Os seios de Pandora

Os seios de Pandora Sonia Coutinho




Resenhas - Os seios de Pandora


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Dayse.Carla 23/06/2023

Não é uma leitura arrastada, porém demorei um tempo para terminar as poucas páginas do livro. É bom, mas nada de surpreendente.
comentários(0)comente



Irinia Zachello 09/03/2013

Os seios de Pandora Uma aventura de Dora Diamante Sonia Coutinho
Tessa Laureano, uma mulher sofrida e com sede de amor de sua filha e mãe, não entende, ás vezes, o que a faz ser tão odiada por sua mãe Lenira. Sua filha Zelda foi comprada desde criança pelo "amor" de sua avó e pelo seu dinheiro, já que Tessa depois da morte de seu pai foi totalmente excluída da família tendo que viver de sua arte, um tanto quanto não aceita, passando por dificuldades com sua filha de 06 anos na época, Zelda percebendo a diferença de ambientes sem dó nem piedade decidiu morar com sua avó, em todo o conforto e riqueza que a mesma usufruía Dinheiro esse que por direito deveria ser de Tessa, como parte da herança depois da morte de seu pai, porém sua mãe tentava convencer ela a ceder para sua filha. Considerada uma desvirtuada, por engravidar de uma homem a quem escondeu à identidade, somente a mãe sabia, e por não casar e ir morar no Rio de Janeiro, sendo taxada de amante de vários homens de alta sociedade á mendigos. Em sua dor, na busca do amor de sua filha, que declarava ódio descaradamente a Tessa, ela vive anos em um desespero, uma quase loucura, afastando-se de seus amigos, ficando apenas com íntimos que sempre ouviam a mesma história, ela mesma achava que iria ficar louca. Mas sua dor era muito forte para guardar dentro de si, deixando ela muitas vezes estagnada em seu apartamento.

Até o momento em que recebe um telefonema de um homem ameaçando-a, para não ir a Solinas, sua cidade natal, senão morreria. Mas ela não tinha escolha, seus quadros não vendiam mais e seu dinheiro mal dava para dois meses. Foi para solinas, sua sentença de morte.

Dora Diamante, uma repórter que se identifica com Tessa por altos e baixos de sua vida. Teve um pouco de convívio com a mesma e não acredita que ela morreu. Viaja até solinas na esperança de solucionar o assassinato da pintora. Porém, ela mesma quase acaba sendo assassinada, conversando com seu editor que a manda de volta para o Rio imediatamente. Causa impacto na família "tradicional" em Solinas e faz com que chame a atenção para si, quando decide ir visitar a mãe da Tessa. Nem nem Zelda, nem Lenira sente a morte. Dora também é descriminada por sua família, por ser independente e ter se divorciado de Márcio. então ela sabe o que Tessa sente. Decidindo escrever a matéria no jornal expondo um outro ponto de vista da Tessa, sem ser uma pintora ou uma figura lustre, mas sim uma mulher que sofreu muito e foi descriminada por puro preconceito referente a alta sociedade de Solinas.

O livro tem dois ambientes, o de Dora e o de Tessa, podemos ver o que as duas pensam,. Não tem datas específicas e isso me confundiu um pouco no começo de cada capítulo, achando que era hoje mas era o passado (por exemplo), porém nas páginas seguintes já conseguia me situar em que ambiente estava. Tessa escrevia cartas, Dora expunha seus pensamentos.

O título Os Seios de Pandora creio eu, vem porque Dora acha que Tessa abriu a Caixa de Pandora de sua vida, e no meio do livro ela conta em suas cartas o quanto sua mãe forçava a amamentação, deixando a mesma com os seios doloridos e machucados, sangrando de tanto que dava de mamar e não conseguia cuidar. Mas acho que dignifica um pouco mais.

Enfim, me senti confusa no começo, porém consegui entender todo o contexto do livro, o final um pouco previsível porém justo. Acho que deu para dar uma descontraída legal! Para um livro que não esperava nada, me desculpe!!!, me surpreendeu. Meus dias no Metrô foram mais leves.

Espero que tenham gostado! Bom domingo!!!
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR