O Lado Sombrio dos Contos de Fadas

O Lado Sombrio dos Contos de Fadas Karin Hueck

Resenhas - O lado sombrio dos contos de fadas

ANDER CELES 28/04/2024

Conexões históricas sobre os contos de fadas
Gosto muito dos contos de fadas. Acho as histórias fascinantes, principalmente as verdadeiras, as originais. E justamente por isso, me interessei muito pela leitura desse livro. E não me decepcionei.

A autora consegue fazer uma síntese dos contos originais e amarrar um monte de temas voltados para a época em que essas histórias surgiram. E não confunda esse livro com aquele que explora a psicologia por trás das histórias famosas. Tem até uma coisinha aqui e ali, mas o foco é sobre a sociedade em que as histórias surgiram.

Algumas coisas, pra quem já estudou um pouco sobre o assunto, não são novidade. Mas mesmo assim, a forma como a autora aborda, fazendo todas as conexões...é excelente. É um texto excelente, uma escrita magnífica.

Enfim, gostei muito desse livro e foi muito recompensador ler ele.

Ailaneide0 07/06/2023

O lado sombrio dos contos de fadas
É um ótimo livro para quem deseja saber a verdadeira história dos contos infantis. A autora mostra esse verdadeiro lado, e como isso afeta a nossa sociedade. Adorei a leitura.

Bê. 28/10/2023

Interessantíssimo!
Além de trazer as versões originais dos contos de fada mais conhecidos mundialmente, a autora nos presenteia com uma análise acerca da cultura da época, das variantes locais que surgiram e faz também um paralelo com versões mais modernas e a sociedade atual.
Saber esses detalhes, as vezes sangrentos ou sombrios, das histórias originais engrandece a experiência do ?era uma vez? e amplia a nossa visão acerca dos desafios enfrentados pela sociedade para se desenvolver conforme a conhecemos hoje.
Recomendo!

Eti Chaves 07/11/2023

Recomendo
Leitura excelente.
Para quem é curiosa como eu, gosta de folclore, mitologia e descobrir a origem das coisas...
Esse é o livro!!
A história é muito bem construída e fluída.

Nath52 31/10/2023

Contos de fadas não são para crianças
O livro mostra a origem das histórias que conhecemos como: contos de fadas com finais felizes. A verdade é, que as histórias originais não tiveram lá, um final feliz. O livro trás muitos contextos históricos da época em que muitas das histórias foram criadas, fazendo com que o leitor viaje por uma realidade tão antiga, que parece ser algo irreal. A leitura te prende, até porque muitas das histórias citadas nos livro fez parte da infância de muitos, e eu pelo menos nunca tinha me perguntado do porque a história da Branca de Neve era desse jeito, mas depois que eu li a verdade por trás dela, estou interessada em saber a de muitas outras.

GarciaV4n 21/11/2023

O Lado sombrio dos contos de fada
Confesso que minha curiosidade por esse livro foi gigantesca. Me instigava muito a sensação de poder saber tudo o que se passava antes de inventarem as fofuras de "Felizes para Sempre" das telinhas.
O que vale colocar aqui é que sim, o livro traz essas histórias escabrosas que nem imaginamos, nos mostra Nuances que deixamos passar nos detalhes, mas, de modo geral, é um livro de história (literalmente).
Traz muiito das origens dos contos, dos autores, das mudanças no decorrer do tempo.
Pra quem curte história (matéria de origens) é bem legal e interessante. Já quem não curte tanto, pode parecer extremamente cansativo, lento e repetitivo.

Tania.Cruz 03/10/2023

Livro maravilhoso! Ele mostra é mais histórico do que amedrontador. De fato trás muitas curiosidades interessantes sobre os contos de fadas que eu desconhecia e me deixaram chocada. Além de ficar ainda mais chocada com a realidade da época das pessoas de quando tais contos de fadas foram criados. Vale a pena a leitura!

Algodão_Doce 03/12/2023

Polémico? ou Genial?
Incrível como meus contos de fadas preferidos foram arrancados de mim e apenas foi deixado a verdade nua e crua das histórias, e sim eu agradeço a Disney por ter romantizado a monstruosidade das história e ter feito elas com finais felizes e bonitinhos.

Recentemente comprei os 77 contos de Grimm para me relembrar da minha infância, mesmo sabendo o que me aguarda nos contos originais, eu ainda estou animada para reler muitas histórias e depois as comparar com os clássicos da Disney.

E não eu não tinha noção que todas as histórias eram adaptadas de muitas outras ou que uma mesma história poderia estar presente em culturas diferentes adaptadas para seu regionalismo com seus muitos elementos marcantes, como sapatos de cristal ou de ouro, fadas madrinhas ou peixe dourados mágicos.

Nem mesmo sabia que existia categoria de classificação de contos como príncipes bestiais, ou princesas amaldiçoadas com comidas ou objetos, mas agora uma porção dessas coisas e apenas me sinto mais curiosa em que ter mais contos na minha estante, tentar reunir algumas variações que muitas vezes surgiram após tradução para outros países.

Enfim... Era uma vez... e... Viveram felizes para sempre.

Annielly0 19/01/2024

É um ótimo livro para mostrar como uma sociedade molda a cultura ao passar dos anos. E mostra como o machismo estrutural está infelizmente tão marcado nas nossas vidas. Fiquei tão chocada com algumas coisas descritas.

Gostei muito de saber mais sobre a origem de vários contos de fadas.

"Contos de fadas não ensinam às crianças a primeira noção de bicho-papão. O que eles ensinam é a primeira noção de que o bicho-papão pode ser derrotado.?