A Fronteira

A Fronteira Erika Fatland

Resenhas - A fronteira

Marina 13/07/2023

Eu já havia lido o Sovietistão, da mesma autora, então tinha certeza que ia gostar desse. Além disso, tenho muita curiosidade sobre a Rússia e adorei a premissa de falar sobre um país sob o ponto de vista apenas de seus vizinhos.

O livro cobre 14 países e é bem denso, tem bastante informação histórica para ajudar a entender o contexto das entrevistas e a situação das fronteiras. Mas é muito interessante, eu aprendi demais e realmente não deve ser fácil ter um vizinho tão grande e autoritário como a Rússia. De todos os países que fazem fronteira, somente a Noruega nunca foi invadida pelos russos.

Dá para entender o rancor e o medo que muitas pessoas desses países sentem em relação à Rússia, considerando o histórico de invasões, guerras, genocídios e deslocamentos forçados de uma etnia ou nacionalidade, o que aconteceu diversas vezes ao longo dos séculos. Infelizmente podemos ver que essas atitudes não ficaram no passado e continuam acontecendo, vide a guerra na Ucrânia.

"O maior país do mundo sofre de baixa autoestima; sua economia está em declínio e sua população está minguando. Sua necessidade de se autoafirmar nunca foi tão grande."
GIPA_RJ 28/11/2023minha estante
Perfeita resenha. Acabei de comprar o livro , e estou muito curioso em lê-lo. Ja acompanho a geopolítica eurasiana ha uns 15 anos desde que empreendi algumas viagens à região , e posso dizer que ja era bem profetizada esta invasão à Ucrânia em todos os livros que li.
A tão temida "esfera de influência russa" , mantendo seus ex-satélites soviéticos em sua órbita.

ana.alfaya 04/02/2024

Um diário de viagem, ou algo mais
Esse livro é incrível. Começa com descrições geográficas, históricas, e um diário de viagem, que embora muito interessante é às vezes um pouco maçante caso você queira ler muitas páginas por dia. Mas os capítulos são curtos, então é fácil manter essa medida.
Fosse só isso, já seria um achado.
Mas depois de certo tempo me dei conta de que o livro é sobre os encontros entre a autora e todas as pessoas e lugares que ela conheceu ou revisitou. E a enormidade da jornada que ela foi vai ficando clara, e surpreendentemente muito emocionante, mesmo sem arroubos sentimentais e mantendo a objetividade nórdica.
A Rússia ou o que se pensa dela, e como ela se construiu.
As pessoas que viveram e/ou vivem com a Rússia mais ou menos perto.
As histórias. Inúmeras histórias. Algumas previsíveis, outras inacreditáveis, muitas tristes, muitas lindas, e, com o perdão da obviedade, todas humanas. Acho que a sequência delas é que vai trazendo a dimensão da nossa história e da enormidade do mundo pra além do nosso quintal.
Um compilado de história e política e um breve olhar sobre dezenas, ou mais, de vidas. Um relato do que a autora viveu com total entrega por quase um ano nesse projeto. Tudo arrumadinho e descrito sem exageros.
Engraçado, mas no fim me emocionou mais do que muito livro de ficção.
Recomendo.