Quarentano

Quarentano Roque Valente
Roque Valente

Resenhas - Quarentano

Aelita Lear 24/05/2023

Muito criativo e inovador!
Fiquei boba com a qualidade dos contos deste livro! São muito legais, divertidos, criativos e inovadores, principalmente os de ficção científica como o de dormir. Aquele foi meu favorito, me senti no livro em diversos momentos e confesso que queria uma história mais longa hehhe. Os de fantasia também ficaram incríveis! Adorei a escrita do autor e espero que ele continue escrevendo muitos livros assim. Amei demais e recomendo a leitura!

Henrique Sanches 01/02/2023

Contos fascinantes!!!
Resenha #004

A quarta leitura do ano foi o livro de estréia do escritor brasileiro Roque Valente, do perfil @rook_valente
O livro é uma coleção de contos, alguns curtos, outros maiores, mas todos eles envolventes, e sua leitura foi uma grata surpresa pra mim e já explico já, depois da sinopse:

"Dez histórias, escritas antes, durante e depois da quarentena durante a qual o autor quarentou. Este livro faz parte da coletânea com 4 volumes. Nem todas as histórias estão conectadas, mas todas falam de conexão. Com o outro, com o mundo e consigo mesmo."

Foi uma surpresa por dois motivos. Este é o primeiro volume, ou seja, tem mais por ai...

O outro motivo, Roque tem uma escrita envolvente que consegue trazer uma experiência de imersão fora de série. Aconteceu comigo principalmente com os textos:
"Rocha e Cinzel", que é uma aventura com fantasia. Eu não sou muito fã de fantasia, mas sempre que posso eu leio e este conto ficou muito bom.
"Eu pequei", é a história da Fernanda e do padre Miguel, que é cheia de simbolismos e muito suspense, e se transformou no meu conto preferido.
Além de suspense e fantasia, o Roque escreve sobre outros gêneros, como no conto "Efeito Fefferman", que é ficção científica.
Por falar em gênero literário, percebo que o autor não se apegou em um só deles... a intenção não é se enquadrar em algum deles, mas sim, causar uma conexão.

Livro de estreia altamente recomendado. E vale lembrar que as ilustrações são da Letícia Valente.

#ficçãocientífica #scifi #scifibook

Roberta Pereira 06/11/2023

Dez contos independentes com diferentes formas de escrita, gêneros e temas. Nessa coletânea encontramos suspense, ficção científica, romance, mistério, sobrenatural...
Mas, no seu íntimo, todos falam sobre o mesmo tema. Creio eu, se entendi bem, falam sobre o se achar, pertencer, criar laços, se conectar com alguém.

Não vou dizer que gostei de todos os contos porque alguns eu fiquei totalmente perdida. Mas a maioria é sim, muito bom - Imagem, Barreira Linguística, É o vício, Alerta de Spoiler, Dormimos a domicílio, Carta na mesa. Porém, destaco como favorito o conto "Eu pequei", um ótimo ritmo de leitura e me prendeu muito. Achei zero defeitos nele!

Marcos Nandi 29/01/2024

Introdução: Esse livro faz parte de uma duologia e estava gratuito na loja da Amazon. Achei um livro irregular, com contos mal desenvolvidos e histórias enfadonhas. As ilustrações são simples e bonitas. Fiz uma resenha de cada conto sem spoiler e dei uma nota para cada um e depois fiz uma média.

1. Imagem: Esse conto podia ser maior. Talvez uma novela. Pois em forma de conto falta desenvolvimento, já que a premissa é interessante ainda que nada revolucionária. A história vai dar conta de desaparecimentos de pessoas. Sumiço mesmo. E com o sumiço destas, seus pertences também sumiram. Ou seja, apagados totalmente sua existência.
É interessante, mas falta profundidade (que até mesmo um conto precisaria ter). Queria saber mais do pastor/reverendo da história.
Nota: 2/5

2. Dormimos a domicílio: Esse conto não gostei nenhum pouco hahaha achei raso e confuso. O conto é uma entrevista de emprego num futuro pós-crise financeira (eu acho). E a vaga de emprego é algo como alugar seu corpo por hora. Você poderia alugar alguém pra dormir em seu lugar, acho que é isso. Ou ainda, você pode contratar alguém pra ir ao dentista em seu lugar, me lembrou muito o conto infantil "Uns pelos outros" da Ruth Rocha (que sempre achei genial). A ideia apesar de nada original não é ruim, porém não é bem executada. E os diálogos....misericórdia.
Nota: 0/5

3. Cartas na mesa: Os outros contos se passavam num futuro, mas este, parece que se passa no passado (estou lendo em 2024, e o relato da incompetência do palácio da Alvorada, me lembra, um certo governo aí). Nesse caos, estamos numa delegacia, em pleno carnaval, e uma senhora está procurando ajuda policial por causa de umas cartas misteriosas que anda recebendo. Junto a isso temos uma delegacia corrupta. Outro conto enfadonho e chato.
Nota: 0/5

4. Rocha e Cinzel: Um personagem desperta depois de alguém o transformar em estátua de âmbar. E precisa chegar até o mundo subterrâneo dos anões para fazer um negócio com eles. É mais um conto bem fraco. O autor definitivamente precisa lapidar os diálogos, é tudo muito primário.
Fiquei com algumas dúvidas. Achei a escrita bem confusa. Uma parte diz que o protagonista não é anão, mas ao em outra parte diz que é. Tem uma batalha do nada. Não explica o que ele foi fazer no mundo subterrâneo. Péssimo.
Nota: 0/5

5. Eu pequei: Agora temos um bom conto. A história poderia ser um romance e ser mais aprofundado já que o diálogo deixa o texto bem pobre. Mas é bem interessante. Temos uma médica chamada Fernanda, um padre chamado Miguel e vários crimes cometidos para chamar a atenção de Fernanda.
Nota:3/5

6. Alerta de spoiler: É um conto que vai de lugar nenhum, para outro qualquer. Não há grandes explicações. Bem raso. Os personagens estão presos, acredito ser por causa de crime, numa sociedade futura onde há censura na fala.
Nota: 1.5/5

7. Amor de mãe: Mais um texto com diálogos escritos por crianças, só pode: "ah, querido! ela só está cumprindo ordens". Esse é um texto bem curto que versa sobre um grupo de mães protegendo seus filhos de monstros. Por ser curto, vou dar uma nota melhor, já que ele é bem redondinho.
Nota: 1.5/5

8. Barreira linguística: Esse é um bom conto. Destoa dos demais. Não é pretensioso e não tenta inovar na fantasia. É quase ordinário demais (e gostei disso). Uma adolescente está interessada por seu colega de classe, mas como o título sugere, há uma barreira linguística entre eles (barreira que me pegou de surpresa, confesso).
Nota: 3/5

9. Efeito Fefferman: Esse me lembrou o conto "Dormimos a domicílio", talvez seja o mesmo universo. As pessoas são "robotizadas" e os diálogos, parece entre um um humano e um computador. É mais um conto que falta desenvolvimento, talvez se estivesse incluído no conto que já mencionei seria mais interessante. No meio do conto, a história muda de tom. Vai de tecnologia para fantasia. Parece um enxerto de duas histórias que nada tem a ver, para mim não funcionou.Horrível.
Nota:0/5

10. É o vício: É o melhor conto da coletânea, mas ainda assim nada incrível. É quase um relato de uma vida perdida. Uma história de um jovem que poderia ter sido, mas não foi. Seja por causa do alcoolismo do pai, seja por causa do cinismo das tias, seja por ser um fraco de espírito. Ou seja, por causa da maldita doença chamada vício (seja ele qual for).
Nota: 3.5/5

Média: 2/5 (arredondei).

Vinicius.Canabarro 01/02/2024

Intenso e maravilhoso!!!
"Quarentano - Volume I" é o primeiro livro da série do autor Roque Valente. O livro apresenta uma variedade de contos que exploram temas como fantasia, ficção científica, romance e mistério. Com narrativas criativas e surpreendentes, o livro proporciona uma viagem por diferentes cenários e universos, nos levando a histórias emocionantes e bem elaboradas. Aqui, Roque aborda temas como conexão, pertencimento e criação de laços, proporcionando reflexões profundas sobre a natureza humana. Adorei! "Quarentano" é uma obra que surpreende e encanta, deixando os leitores ansiosos pelos próximos volumes. Já sei que tem um volume 2. Espero que o autor escreva outros mais! Recomendo!