Como se fosse um monstro

Como se fosse um monstro Fabiane Guimarães

Resenhas - Como se fosse um monstro

kkkkkaren 11/03/2024

Um ótimo livro sobre as diversas visões da maternidade e como tendemos a romantizar determinadas situações referentes a gravidez que as vezes, na realidade, é diferente.

Paolla45 06/03/2024

Achei o livro incrível.
Tema importantíssimo de ser abordado.
Fiquei presa a narrativa do início ao fim.

eliabxanca 05/03/2024

Até que ponto as decisões que tomamos impactam profundamente nossa vida? Essa é a questão central explorada por Fabiane Guimarães ao desenhar o percurso de Damiana. O romance adentra o âmbito da liberdade de escolha feminina, das expectativas sociais e da intricada dinâmica da maternidade. Damiana compartilha sua vivência como uma das barrigas de aluguel mais ativas da década, revelando como a clandestina produção de bebês afetou profundamente seu corpo e existência. A jornada de Damiana, juntamente com as dores de Gabriela, ressoa de maneira incontestável, especialmente ao abordar a complexidade de não desejar a maternidade sem ser consumida pela culpa, e Fabiane aborda esses pontos de maneira notável. A narrativa expõe com sinceridade sua complexa relação com a maternidade, proporcionando uma perspectiva singular ao longo de toda a obra. Apesar da densidade do tema, a habilidade de escrita da autora torna a leitura fluida e sensível. Este livro merece todos os elogios e recomendações possíveis.

clairee 03/03/2024

Para fazer existir era preciso deixar de ser
"era uma barriga de aluguel. e todos os aluguéis eram temporários"

Nesse livro a autora goiana, Fabiane Guimarães nos remete a uma das diversas realidades a que são submetidas a população pobre do nosso país.
Na história uma jornalista argentina Gabriela, quer entrevistar Damiana uma ex- presidiária acusada de atuar como barriga de aluguel por um grande período de tempo há décadas atrás.
Damiana que advém de origem humilde, com a morte do pai se vê na obrigação de ajudar sua família agora sem provedor, com uma oportunidade de trabalho na cidade grande ela logo parte para Brasília, por grande influência de sua prima Rose. Neste emprego, Damiana é doméstica de um casal que está tentando sem sucesso ter filhos, até que uma proposta sorrateira surge a ela, em troca de uma exorbitante quantia de dinheiro a jovem é aliciada a engravidar servindo assim de barriga de aluguel para o casal.
Este será seu primeiro "trabalho" de muitos, numa trama envolvente e escandalizadora Fabiane escreve um fluxo temporal passado/presente, e acima de tudo uma história brutal, verdadeira e também belíssima!

xyzadrian 02/03/2024

Eu não tava preparado pra esse final...
leitura agradável, plot, mensagem simbólica, tudo de bom
uma história forte, real e brasileira

Tati Cordeiro 23/02/2024

Ficção ou Fato?
Eu adorei o livro! A escrita fluida, a temática tão impactante, a maneira com que a autora conduz os acontecimentos... enfim, o livro é tão bom que, ao finalizar a leitura, tudo me pareceu ser super verídico e que os personagens ali descritos, existem de fato!

leobalarin 19/02/2024

Uau
Foi a primeira história sobre a temática de barriga de aluguel que tive contato.?Damiana vive no interior de Goiás e na esperança de ter um oportunidade, acaba sendo indicada por sua prima para trabalhar como doméstica em Brasília e ali acaba conhecendo um casal um pouco excêntrico, pois nunca havia tido contato com pessoas tão diferentes dela e ali acaba recebendo uma proposta que poderia ajudar a transformar de forma financeira sua vida, gerar um filho para o casal, ela aceitou e partir dai começou a ter essa como sua profissão e seu sustento. ?Além desse tema central a autora coloca em pauta a desigualdade social, falta de oportunidades e pressão da sociedade entorno da maternidade. ?Conhecemos bastante sobre a história de Damiana, temos Gabriela que é uma jornalista que está entrevistando a personagem principal para fazer um livro sobre o tema, e ali vamos descobrindo várias vertentes dessa jornalista que foi criada por dois homens na Argentina e uma revelação que talvez seja meio óbvia fecha a história de forma bem interessante. ?Um livro que prende e faz a leitura mesmo abortando temas fortes ser bem leve. ?Recomendo muito.

