O mal que nos habita

O mal que nos habita Gwen Adshead...

Resenhas - O mal que nos habita

C. Aguiar 12/08/2023

Gwen é uma psiquiatra e psicoterapeuta forense e acumula mais de três décadas de experiência em hospitais de custódia e presídios. Nesse livro iremos acompanhar atendimentos voltados para a reabilitação de criminosos que cometeram crimes que vão além da nossa compreensão, vemos uma profissional fazendo atendimentos sem julgamentos e ao longo da leitura a psiquiatra vai descrevendo vários casos.

Quando se pensa em reabilitação geralmente não se pensa em criminosos que cometeram atos terríveis, atos monstruosos que faria qualquer um vomitar, pois não conseguimos imaginar essas pessoas inseridas novamente em sociedade! Então nesse livro as autoras tentam desmistificar várias coisas e mostram que muitas vezes essas pessoas que cometeram crimes também passaram por traumas, mas óbvio que nada justifica a violência que fizeram.

Gostei muito da leitura, a autora narra seu trabalho de forma tranquila e bem explicada. Por muitas vezes me vi em choque com o conteúdo das histórias, que acompanha desde abuso infantil até assassinatos brutais. Gwen trata seus pacientes como seres humanos apesar das atrocidades que cometeram e ficamos com a reflexão de que: se a saúde mental fosse devidamente tratada, será que esse tipo de atrocidade diminuiria?

Esse é um tema muito importante para ser debatido, afinal todos merecem ajuda/atendimento médico, principalmente devido à complexidade da mente humana. Foi uma leitura bem fluída e envolvente mesmo com os temas pesados, é de fácil entendimento e levanta ótimas reflexões a medida que vamos lendo.
Talvez seja uma leitura difícil para algumas pessoas, mas é algo bem interessante e envolvente, se você se interessa por esse tipo de leitura (apesar do conteúdo pesado), com certeza vai gostar dessa!!

Dani 30/09/2023

Histórias que nos fazem lembrar que as pessoas que cometem crimes são pessoas: com sentimentos, dificuldade de falar aobre o que fizeram, e que precisam passar por um processo para entender o motivo de seus crimes. Interessante

Jonathan Vicente 17/06/2023

Mágico!!
Essa foi uma das leituras mais prazerosas do ano, particularmente posso dizer que todo o contexto apresentado pela autoras vai de encontro com toda a abordagem do trabalho proposto.

Recomendo para quem gosta de psiquiatria forense como uma porta de entrada para leituras do estilo.