GAROTA GORDA

GAROTA GORDA Manuh

Resenhas - Garota gorda

Vini 01/09/2023

Tudo soa superficial demais
'Garota Gorda' é bem curta e pode ser uma boa escolha para uma leitura rápida. Eu gostei da escrita da Manuh Costa, mas o livro não funcionou para mim. A obra tem muitas subtramas mal exploradas e tudo soa superficial demais.

Insta, YouTube, Face, Pinterest, Spotify, Skoob, TikTok e Twitter: @estantedovini

site: https://www.estantedovini.com.br/post/garota-gorda-resenha

Tathi (@Doidosporserieselivros) 30/03/2024

Livro bom, mas o romance nao me pegou
Olá queridos amigos leitores! O que estão lendo nesse feriadão? Por aqui finalizei a leitura de Garota Gorda, de @manuhcostaoff , um livro que fala de gordofobia, mães narcisistas e o preconceito contra pessoas com síndrome de Down.

Nesse livro conhecemos Djamillah, uma garota gorda que após os traumas de uma mãe narcisista que constantemente a insultava e repudiava por ela ser gorda , decidiu viver sozinha e se afastar.
Alguns anos se passam, e sua irmã a favorita de sua mãe, e filha perfeita acaba falecendo deixando filhos gêmeos de 5 anos (uma menina e um menino) aos cuidados do pai extremamente rico.
Seus pais, e o cunhado resolvem que ela deve conhecer as crianças, e pagam uma passagem para que ela venha passar o natal com eles.
O amor entre tia e sobrinhos é instantâneo, e o carinho pela irmã de seu cunhado Arthur que é portadora de síndrome de Down vem fácil para ela.
Porém, ela terá que lidar novamente com sua mãe, seus insultos e maus tratos, que voltam a acabar com seu psicológico.

?? ?Acho que as pessoas nunca pensam que um corpo gordo é muito bem capaz de se divertir, dançar, usar roupas leves ??

Garota Gorda é um livro intenso! Principalmente para aqueles que tiveram uma mãe tóxica e gordofóbica em suas vidas.
Os relatos da protagonista doem, e é impossível para quem já passou por situações semelhantes não se identificar.

A personagem que traz a trama questionamentos sobre Síndrome de Down nos mostra como é possível a inclusão mesmo que algumas pessoas nunca entendam realmente a importância.

Minha única ressalva sobre o livro é o romance que não me empolgou nem me convenceu.
Arthur teve muitas atitudes no mínimo estranhas que não foram , ao meu ver, tão redimidas assim, o que fez com que eles ficarem juntos me deixasse com uma sensação de coisa errada.
Outro ponto é que parece que não é mostrado que ele se sentiu atraído pela mocinha, só houve uma amizade que evoluiu para ficarem juntos.

Enfim, apesar disso recomendo a leitura, pois a autora teve sensibilidade ao falar de assuntos que precisam ser abordados e são tão doloridos para a maioria das pessoas.

@artdeliterar 07/01/2023

Resenha @artdeliterar
Estava checando as indicações da Amazon e me deparei com este lançamento fresquinho. E olha que já tem boas avaliações.

Então mergulhei na leitura e fiquei de boca aberta.

Djamilah (foi difícil aprender a ler mentalmente) é uma mulher madura (raro nas leituras). Ela é operadora de caixa e tem 38 anos. Venceu na vida, mas não foi fácil.

Daí ela recebe uma ligação da mãe, com que não tem contato há mais de dez anos, informando a morte da irmã e que ela precisa conhecer os sobrinhos. Até aqui tudo bem.

O problema é lidar com o passado mal resolvido. Um passado tóxico, cheio de maus-tratos familiares. Uma mãe narcisista e uma irmã que a odiava e sentia vergonha só pelo fato da Dj (foi mais fácil assim) ser uma mulher gorda.

Apenas por isso? Acredito que Mara era uma mulher vazia, mas me parece que no fim ela refletiu.

No meio disso tudo: um cunhado gostoso que aparentemente não tem camisa (mesmo nevando), gêmeos de cinco anos que se apaixonaram pela tia e uma jovenzinha com síndrome de Down que é uma fofura de pessoa.

A personagem aguentou foi muito. Saiu do Brasil e foi ajudar o cunhado nos EUA, foi humilhada pela mãe, viveu momentos confusos com o próprio cunhado e uma ligação estragou tudo!

Mas... É um romance, então... Tem final feliz. Pega pra ler e veja o que estou falando.

