Pânico Lauren Oliver

Resenhas - Pânico

Karina 03/06/2021

Resenha | Pânico – Lauren Oliver
Em uma cidade pequena chamada Carp, sem muitas condições de crescimento, oportunidade e qualidade de vida, um jogo nomeado Pânico é conhecido entre os recém-formados do ensino médio como uma chance de ganhar dinheiro e sair da cidade para um futuro melhor. O jogo possui dois juízes ocultos que elaboram os desafios e consiste em etapas perigosas e ilegais, que já terminaram em mortes e acidentes graves.

O livro tem narrativa alternada entre Heather e Dodge, dois dos participantes, motivados por desejos diferentes, mas com igual determinação para vencer o jogo e ganhar o prêmio de mais de 50 mil dólares. Enquanto Dodge busca vingança, Heather aprende ao longo dos desafios a lidar com suas inseguranças, adquirindo um motivo significativo para continuar até o final.

A princípio, o enrendo do personagem de Dodge prendeu mais a minha atenção do que de Heather, porque ele não tem medo do jogo, se preparou para o desafio e decide participar movido pelo amor por sua irmã Dayna, devido a consequências de outra época. Já Heather decide entrar no jogo para mostrar ao ex-namorado Matt, que ela é capaz de se arriscar e ganhar, o que não é um motivo tão forte comparado ao de Dodge, mas a medida que as páginas avançam, ela amadurece e percebe que precisa encontrar sua verdade, se autoconhecer, com razões e decisões significativas que podem mudar sua vida.

Algo que achei bem cansativo na leitura, foi o enrendo da personagem Nat. A jovem também participa do Pânico, ela é melhor amiga da Heather e acaba tendo uma ligação com Dodge (ligação essa que não consegui encontrar motivos para Dodge ficar tão encantando por ela), sem falar que Nat é meio superficial e conveniente em alguns momentos, sendo algo irritante de ler.

Entretanto, o personagem de Bishop é uma boa surpresa na narrativa. Ele também é um grande amigo de Heather, e está sempre com as meninas de algum modo durante os desafios. Seu jeito misterioso traz dúvidas, pois ele é superprotetor com suas amigas, e parece esconder algo. Além dos seus sentimentos por Heather, que se torna um ponto importante na história.

Enfim, o livro é bem descritivo, mas as cenas de ação dá equilíbrio a narrativa. As relações dos personagens são envolventes, os conflitos são intrigantes, com desafios impactantes que geram curiosidade, sendo difícil abandonar a leitura.
Geiziane 27/06/2021minha estante
Eu não gostei do livro prefiro a série,sem contar que tem muita diferença entre o livro e a série

Teté 07/07/2021minha estante
E o Ray?

Fabiana 25/03/2022minha estante
Não vi a série, vou me aventurar na leitura.
É no estilo de "Nerve"? "Nerve" eu não li, mas assisti e amei o filme

Paraíso dos Livros 03/06/2021

Resenha | Pânico – Lauren Oliver

Juh Saint 10/10/2020

GOSTEI MESMO SENDO SURPREENDIDA
Não esperava que o livro fosse do tipo "desenvolvimento de personagem jovem adulto" ou o que chamamos de "COMING OF AGE" pq é isso. O livro parece q focara mais no jogo feito pelos adolescentes estupidos e burgueses, na real foca mais na protagonista questionando aquilo e lidando com o crescimento.
Gostei dos personagens, eles são espertos e tomam atitude na marra mesmo. Da estória gostei da construção e apenas penso q a escrita podia ser mais intensa pro gênero. Acho q as pessoas vão se decepcionar por esperar uma coisa e terem outra, fica aqui meu aviso.......
gigio 26/05/2021minha estante
ai moça quero mt ler antes de estrear a série agora dia 28/05, vale a pena?

helesnar 11/06/2021

err.... nao
nao sei explicar mas nao gostei de nada kkkkkk de verdade nao consigo pensar em uma coisa que tenha sido boa e bem feita. acho que deve ser melhor em formato de série

e amava varios livros da lauren oliver quando era mais nova kkkk triste e querendo nunca mais reler com medo de odiar
Isabelle 11/06/2021minha estante
a série e bem mais legal que o livro!

