Império da Dor

Império da Dor Patrick Radden Keefe

Resenhas - Império da dor

Vinder 22/08/2023

Livro excelente. Apesar de um pouco longo, a leitura flui facilmente. O jornalista, a partir de uma pesquisa e entrevista minuciosas, consegue explicar de forma didática e cronológica, como foi a ascensão e a queda de uma das mais poderosas famílias dos EUA (industria farmacêutica) - uma das responsáveis pela atual crise de opioides nos EUA. Vale muito.
Patricia1080 22/08/2023minha estante
Legal! Já vou adicionar à minha lista!

Vinder 24/08/2023minha estante
Vale muito!!

Michele 08/01/2024minha estante
Acabei de terminar!!! Que livro bom!! Dá até gosto de ler.

Paulo Henrique 29/06/2023

Como criar um cartel de drogas legalizado.
Histórias de sucesso atraem público, seja na leitura ou no cinema, afinal gostamos de ver quando alguém ascende socialmente através de seu esforço, mostrando que o sucesso é feito de muita determinação. Esse livro é sobre isso, uma família que começa com três irmãos e que vão ascendendo financeiramente, porém de uma maneira diferente.
Dotados de visão, principalmente o irmão mais velho, eles vão mudando a maneira como o mercado farmacêutico vai se relacionando com o seu público, passando a promover a venda de medicamentos através do incentivo, ou seja, recompensando o médico e farmácias a empurrarem o medicamento para seus clientes. Se necessário, pagando artigos técnicos para "incentivar" a prescrição dos medicamentos.
Enquanto faziam isso, os irmãos, vão se tornando proprietários ocultos de empresas, mas pedindo visibilidade o tempo todo quando faziam filantropia. Davam dinheiro, mas queriam uma sala com o seus nomes na entrada dos museus e universidades, mas não nas empresas que eram donos.
Essa maneira de gerir empresas vai passando de geração, até que eles fazem de uma pequena fabricante de laxante, uma fabricante de opióides (análgésico mais potentes que a morfina). Para provar que seus opióides não viciavam eles pagam artigos técnicos e até mesmo recebem ajuda da FDA. Isso mesmo, todo mundo tem seu preço, até os aprovadores da FDA.
Com um misto de vale tudo, falta de consciência, munidos de pricípios de lutar contra algo que incomodava a humanidade (a dor física), vaidade e ganância sem limites, você chega a um império de dar inveja aos cartéis mexicanos e colombianos de droga, afinal você vende um similar da heroína com autorização da FDA e promove desenfreadamente a venda dele sem que ninguém te incomode, e quando incomodar, você faz uso de seus bilhões, dos melhores advogados, políticos e lobistas que puder.
Uma leitura que vicia e que justfica os prêmios que recebeu.

Laura 18/08/2023

Império da Dor - e do dinheiro
Leitura não-ficção excelente! Inicia contando a origem da poderosa família Sackler (que viria a ser dona da farmacêutica Purdue), com uma descrição muito interessante sobre o caminho do patriarca da família até a riqueza e poder e seu legado para os demais familiares. Na segunda e terceira parte, o livro explora como o marketing, as conexões políticas, a corrupção e a imoralidade levaram a Oxicodona (medicamento produzido pela Purdue) a ser a protagonista da epidemia de adictos a opióides nos EUA. O foco do livro é justamente a responsabilidade da família Sackler e da Purdue na "crise de opióides", então o autor não comenta muito sobre outras empresas nem sobre outros fatores associados a esta crise.
Marina 18/08/2023minha estante
Resenha muito boa! ? chocada com a história e com vontade de ler mais!

Cinthia 25/08/2023

A ganância da indústria farmacêutica.
Esse livro descreve com detalhes sobre as três gerações da família Sackler e seu envolvimento íntimo com a crise de opióides que devastou os EUAs. Como o poder e o dinheiro compraram concessões da FDA que permitiram a venda e a propaganda enganosa do Oxycontin. Uma indústria corrupta que lucrou bilhões de dólares com um potente opióide e destruiu inúmeras famílias por todo o mundo, pois garantiam que era um remédio seguro que raramente causava dependência.

Larissa.Ramos 21/08/2023

É um livro bem denso com várias informações organizada de uma forma que vc passa a entender pq conseguiram fazer esse império ,uma família visionária pouco empática

Vanessa.Coimbra 05/12/2023

Este é um livro de não-ficção que conta a história de uma das famílias dos EUA e de um dos medicamentos mais viciantes já criados e a manipulação do sistema pela família Sackler é sua empresa Purdue para continuar não só vendendo a droga, mas também não arcar com suas escolhas. A escrita é incrível e fluida.

Caio328 18/09/2023

Cartel Americano
O combate as drogas nos Estados Unidos é sempre visto como uma questão de contrabando através das fronteiras, principalmente do México. Temos a ideia de que o vício tem origem nas drogas ilegais da Colômbia.
A verdade é que a indústria farmacêutica comercializa drogas com efeito viciante desde a década de 60.
A história de uma das famílias mais ricas de Nova York é revelada nesse livro mostrando como através das décadas eles utilizaram do poder do dinheiro para corromper todo o sistema de saúde e políticos americano em nome de lucros astronômicos com a venda de.opiodes.
Agindo nas sombras sob o manto da filantropia essa dinastia de três gerações foi responsável diretamente por uma epidemia que atingiu todos os estados americanos e matou milhares em nome de vendas cada vez maiores de um remédio que sabiam que era utilizado como alívio as dores da alma em uma fuga da realidade.
Merecemos conhecer essa história que ainda não acabou, pois estão impunes e com bilhões nos bolsos. No final o bandido não morre e sim os que acreditam no que ele diz através de uma indústria de marketing de remédios construída sob mentiras.
Cuidado com o que você lê na bula, pode ser propaganda.

brenobebeto 23/12/2023

A crise do capital e a pandemia de opioides
Esse livro é uma aula! Acima de tudo, é uma obra transformadora e informativa sobre a pandemia de opiodes que assola os USA, as barbáries do capitalismo, suas ferramentas de propaganda e marketing e, principalmente, até que ponto uma diminuta parcela da população é capaz de fazer para lucrar.
Fiz uma resenha do livro no meu podcast, Teimosia literária: https://anchor.fm/brenobebeto/episodes/Imprio-da-dor-A-ascenso-e-queda-de-uma-das-mais-poderosas-famlias-americanas-e-seu-criminoso-imprio-farmacutico-de-Patrick-Radden-Keefe-e2dirvf

psam 01/11/2023

Epidemia da dor
O livro é muito bom, principalmente para quem tem alguma familiaridade com a indústria farmacêutica. Ele mostra a ascensão da família Sackler que construiu um império bilionário a partir de um analgésico a base de opioide para dor crônica e que deveria ser indicado somente para pacientes em estado muito grave de saúde. O livro está estruturado em três grandes partes: 1) a primeira geração dos Sackler e seu desenvolvimento na indústria farmacêutica; 2) a segunda geração e o lançamento do produto que os fez bilionários; 3) impactos sociais, processos judiciários e início da queda do império.

O livro serviu de base para uma minissérie homônima na Netflix. Porém a leitura prévia do livro é recomendada pois a série foca de forma caricata e superficial a segunda parte do livro fazendo com que o expectador perca muito do contexto global da obra.