Carolina1059 14/02/2024

O livro nos conta a história de Damiana, uma jovem do interior que se muda para Brasília na década de 1990, para trabalhar como doméstica na casa de um casal muito rico.
E o desenrolar da história é que Damiana se torna uma barriga de aluguel.
O livro aborda sobre maternidade, família, a escolha feminina, exploração e expectativa social.
Tem um plot twist duplo bem interessante.

Jessica.Laviere 09/02/2024

Um ótimo tema.
É uma história sobre barriga de aluguel e pobreza.
A personagem principal Damiana vive na pobreza limitada de tudo e recebe uma oportunidade de emprego que muda a sua vida, de doméstica ela vende a sua barriga para um casal que quer muito um filho, após esses eventos a vida dela tem vários desdobramentos.
O começo é muito interessante e te prende na leitura, mas do meio em diante a narrativa cai um pouco a qualidade e a sensação que tive é que a autoria poderia ter trabalhado mais umas questões que surgem no livro.
O Plot não foi uma surpresa pra mim, pesquei assim que a personagem surgiu.
É uma boa leitura, com um ótimo tema mas que poderia ter um desenvolvimento melhor no final.

Kleilson.Torquatto 08/02/2024

Um livro pra ser devorado de tão bom! ?
É um história de ficção mas que facilmente poderia ser uma história real, por se tratar de uma temática que acontece não muito visível para sociedade, mas acontece por de baixo dos panos, que é relacionada à venda de bebês e tráfico humano, além da questão da maternidade.

A história tem uma proposta interessante, uma escrita fácil, fluida e dinâmica, e a leitura me pegou demais. A autora é muito habilidosa e traz uma história com várias camadas, e é surpreendente o que ela faz em poucas paginas.

É uma leitura que foge do eixo Rio/ SP, pois acontece no Distrito Federal entre Goiás e Brasilia. A autora traz uma escrita muito direta e consegue penetrar muito bem nos assuntos, na construção dos diálogos e dos personagens. Uma coisa legal é que ela traz um cunho jornalístico a história, com partes que intercalam entre passado e presente.

É uma leitura potente e sensível, que me hipnotizou e me fez querer saber a todo momento o que iria acontecer em seguida. Traz um tipo de plot twist, mas eu achei bem previsível.

É um livro com uma temática interessante, que nós faz refletir e que vale muito a leitura.

Eu adorei essa leitura!! Fiquei curioso para ler o outro livro da autora, com certeza vai ficar no meu radar.

Martony.Demes 06/02/2024

Um livro impactante e reflexivo
Mais um forte livro de Fabiane. Ela sempre tem uma escrita simples, fluida, que impacta. Isso mantem o leitor curioso ao texto, mesmo com uma temática tão polêmica.

Ela não poupa o leitor que não vir preparado para a leitura. Damiana causa angústia e pena ao mesmo tempo. Ficamos com medo dos desdobramentos. E em paralelo ela solta temas delicados como suicídio, tráfico de crianças e outras violências!

O livro é excelente! Só vá preparado!

Marcus 30/01/2024

Livraço
De uma forma simples, sem ser simplória, a história de Damiana é contada por Gabriela. A primeira, protagonista de um escândalo sobre uma máfia de barriga de aluguel. A segunda, jornalista argentina.

Jejé 22/01/2024

Livro com uma ótima temática, porém daria para aprofundar mais os detalhes e deixá-lo mais pesado e sombrio.

Rogers.Silva 14/01/2024

Que história boa, porém triste!
Fabiane Guimarães é uma jovem autora que tem o talento dos grandes, para contar uma boa história.

É impressionante como esse livro suga a nossa atenção, nosso foco e nossos pensamentos, desde o primeiro parágrafo. Com uma narrativa direta, honesta e sincera, vamos direto ao ponto da vida das personagens, mas mergulhando na profundidade de suas dores.

Aqui temos a história de duas mulheres completamente diferentes, a primeira delas é Gabriela, uma jovem jornalista, ainda se recuperando de uma culpa involuntária por uma decisão que tomou, que usa a pesquisa para a escrita de um livro como um escape para si mesma, e essa pesquisa a leva a conhecer Damiana, uma mulher simples e sofrida que na juventude se viu mergulhada num esquema de barrigas de aluguel, que deram a ela a oportunidade de sair da pobreza, mas a altos custos para sua vida. A forma como essas duas mulheres irão se relacionar no decorrer do livro, com suas dores particulares, é comovente e surpreendente.

10/10