Lorrayne Almeida 11/01/2023

Amei o livro ??A história me prendeu de uma forma que não larguei enquanto não terminei.
Tão empolgada q nem vi quando acabou ,Vai ter continuação?

mary_raiodeletras 04/05/2023

Aproveitando as promoções da Amazon e conheci esse livro.
Djamilah não tinha contato com a sua família tóxica, até que recebe a notícia que a sua irmã morreu.
Ela acaba viajando para a casa do seu cunhado, com a finalidade de ajudar a cuidar dos seus sobrinhos.
Senti que faltou alguma coisa no final, sentimentos mais verdadeiros.

Jenny 08/01/2023

Um romance super gostoso de ler e a leitura flui super rápido!! Adoro a forma de escrever da autora!!

Camila 28/01/2023

O final foi muito acelerado, dava para ter sido escrito com um pouco mais de calma, principalmente se tratando da merda que o cara deu para ela.

Loren46 01/11/2023

Faltou
Tinha tudo tudo mesmo p ser um livro 5 estrelas. O desenvolvimento do livro foi ótimo teve bons personagens.
Mas o romance nao virou, sem quimica total... e p mim o boy se acomodou em seguir as instruções da esposa falecida em relação a cunhada e pelas crianças já amarem a Protagonista e ela saber cozinhar ja q ele e um morto de fome.

Em nenhum momento o boy demonstrou sentir atração pela protagonista.Houve amizade entre eles mas romance? Só rolou da parte dela achando ele alto e bonito.

A autora não usou o hot (oq gostei) mas tb um beijo só tb e sacanagem. E o beijo foi tipo beijou e disse acostume-se q depois vai vir mto mais de onde esse veio ?

Queria ver o boy c ciúmes da Protagonista, com o sentimento de posse. Ele desejando ela... e não aconteceu. Só parecia q o boy faria qqr coisa paras as crianças ficarem felizes.

Acho que a autora poderia acrescentar umas 200 páginas para dar uma boa finalização na estória.

Acho q o maior absurdo foi o boy americano MILIONARIO fazer planos para um puxadinho numa kitnet no meio da favela... se forçar mais faz nas calças....

Fernanda.Cavalheir 28/02/2023

Leitura super gostosa e bem rapidinha de ler.
Não gostei do Arthur, a forma como ele tratou a Djamilah dês do início, ele parecia um cara legal mas ao mesmo tempo tóxico. Eu achei o final muito corrido e sem graça, podia ter uma continuação...

Ana Clara 15/01/2024

Djamilah é uma mulher com uma história de vida sofrida. Saiu de casa muito cedo para fugir dos abusos da mãe e do ódio que sua irmã caçula, Mara, tinha dela. Com uma mãe narcisista e que a humilhava constantemente por ser gorda e uma irmã que não só a odiava como tinha vergonha dela, não era de se admirar que ela não tivesse mais contato com a família há anos.
Ela seguiu sua vida, conquistando tudo o que conseguiu com muito suor e luta, sem chances de conseguir fazer uma faculdade ou ao menos um curso técnico. Sua irmã Mara no entanto, sendo a preferida de sua mãe, não só cursou relações internacionais na faculdade como também conseguiu um emprego na ONU, se mudou para os EUA onde conheceu Arthur Graham, seu marido lindo e milionário, se casaram e tiveram dois filhos. A vida perfeita que Djamilah nunca teria.
A maior surpresa é quando Djamilah descobre que sua irmã faleceu por meio de uma ligação de sua mãe (o que também é surpreendente pra caramba), que pede que ela viaje para os EUA para ajudar a cuidar dos sobrinhos, que não estão sabendo enfrentar a perda da mãe.
Mesmo ressabiada, ela viaja e encontra pela primeira vez seu cunhado, e a partir daí as coisas se desenvolvem.
É um livro razoável, mas com certeza poderia ser mais desenvolvido. Acho que se fosse maior, as coisas poderiam ter acontecido mais lentamente e teria mais sentido.
Achei incrível como a Djamilah (e por Deus que nome difícil) é empoderada e dona de si depois de tudo o que sofreu na mão da mãe. A mãe dela é insuportável e mesquinha e me incomodou como no livro inteiro ela faz o inferno na vida da filha e não tem ninguém pra botar ela no lugar dela. O pai dela é um pamonha também.
Ainda dividida entre gostar ou não do Arthur. Não foi um personagem que me cativou e na maioria do tempo ele é um babaca, com justificativas são superficiais pras atitudes que me irritei.
Não engoli o final, toda a humilhação pra Djamilah aceitar facilmente e eles ficarem juntos depois da desculpa mais fuleira do mundo que ele deu pra ter falado todas aquelas coisas.
Como eu falei é um livro razoável e espero que o próximo da série seja melhor. E pelo amor de Deus, alguém faça uma revisão urgente porque está cheio de erros gramaticais que afetam a coesão das frases.