teremos abundância ou passaremos necessidade.

8Como um Cristão Pode Tornar a suaVida Confortável |

Mesmo que um homem venha a possuir todos os confortos deste mundo, contudo, uma ou duas gotas de descontentamento amargarão e envenenarão tudo. O conforto depende do contentamento.

Não são os problemas que causam problemas, mas sim o descontentamento. Não é a aflição exterior que pode tornar triste a vida de um cristão; uma mente contente é capaz de navegar por cima das águas da tristeza, mas quando o descontentamento entra no coração, então este é perturbado e naufraga.

1. A excelência do contentamento.

Vocês que são murmuradores, são considerados por Deus como bruxas e como aqueles que invocam demônios. A murmuração é um pecado de primeira magnitude.

A murmuração é um pecado que desembainha a espada contra um povo, é um pecado devastador: ?Não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor? (1 Coríntios 10:10). A murmuração é um pecado que se alastra

4. Para aquele que é contente, nenhuma situação é ruim.

Paulo sabia como se portar em toda e qualquer situação, quer fosse a melhor ou a pior, neste sentido ele era um universalista. Ele aprendeu a viver contente em todo e qualquer situação. Se estava na prosperidade, sabia como estar agradecido. Se estava na adversidade, sabia ser paciente. Não ficava exaltado pela prosperidade e nem ficava abatido pela adversidade.

5. Aquele que está contente com a sua situação, não cometerá um pecado para se livrar de seus proble-mas.

É bom esperar pela salvação de Deus, e não buscarmos nos livrar dos problemas por nós mesmos, até que vejamos a estrela da providência de Deus nos apontando o caminho que devemos seguir!

1. Cresça na fé.

O efeito da fé é silenciar as nossas dúvidas, dispersar os nossos medos e acalmar o coração quando as paixões se agitam nele

10. Comparemos frequentemente a nossa situação.

Ele esteve contente por viver pobre e morrer amaldiçoado! Compare a sua condição com a dele e aprenda a se contentar!

15Consolo para o Cristão Contente

Quando a graça reina em nossos corações, é fácil para nós ficarmos contentes. Mas quando a graça está diminuindo e se depara com cruzes, tentações e agonias, então o coração se torna descontente.

2. O cristão contente não perderá nada.

Cristão, você está contente com um pouco? Você verá coisas maiores do que estas! Deus destilará as doces influências do amor dele em sua alma. Ele abençoará a sua peregrinação e, por fim, o coroará com um eterno deleite dele mesmo! Deus lhe dará o céu, onde você terá tanto contentamento quanto a sua alma possa desejar!"

Ana Paula Pinheiro 02/10/2023

Nos mínimos detalhes...
Para quem deseja compreender o que seja o contentamento cristão segundo o que o Pietismo promoveu, esse livro é fonte a ser buscada. Thomas Watson não apenas expõe o que seja, como recheia sua defesa com passagens bíblicas que provocam reflexões necessárias.
Recomendo!
É uma leitura densa, não tão fluida...

Márcia 03/03/2024

Um livro para reler todo ano
Você precisa ler este livro! Ensinamento puro sobre Contentamento, Paciência, Murmuração, Ansiedade... enfim... Eu me encantei com a escrita e com todo o planejamento do livro. Encantador, disciplinador e necessário para todo cristão iniciante e veterano na missão de conhecer mais a Cristo.

Láysa 03/04/2024

Leitura que me fez refletir muito, muita referência bíblia, porém, densa em algumas partes. Ótimo livro!

Natii.ms 09/05/2024

O livro é bom demais, sou obrigada a favoritar
Ainda não havia pensado sobre isso, mas é verdade, quando nos preocupamos demais nós desonramos muito a Deus, pois é como se a nossa mente pensasse que ele não se importa com as coisas aqui embaixo ou como se ele fosse como um homem que faz um relógio e depois o deixa funcionando sozinho. A preocupação excessiva priva o nosso coração das melhores coisas.
Nós precisamos aprender com o apóstolo de não apenas ouvir, mas aprender. Nós já ouvimos tantas coisas, mas e o que aprendemos?
Aprender sobre Cristo é ser feito como Cristo, é ter o caráter divino da sua santidade gravado em nossos corações, crer nele e ama-lo.
Um espírito gracioso é um espírito contente, ele exclui uma murmuração irritante, uma perturbação excessiva, um desânimo infantil. Traz equilíbrio em todas as situações. É um fruto que não cresce no jardim, mas tem origem no céu.