If An Egyptian Cannot Speak English

If An Egyptian Cannot Speak English Noor Naga

Resenhas - If An Egyptian Cannot Speak English

Pam 05/11/2023

Uma viagem pelo Egito e pelos preconceitos e relacionamentos humanos.
Um livro que eu sinto que não tenho palavras dignas pra descreve-lo. Eu lembrei muito de "O Quarto de Giovanni" enquanto eu o lia, e para a minha surpresa esse livro foi citado no final. Com certeza propositalmente, porque é uma referência clara. O começo desse livro é meio (?) (JURO Q NÃO SEI COMO DESCREVER) e eu quase o abandonei por isso, ainda bem que eu insisti!!!! Acompanhar "the American girl" e "the boy from Shobrakheit" foi uma das melhores experiências literárias que eu tive esse ano. Só o fato dos protagonistas sempre serem apresentados assim, sem nome e pelas suas nacionalidades, diz muito. É um livro sobre imigração, sobre revolução, sobre relacionamentos complicados e/ou abusivos (e exatamente esse e/ou é muito explorado no livro), sobre identidade cultural e LGBTQIA+, sobre vícios, e acho que, especialmente, sobre preconceitos. As colocações ácidas sobre a nossa atual sociedade que vive na hipocrisia e em meio a "cultura do cancelamento" me lembraram muito Yellowface, que é o meu livro favorito de 2023, então talvez por isso eu sempre estivesse fadada a gostar de "If an Egyptian Cannot Speak English".

Eu acho que o mais perto que eu havia chegado do Egito na literatura foi lendo "As Crônicas dos Kane" do Rick Riordan, ler aqui essa Cairo pelos olhos de um revolucionário que fez parte da Primavera Árabe desiludido com a vida e de uma imigrante descendente de egípcios retornando a terra de seus antepassados foi fascinante. "The American girl" e "the boy from Shobrakheit" devem ser uns dos personagens mais complexos que eu conheci esse ano, os choques culturais entre eles eram sempre tão perspicazes. Eu leria mais 300 páginas de histórias deles juntos ou separados.

Uma frase desse livro que o melhor descreve é: "I am outside of my context, confused about where the margins and the pressure points are".
Eduardo Rockwell 06/11/2023minha estante
Que venha para o Brasil o mais rápido possível ?

Pam 06/11/2023minha estante
Espero que tragam!! Mais pessoas precisam ter acesso a ele.

Andre Fiks 21/01/2023

Um livro de viagem, diferença e descolonização marcante para qualquer pessoa que quer ter contato com o outro.
Fantástico. Li numa sentada de 13 horas. Agarrou minha atenção do começo ao fim, e eu nem gosto de romance. A sinceridade com que a narradora expõe suas bobagens assim como as do mundo e as examina, questiona, perdoa e, ao mesmo tempo, valoriza e respeita. Fantástico. Todos deveriam ler
Vicky 22/01/2023minha estante
Aff, mas tá em inglês kkkkk
Brincadeira, fiquei curiosa

Andre Fiks 23/01/2023minha estante
Uai vc fala inglês. Vale a pena