A Room of One

A Room of One's Own/Three Guineas Virginia Woolf

Resenhas - A Room of One's Own/Three Guineas

Celso Filho 26/01/2023

Um quarto (merecidamente) seu
Quando finalizei "Orgulho e Preconceito", fui chamado novamente à atenção para ler algo de "Vindication of the rights of women", de Mary Wollstonecraft e também "A room of one's own", de Virginia Woolf. Uma das primeiras edições que encontrei foi esse compilado com o também ensaio-novela "Three guineas", e decidi ler ambos.
O primeiro ensaio, que é extremamente conhecido, aborda basicamente o papel da mulher na arte (principalmente literatura, mas também dramaturgia, pintura, etc) e adentra nas limitações materiais e limitações restristas ao sexo feminino por conta de injustiças sociais. E esse ensaio, em dúvida, é espetacular. Muito além de um bom material histórica, Woolf nos faz ficar verdadeiramente engajados ao utilizar um sistema de quase ficção para abordar problemas reais e exemplificar o quão discrepante era a situação das mulheres em relação aos homens na produção de obras artísticas. Ao longo do texto vamos nos deparar com diversos momentos de impacto, o que talvez ajude a entender a maneira que ela conseguia capturar a atenção enquanto fazia suas palestras (o próprio ensaio surgiu com base nisso).
Já "Three Guineas" não me interessou tanto. Não é um material pobre, longe disso, mas após "A room of one's own" o meu interesse pelo assunto já tinha se esvaído, visto que não tinha o foco de estudar a fundo o assunto. Teria aproveitado melhor ter lido alguma edição apenas com o primeiro.