Ana 11/06/2021minha estante
Agora que eu entendi essa capa

Vic 24/07/2021

Previsível
A premissa é muito boa, mas achei que o livro é muito previsível. Ao meu ver não tem plot twist pq tudo fica na cara. Além disso, senti falta de intensidade em umas cenas, principalmente a cena final da Heather no carro!!!!!!! Não mexeu comigo, e eu queria que tivesse mexido, eu queria que tivesse me feito chorar. Enfim, apesar de tudo gostei muito da ideia do livro e do jogo.

Rafa 31/01/2021

O Pânico começa como muitos coisas naquela cidadezinha claustrofóbica: era verão e não havia mais nada pra fazer... Heather jamais pensou em competir no Pânico. Mas, quando encontra algo e alguém por que lutar, descobre que é mais corajosa do que imaginava. Dodge nunca teve medo do Pânico. O segredo que ele guarda vai servir de estímulo. Mas ele não é o único com um segredo!!

A premissa de Pânico é muito interessante, mas o desenvolvimento da história nem tanto. A competição em si foi muito bem escrita. As provas realmente são bem desafiadoras (não teria coragem de fazer nenhuma delas!), criativas e de tirar o fôlego! Realmente nesse ponto a autora foi excelente!!

Mas achei que faltou profundidade na hora de de contar as histórias pessoais dos dois protagonistas. Eles tem histórias fortes e que poderiam ser mais exploradas. O que acabou deixando p livro meio sem graça.

No entanto, se você considerar que é um livro com uma pegada mais juvenil/adolescente, o problema citado acima é bem minimizado. Pânico tem todos os elementos que um livro a esse público precisa ter. Tem romance, tem drama, tem suspense e tem uma competição em que o último que sobrar, ganha! Enfim, se você tem um parente ou conhece alguém dessa faixa etária, Pânico é uma ótima pedida!!

Isa 11/01/2022

Pânico
A obra fala sobre uma garota em partes problemática, que vive em uma pequena cidade e anseia sair dela, com problemas com a mãe, e problemas de auto estima.
Nessa pequena cidade, todos os jovens que estão se formando no EM (Ensino Médio) tem a oportunidade de participar de uma série de desafios (jogos) O 'Pânico', o vencedor e finalista dos jogos recebe um prêmio em dinheiro, equivalente a 65 mil dólares, todos os jovens que participam do panico, tem segredos e motivos, e correm risco de vida ao jogar.
Agora vou falar minha opinião:
Foi um livro muito querido por mim, adorei a abordagem e a forma que me surpreendeu, porém não foi um livro tão marcante ou chocante, com momentos tão memoráveis, mas mesmo assim é uma ótima leitura, no inicio meio cansativa, mas com o tempo ela se torna extremamente viciante.

Rafael 13/10/2020

Até onde você iria para escapar da sua vida?
Lauren Oliver é minha autora preferida, por isso sempre esperei muito pelo lançamento desse livro no Brasil – ele foi anunciado na contracapa de "Desaparecidas", também lançado pela Verus, mas demorou anos até sair, de fato.

Gostei bastante de Dodge e Heather. O motivo que leva ele a entrar no Pânico é bem mais crível do que o dela, mas com o passar da história, Heather consegue motivos tão importantes quanto, o que fez Heather me conquistar mais – e me surpreender, já que acreditava que Dodge seria meu favorito. Natalie, por outro lado, me irritou bastante, principalmente no começo, por isso não me importei muito com ela; nem com Bishop.

Já sabia que a escrita de Lauren não seria tão poética quanto foi em Delírio e Antes Que Eu Vá, mas não fui um demérito, muito pelo contrário. Mesmo sem esse traço quase sempre presente em suas obras, as páginas voam pois ela nos envolve na história desde o início. Só queria ter visto mais do Pânico em si, pois os desafios são muito bons, mas uns acabam bem rápido, em especial o último – seu instante final, inclusive, foi uma das melhores cenas. Há, aliás, um conto que se passa antes desse livro e conta como o jogo surgiu, então fica a dica para quem também gostou dele.

"Pânico" foi uma ótima leitura, assim como todos os livros de Lauren que li até hoje. Agora estou ansioso para a série inspirada nele, que será lançada pelo Prime Video. Espero que seja tão bom quanto o livro e, principalmente, estenda mais o jogo, pois ele pode render muito, ainda mais visualmente. Quem já teve contato com outros livros da Lauren ou gostou de "Nerve" (filme ou livro), por exemplo, irá adorar esse também.

Fabiana 29/03/2022

Tá aí, gostei!
Bem diferente do que estou habituada a ler, os segredos e motivos de cada personagem são o que são o Q na história, um jogo nada saudável, um jogo que todos sabem que existe mas fingem ignorar.
Tragédias, brigas, amizades, encontros e desencontros, justiça e vingança, medo, insegurança, amor, ciúme, superação, aceitação e muita fé em que sempre pode haver algo melhor...
Um enredo bastante criativo com personagens que garantem um lugarzinho no coração, gostei bastante.

Keren.Silva 09/11/2021minha estante
A série é muito boa

cinnamon1 09/11/2021minha estante
Nem sabia que tinha livro agora me sinto na obrigação de ler ele

JJKAARON 09/11/2021minha estante
Karen, assisti o 1 ep e só nesse foi muito melhor que o livro, irei assistir o restante

JJKAARON 09/11/2021minha estante
Gabikkkkkk por sua conta e risco, a escrita da autora é boa, sabe, flui bastante, mas ce passa raiva demais

Ana Lemos 09/11/2021minha estante
Não li o livro, mas gostei muito da série... e acho que ela sofreu alterações no enredo de acordo com sua resenha. *Alerta spoiler* ::: na série por exemplo, ela entra no jogo porque a mãe gasta o dinheiro que ela tem guardado pra entrar na faculdade. Entre outras coisas.

JJKAARON 09/11/2021minha estante
sim, Ana, eu assisti o 1 ep e ela decide jogar por causa disso, e achei mil vezes melhor, adorei que fizeram essa alteração

Ley 09/08/2020

O começo foi um pouco confuso, mas depois tudo se encaixou
Um livro em que tenha thriller e young adult como gêneros é algo que não lembro de já ter lido. Mas então me deparei lendo Pânico, um livro que não me conquistou nas primeiras páginas, mas que depois de conhecer mais, eu já estava devorando.

Pânico, que também é o título da obra, é o nome de um jogo feito para os adolescentes que acabaram de terminar o colegial. O jogo foi criado para agitar a cidade onde vivem, já que se trata de um lugar pacato e sem muitas oportunidades.

Acontece que o jogo Pânico não é um simples jogo para se divertir. Ele é mortal e ao final dele, o ganhador pode levar uma bolada de dinheiro e mudar de vida. Essa é uma oportunidade tentadora em uma cidade onde a vida não é tão boa para alguns.

O livro é narrado alternadamente por Heather e Dogde. Eles são participantes do Pânico e tem objetivos distintos para participarem. A princípio não me afeiçoei a nenhum deles, mas na medida que os conhecia, vi o quanto o jogo, por mais mortal que fosse, seria algo importante para ambos.

No decorrer da história conhecemos outros personagens que são importantes. Desconfiei até mesmo dos protagonistas em determinados momentos, e há sempre uma tensão entre eles. O livro não nos mostra "heróis". Os personagens estão ali para vencer e nem sempre seus motivos são limpos.

Os adolescentes participantes pertencem a várias classes sociais, e a autora simula diversas situações em que eles se encontram vulneráveis e são sujeitos a circunstâncias traumatizantes. O jogo proporciona uma sensação aterrorizante, que dificulta os personagens de serem racionais.

Quem está lendo também pode se sentir assim, e foi como eu me senti. Foram várias sensações que experimentei durante a leitura, e pânico e apreensão eram as mais comuns. Me peguei pensando também sobre o jogo Pânico ser algo ilegal e não ver tantas autoridades ali naquele lugar. Tudo a respeito dele é obscuro, assim como criação, organização etc.

É brutal acompanhar as consequências do jogo, ver que ele pode se oportunidade para alguns e também a perdição. No livro podemos encontrar romance, drama e thriller. Essa mistura dá uma intensidade a trama que gostei mais do que imaginava. O livro é relativamente curto e pela urgência que encontramos nas páginas, pode ser lido rapidamente.

O conteúdo pode ser considerado pesado em alguns trechos, e até mesmo me senti desconfortável lendo mesmo sabendo fazer parte da trama. Contudo, é importante destacar esse ponto para que esse elemento da história não seja algo que lhe seja prejudicial durante a leitura.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/07/resenha-panico.html

Mih 16/12/2021

por incrível que pareça, a série é melhor
quando assisti a série nem sabia que era uma adaptação de livro, mas pesquisando mais depois de assistir, descobri que havia o livro e confesso que fiquei empolgada para ler e estava até com altas expectativas.

mas, minha gente, o livro não é bom não.
na minha experiência de leitura, foi tudo arrastado, a escritora prolongava coisas demais para a história, a falta de diálogo entre os personagens é extremamente cansativo.
quando se tem algum problema, magicamente, aparece uma solução.

por isso, entre o livro e a série, eu escolho a série, por mais que não esteja 100% coerente com o livro, está melhor.

Nina 05/07/2020

Ok
Como já tinha lido outros livros de Lauren Oliver e amado, peguei esse livro com expectativas muito altas. O livro não é ruim, tem uma boa mistura de adrenalina com romance, mas também não é uma leitura inesquecível, é só ok.
Carol 06/07/2020minha estante
É uma série?

Nina 13/07/2020minha estante
Não, o livro é único ?

SueSouza 20/08/2020minha estante
Eu concordo com você, e sinceramente eu achei lento a história,

m4duh 26/06/2021

Pânico
Pânico tem uma premissa muito boa, mas algumas partes me desagradaram. A leitura é boa, as narativas alternadas nos fazem entender melhor o que se passa duranta aquele período, a narrativa em 3° foi algo que me atrapalhou um pouco, demorei mais pra me conectar com os personagens e ter empatia por eles.

Por falar nos personagens, a raiva foi grande em algumas partes, conflitos que seriam resolvidos se uma das partes apenas sentasse e chamasse a outra pra conversar e ela escutasse. O livro é mais focado na relação entre os persoangens e os seus motivos do que no jogo em si, mesmo ele não ficando pra trás.

Acho que a história falhou um pouco ao tentar entregar o mistério de "quem que está por trás disso tudo", uma das pessoas (a única revelada) fica bem óbvia durante o decorrer da história.

Numa visão geral, tirando os momentos de raiva, o livro foi bom, o clima de cidade pequena e aquele leve suspense dos jogos foi legal, assim como alguns personagens.

Mariana 28/05/2021

A história acontece em uma cidadezinha pequena, em que todos os anos acontece um tipo de disputa, chamada Pânico. Este é um jogo em que os formandos do high school participam e é formado por desafios perigosos e até mesmo mortais. E o vencedor, é claro, recebe um super prêmio em dinheiro.

O começo o livro é de certa forma parado, mas a medida em que vamos conhecendo os personagens, seus mundos e suas relações entre si começa a ficar super empolgante. Os desafios vão ficando cada vez melhores e fica difícil parar de ler. Só acho que o final poderia ter sido mais trabalhado, mas no geral é um livro muito bom!