Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior




Resenhas - Salvar o Fogo


390 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Beatriz343 29/01/2024

Salvar o fogo
Gostei muito do livro, a escrita foi no mesmo estilo de torto arado, e é uma forma de montar a história que me agrada muito.
A ancestralidade preta e indígena está presente ao longo do livro e sempre de forma forte e potente. Ele escreve sobre mulheres de uma forma tão bonita que as vezes até esqueço que o autor é homem rs.
Algumas coisas do final não me agradaram tanto, mas nada que tire a qualidade do livro como um todo.
Vale muito a pena a leitura, recomendo demais!
comentários(0)comente



Aline Salmon 29/01/2024

Poesia tocante
Depois do sucesso de Torto Arado, nao deve ser nada fácil lançar um segundo livro. Itamar conseguiu escrever uma história tão ou mais incrível que seu romance de estreia. A vida de Luzia e sua família é contada de uma forma tão poética, profunda e emocionante que a gente entra rio Paraguaçu adentro para tentar salvar todos de Tapera. Senti falta de um final mais amarradinho.
comentários(0)comente



Dayane.Farinacio 28/01/2024

Agora sim me conectei!
Quando li Torto Arado, sabia estar diante de um livro muito foda, mas não conseguia me conectar de um jeito que me pegasse mesmo. Talvez tivesse ido pra leitura com muita expectativa, sem saber exatamente o que deveria buscar. Mas todo o sucesso do Itamar não podia ser coincidência né? Até porque, autor nacional muitas vezes não encontra espaço, muito menos um espaço de tanto reconhecimento. Aí tentei de novo e agora consegui! Salvar o fogo é um livro muuuito dolorido (com muitos gatilhos, inclusive), mas muuuito bem escrito, profundo, enfim, bom demais.
comentários(0)comente



Taiiinara 28/01/2024

Sobre a força das mulheres e o poder dos laços familiares
Comei o livro sem ter lido nada sobre, apenas confiando que seria tão bom quanto Torto Arado. E realmente não me decepcionou, a leitura é leve e a história prende. Era exatamente o tipo de livro nacional que eu precisava, não achei difícil de compreender como vi em muitas resenhas e nem confuso. Apesar de recomendar que seja lido em ambiente silencioso e com tempo para reflexão.
comentários(0)comente



snufkncore 28/01/2024

Te amo itamar vieira junior
Ele nunca falha !!!! mais uma obra de arte.
sou muito grata por itamar vieira junior ser o futuro da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Ana Val 28/01/2024

O que o Itamar consegue escrever de maneira muito genuína, sob o ponto de vista de uma mulher tão complexa, é realmente de impressionar. O livro é rico em história e em bagagem, reúne discussões históricas e contemporâneas, e consegue cativar a empatia e a curiosidade do leitor em relação a família e a vida na Tapera. Um retrato da realidade de milhares de nordestinos, que nem sempre aparece na literatura com as devidas atenções. As pitadas de realismo fantástico dão um toque especial, principalmente no capítulo final. É muito satisfatório ter um livro nacional desse nível de qualidade nos holofotes, com reconhecimento mais que merecido ao autor.
comentários(0)comente



Mariana.Prado 27/01/2024

Trecho do livro
"Como será que seus avós tinham chegado àquele lote? Herdaram dos antepassados? Foi benesse da carola abastada, que depois doou tudo à Igreja? Como saber, se a memória se apaga, se as pessoas se esquecem com a mesma urgência com que recordam ser preciso viver? Os que vieram antes, muito antes dos que aqui estavam, foram embora de que maneira? Jamais saberia a história dessa terra, dos seus, jamais poderia contar com o sentido de uma história antiga, remota, para justificar a vida presente. Luzia compreendia o hoje e um pouco mais além, mas não era capaz de avançar o suficiente para saber de que era feito seu espírito. Se sua história se resumia às lembranças de sua família, em seu sangue, mal sabia, corria um rio imemorial.? (p. 246)
comentários(0)comente



Thimsilva 27/01/2024

O Fogo a ser salvo
?Seu nome é coragem, e já não teme a morte?

Em Salvar o Fogo somos confrontados, assim como em Torto Arado, pela crueldade do mundo colonial em suas muitas faces e instrumentos de controle. O autor nos chama mais uma vez a refletir sobre apagamento cultural, violência sexual, violência de gênero, êxodo rural. O homem que vive na terra, vive da terra, trabalha a terra, mas não tem direito sobre ela.

Para além dessas reflexões mais óbvias e superficiais na história, me peguei pensando no título. Salvar o fogo é na verdade salvar a chama da sanha de viver, o fogo contido na ancestralidade, o fogo da esperança de ser feliz. Fogo que é tantas vezes sufocado e extinto da vida de quem é pobre, não branco, analfabeto, invisibilizado na sociedade por qualquer que seja o motivo.

Enfim, só não dei nota máxima porque a sequência da última parte do livro me pareceu levemente confusa, cronologicamente falando, embora não afete necessariamente o entendimento.
comentários(0)comente



Jis Rocha 27/01/2024

Oi queridos. Li este livro para um clube literário que participo e finalizei sem saber o que pensar. Muitas pessoas falaram que eu iria AMAR a leitura, mas não consegui adorar como os que me indicarem gostaram. O livro fala sobre muitas coisas importantes, e sei que tem muitas Luzias e família por aí infelizmente, mas pra mim foi uma leitura ok.
comentários(0)comente



souphiss 26/01/2024

O livro é extraordinário! simplesmente maravilhoso, gostei tanto quanto torto arado. todas as partes foram envolventes, e gostei muitíssimo da pitada de "realismo mágico" que essa história teve, bem colocado demais. a personagem da luzia é incrível, me apaixonei completamente na resiliência e força que ela apresentou na trama.

"Seu nome é coragem, e já não teme a morte."
comentários(0)comente



Gabriela Viana 25/01/2024

Um livro magnífico
Itamar triunfa mais uma vez, consolidando-se como um prodígio na literatura brasileira com este romance. Ao explorar o universo de "Salvar o fogo", ele entrega uma narrativa ainda mais envolvente, proporcionando uma experiência emocionante. Este livro é verdadeiramente magnífico, evidenciando o brilhantismo do autor.
comentários(0)comente



Luiza1100 25/01/2024

Personagem marcante
Adorei o livro, assim como torto arado a leitura é mto fluida. Gostei de ter uma personagem de torto arado nesse livro e já estou curiosa pra ler o terceiro livro.
Quanto ao salvar o fogo, a personagem Luzia me conquistou. Acabei fazendo uma comparação com O corcunda de notre dame. E como passa e passa geração e ainda somos preconceituosos com relação a nossa forma física, pensei muito nisso ao longo de livro. Quantas pessoas não se fecham e quantas pessoas quando ao soltar a raiva, não tem na verdade um bom motivo para isso ?! Gostei muito !
comentários(0)comente



Fellipe 25/01/2024

Itamar Vieira Jr, obrigado por mais uma obra magnífica. Salvar o fogo já nasceu clássico, tal como Torto Arado.
Angie - @livros_libras 25/01/2024minha estante
O doramar é fantástico também. Teve um conto que grifei a página inteira.




Maria Fernanda Greiner 24/01/2024

Superou todas as expectativas
Itamar Vieira Junior conta a história de uma família residente de Tapera do Paraguaçu, uma região localizada no interior da Bahia. A narração é dividida em partes, começamos pelo ponto de vista de Moisés, o caçula dessa família humilde que vive da terra – e do trabalho de Lavadeira da irmã, Luzia, no mosteiro da aldeia – cuidada pelo patriarca alcoólatra Mundinho.

A história apresenta com maestria a vida dessa família ao longo das décadas, os irmãos que fugiram para o mais longe de Tapera na primeira oportunidade que apareceu; os que nunca tiveram oportunidade e os que tiveram que criar sua oportunidade. Aqui também não se pode deixar de notar a grandiosa construção que Itamar concebeu no âmbito da família, com personagens ímpares e de tantas camadas quanto a história em si.

Acredito que a forma como o autor consegue misturar história, geografia, drama, realismo, fábula, e até mesmo um pouco de mistério seja um dos feitos mais marcantes da obra, a história é muito rica, tem muita cultura, muita crítica, e tudo é bem escrito, com uma fluidez admirável.

Quando li “Torto Arado” fiquei absolutamente maravilhada com a qualidade da obra, jamais poderia esperar que “Salvar o Fogo” poderia ser tão melhor, parece que Itamar está sempre se desafiando, com sucesso, a fazer melhor; e como fez.

Eu adoro começar o ano com um livro cinco estrelas, muito obrigada, Itamar.
comentários(0)comente



Isa Sales 23/01/2024

?Seu nome é coragem, e já não teme a morte.?
Em ?Salvar o Fogo?, Itamar escreve mais uma vez com muitos detalhes e regionalismos. A história apresenta a vida da família da Tapera de Paraguaçu, dando mais enfoque em Luzia e Moisés. Eu fui conquistada pela narrativa, e os capítulos curtos auxiliaram muito a progressão da leitura. Diversos temas são abordados, e é possível notar as críticas implícitas do autor na obra, que traz desde questões religiosas até coloniais.
A Luzia foi uma personagem muito bem construída e achei sua trama muito especial, amei tanto ela quanto suas interações com Moisés, Mariinha e Zazau. Foi muito bonito acompanhar uma verdadeira irmandade entre todos e a mudança das relações no decorrer da obra. Para mim, tudo se encaixou muito bem e no final tudo fez muito sentido, mostrando a habilidade do Itamar de contar uma boa história.
Xuneor 23/01/2024minha estante
quero ler demaiss




390 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR