Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior




Resenhas - Salvar o Fogo


397 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


MatthewsVianna 10/06/2023

Itamar tem um jeito muito instigante de apresentar suas histórias. A alternância de Vozes na narrativa em conjunto com a estrutura de como os fatos são apresentados, suscita um sentimento de constante expectativa.

No entanto, em Salvar o Fogo, diferente de Torto Arado, não senti a narrativa tão orgânica, dado o fato do autor ser, em muitos momentos, um tanto expositivo demais, o que comprometeu um pouco da minha experiência.

Ainda assim, o autor novamente constrói personagens muito tridimensionais e não é difícil se conectar à eles e suas histórias. Também é inegável a capacidade de Itamar em manter a narrativa coerente, mesmo que tão fragmentada.
comentários(0)comente



Juliano.Ramos 20/05/2023

Tranquilamente o melhor livro que li em 2023, preciso de um tempo para fazer uma boa resenha, pq esse livro merece, se Torto Arado é a obra prima do Itamar Vieira, "salva r o fogo" o consolida como um dos grandes escritores do Brasil contemporâneos, leitura obrigatória.
comentários(0)comente



Nado 21/05/2023

Nesse livro, somos apresentados a uma narrativa nos envolve profundamente nas vidas dos personagens e nos emociona com suas histórias tão singulares.
No cerne da trama, encontramos Luzia do Paraguaçu, uma personagem determinada a superar as maiores injustiças por meio da coragem. A obra aborda a brutalidade da religião imposta, a violência nas relações envolvendo a posse da terra e o racismo, que penetra como uma lança no coração dos personagens.
Itamar Vieira Junior constrói um enredo hábil que nos aproxima intimamente dessas questões, revelando as lutas pessoais e os desafios enfrentados pelos protagonistas. O autor mergulha nas complexidades desses temas sensíveis e apresentando-os de maneira realista e empática.
É uma obra literária que nos convida a refletir sobre as questões sociais e culturais que permeiam a vida dos personagens, ao mesmo tempo em que nos emociona com suas histórias individuais. É um livro que nos desperta para a importância da coragem diante das adversidades e nos faz questionar as injustiças presentes em nossa sociedade.
Confesso que, para mim, a trama ficou um pouco monótona a partir do 3/4 da história. Dava a impressão que a discussão ficava dando voltas no mesmo lugar. Apesar dessa perda de empolgação, teve um final condizente com o que foi apresentado, mesmo sendo aberto. Será que teremos uma continuação por aí? Espero que sim, mas que centralize mais em Moisés, Luzia e Mariinha.
comentários(0)comente



Ramalho 21/05/2023

O Fogo é paradoxo
O romance "Salvar o Fogo" de Itamar Vieira Junior demonstra novamente sua habilidade em abordar temas delicados de forma sutil e elegante. A história entrelaça as desventuras da família de Luzia e do menino Moisés com a luta pelo direito à terra e os efeitos da desigualdade tão presentes no Brasil.

O Fogo aqui é elemento que transforma e liberta, ele é paradoxo na vida de Luzia que a conduz pelo amor e a dor que é seu viver.

A poética do autor nos leva por diferentes perspectivas sobre a verdade dos acontecimentos, que se desdobram como o curso de um rio, refletido em seus personagens de maneira primorosa.

O que cativa em sua escrita é a capacidade de transmitir críticas à desigualdade social, injustiças e preconceitos resultantes da pobreza de forma assertiva e acessível, alcançando um público mais amplo.

Maria Cabocla, personagem de "Torto Arado", ganha destaque em "Salvar o Fogo", conectando as histórias de bravura no contexto da pobreza.

Confesso que terminei a leitura completamente apaixonado, pois testemunhei o desenvolvimento corajoso da guerreira Tupinambá, Luzia.
comentários(0)comente



llistoiévski 23/05/2023

O encantamento de Itamar
Incomum seria se a metonímia não fosse a razão pela busca do livro ?Salvar o Fogo?. A ascendente conquista de leitores desde seu mais recente lançamento mostra como a escrita de Itamar Vieira Jr. é poética e singular, quando se aborda sobre a relação de povos afro-indígenas. E, nesse último lançamento, complementando uma trilogia de romances social políticos, é o que se esperava de mais um fantástico trabalho.

Nessa obra, o prólogo já introduz (da forma mais lírica possível) o parto da narrativa, utilizando de metáforas e contando das vivências dentro da comunidade na Tapera. Torna-se cativante para aqueles que buscam uma leitura tão intrínseca com a história do Brasil, além da emoção em acompanhar a trajetória de personagens tão verdadeiros e únicos. Exemplo deles é ?Luzia?, uma mulher que carrega um fardo em suas costas desde a época menina-moça, no qual é discorrido durante sua história na forma mais delicada e perspicaz, retratando de suas percepções acerca da grande influência paroquial sobre a comunidade da Tapera no Paranguaçu, do racismo acometido em si e seus irmãos, das disputas brutais pelas posses de terra, para mais a junção desses fatores como causa e modo de interação com sua família.

Dessa forma, era de aguardo que a linguagem empregada pelo Itamar fosse sua usual: tanto mítica quanto crua. Em cada capítulo se consegue perceber uma reflexão, uma chama viva que não se apaga e percorre no cerne até hoje. O autor nos convida, então, nessa embarcação pela história contada por diferentes personas, com problemas particulares e um ardor passado juntos. Até que chegamos no final, com o pesar de um anseio por mais, o ?fechamento? das trajetórias reproduzindo uma solução do fadigoso rancor/mágoa recorrente do passado. Portanto, no último capítulo se faz um encerramento meio cinza: não satisfaz tanto a expectativa, mas também não é de todo ruim.

Há recomendação nesse livro, apesar do final para alguns, pois (para mim) retrata tanto o que foi dito antes quanto a maternidade. Luzia cuida de seu irmão mais novo como uma mãe, para além das buscas do Menino sobre sua falecida mãe. Esse aspecto chamou bastante minha atenção, mas também existem outros que se podem desvendar e municiar. Demostra-se isso, inclusive, no título da obra: ?Salvar o Fogo?, onde os vocábulos recorrem de significados filosóficos por meios de contextos apresentados.

E, enfim, a sensível obra lançada demonstra o potencial do autor, mas não sua totalidade. Deixando um rastro de fogo pelo chão, onde os leitores tentam saciar seu final.
comentários(0)comente



Camila.Macedo 23/05/2023

Primor, talento, sensibilidade
?Não conseguia deixar de pensar em sua mãe à espera da graça de uma descendência cada vez mais clara para se redimirem da miséria. Pudesse embranquecer os filhos como se alveja um tecido, ela teria feito.?

Mais uma vez, Itamar conta, com maestria, a história de famílias e, principalmente, de mulheres negras, que sofrem com a escassez, com a subjugação, com o racismo?Mais uma vez, me vi impressionada com a qualidade da obra desse autor e devorei aquelas páginas, tão cheias de sensibilidade!!
comentários(0)comente



Luiza.Kaiser 24/05/2023

Salvar o Fogo - Itamar Vieira Júnior
Do grande Itamar Vieira Júnior, Salvar o Fogo aborda temáticas parecidas com as vistas em Torto Arado, porém de uma forma totalmente diferente.

Discutindo pobreza, ancestralidade, desigualdade social, preconceito e o clero, o livro trás a história de Luzia, Moisés e sua família, como sobreviveram na Tapera em condições totalmente adversas e superando diversos traumas.

Na história, o fogo representa as dores de Luzia e também sua libertação. Incrível ver toda sua coragem na trajetória, chegando ao fim 100% destemida.
comentários(0)comente



Kelly.Jesus 26/05/2023

Ah, que poesia, a escrita de Itamar Vieira Júnior é visceral! Nos faz conhecer um Brasil há muito esquecido e que ainda existe em muitos rincões desse país! Só leiam?vale muito à pena!
comentários(0)comente



Caroline 24/06/2024

Demorei tanto pra ler, achei tãoc mas tão excessivamente repetitivo. amo torto arado, é um dos meus livros favoritos e, por isso, tava esperando uma leitura tão boa quanto. mas, infelizmente, salvar o fogo, pra mim, foi uma leitura tediosa, apesar da história ser bonita.
comentários(0)comente



Ju Ajax 27/05/2023

O autor não decepciona, continua com a magnífica narrativa expondo as dificuldades e os abusos sofridos pela população sem alfabetização que não conhecem e reconhecem seus direitos.

Ótima leitura, que expõe para muitos, que estão distantes dessa realidade, algo ainda existente no nosso Brasil.

Itamar, palmas para você ??????
comentários(0)comente



Marcelo 28/05/2023

Salvar o Fogo Nota: 9/10
A miséria da vida no Recôncavo baiano. Uma história triste, do início ao fim, contada pela bela narrativa de Itamar Viera Jr.

Fome, pedofilia, estupro, agressão à mulher? são alguns dos temas fortes trazidos no livro.

É um ótimo livro!
comentários(0)comente



Vidal 29/05/2023

Esperava mais?
Ler Itamar é bom, mas coloquei muitas expectativas nesse livro. Se comparado à torto arado essa narrativa é tão FRACA????? CANSATIVA???? por vezes parece que você tá lendo a mesma coisa repetidamente. senti falta de uma história que cativasse e de um fim mais ?amarrado?.
comentários(0)comente



Rodrigo 31/05/2023

O Fogo foi salvo
Itamar conseguiu entregar uma história mais encantadora, forte e visceral. Iniciei a leitura com medo da tamanha expectativa que estava e me surpreendi com o quanto que foi superada essa vontade de ler logo a obra.
Diante de alguns gatilhos precisei parar a leitura em alguns momentos e me emocionei com Moisés e Luzia.
O Fogo foi salvo e Itamar se consagra como o grande escritor brasileiro da atualidade.
comentários(0)comente



Isaias Junior 05/06/2023

COMO SOBREVIVER A MALDIÇÃO DO SEGUNDO ROMANCE?
Impossível ler Torto Arado, se encontrar nesse livro e viajar na narrativa do Itamar e não criar (estabelecer) um parâmetro comparativo para o segundo romance.

Salvar o fogo, possui a mesma qualidade e cuidado com a narrativa e no fluxo dos eventos. Em alguns momentos esse "vai e volta" da escrita do Itamar, cria uma sensação de "eu acabei de ler isso"... e depois dessa técnica se repetir algumas vezes gera uma sensação de "chega".

Entretanto, o livro trata de tantas questões de uma forma crua, critica e seca. Questiona (in)diretamente sobre uma normalização de alguns pontos. Um dos eixos recorrente que mais me chamou a atenção é a religião e o seu processo de demonização do que é visto como "divergente" ao eixo cristão colonial.

Um livro sem duvida nenhuma maravilhoso, confortável de ler ao mesmo tempo que cria um desconforto. Sem sombras de duvida um belíssimo segundo romance permanecendo em seu segundo lugar.
comentários(0)comente



lipelimma 07/06/2023

Salvar o Fogo - Itamar Vieira Junior
Nota: 4.0 ⭐
⭐⭐⭐⭐ Premissa ou Primeiras Impressões
⭐⭐⭐⭐ Protagonista(s)
⭐⭐⭐⭐ Personagens secundários
⭐⭐⭐ Conexão com a História
⭐⭐⭐ Page-Turner
⭐⭐⭐⭐⭐ Temas importantes ou Representatividade
⭐⭐⭐⭐⭐ Universo ou Ambiente
⭐⭐⭐ Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações
comentários(0)comente



397 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR