Prom & Prejudice

Prom & Prejudice Elizabeth Eulberg

Resenhas - Prom & Prejudice

Nii. 04/08/2011

‘Prom and Prejudice’ foi super dica da Diana, que assim como eu é fã da Austen. O livro é um ‘remake’ de ‘orgulho e preconceitos’ adaptado aos nossos dias ou se preferir mais uma história de que se inspirou no livro. A autora conseguiu em poucas páginas e com uma narrativa super rápida fazer com que o leitor se identificasse com a história e sentisse um pouquinho da doçura de um dos clássicos mais adorados de todos os tempos, lógico que de uma forma totalmente despretensiosa.

Mas veja bem, senti a ligação com o clássico não quer dizer que eu fiquei todo tempo comparando os livros. Sem comparação minha gente. AUSTEN é Austen. Mas é inevitável não fazer comentários do tipo ‘Olha como ficou essa cena’, ‘A Elizabeth e a Jane não são irmãs!’... Sou humana! Haha Mas deu para sentir a vibe ‘sou fã e vou adaptar’ e com isso claro que me identifiquei com a escrita da Eulberg.

A história acontece em um colégio interno super prestigiado. Só a galera da grana. Lizzie é uma bolsista que toca piano divinamente bem. O alvoroço todo da história – o que dá nome ao livro também – é o baile de formatura que está chegando. Lizzie nem está preocupada com isso afinal não cogita a possibilidade de ir, pois o baile não é do tipo que você vai a loja comprar um vestido, só um estilista prestigiado resolve e Lizzie não tem dinheiro para isso.

Logo na volta delas para a escola depois dos feriados de inverno acontece uma recepção onde estarão presentes os alunos da ‘Pemberley Academy’ e é justo nessa festa que ela vai conhecer Will Darcy que é todo educado com ela, mas só até saber que ela é uma bolsista. A partir daí começa os encontros e desencontros dos dois com direito há muitas farpas trocadas. E todo o amor/ódio que nós amamos. (estranho eu sei!)

A autora conseguiu encaixar na história personagens (e grande parte da personalidade dos mesmos) ,cenas e momentos únicos da obra . O charmoso enganador? O sabichão do Mr. Collins? A doce e bondosa Jane?Lydia fugindo? Tem sim senhor. A irmã azeda do Bingley? A ingenuidade da irmã do Darcy? Yes Yes... e por ai vai.

Passei algumas poucas horas lendo o livro e fiquei com uma sensação de ótimo livro que eu adoro. Leia com a cabeça aberta e leve. Nada de ‘vou analisar esse livro seriamente’. O final não poderia ser melhor, foi único e nada clhicê. Fiquei super ansiosa por outro livro da Eulberg! {♥}

Naninha 26/08/2010

Cópia de um site.
"É uma verdade universalmente conhecida que um jovem solteiro no semestre de primavera na Academia Pemberley deve estar a procura de um par para o baile.
Após a pausa de inverno, as meninas de muito prestígio, muito ricas, da Academia Longbourn só para meninas estão de repente obcecadas com o baile, que dividem com a próxima, e também muito elitista, escola Pemberley só para meninos. Lizzie Bennet que possui bolsa de estudos em Longbourn, não é exatamente interessada em vestidos da moda e sapatos caros, mas sua melhor amiga, Jane, pode ser, especialmente agora que Charles Bingley está de volta de um semestre em Londres. Lizzie está feliz com o começo de romance de sua amiga, mas menos do que impressionada com Will Darcy, amigo de Charles, que é tão esnobe e pretensioso como seu amigo é bom. Ele não parece gostar de Lizzie também, mas ela acredita que é porque a família dela não tem dinheiro. Não ajuda que Charles não pareça estar pra convidar Jane para o baile, ou que Lizzie conheça George Wickham, que lhe conta que Will Darcy sabotou sua bolsa de estudos em Pemberley. Claramente Will Darcy é um idiota pomposo que olha como superior para a classe média - então imagine a surpresa de Lizzie quando ele a convida para o baile!
O preconceito de Lizzie e o orgulho de Will os manterão afastados? Ou eles são o novo casal do baile?"

De acordo com o site, o livro sera publicado em janeiro.

Nathália Gambati 14/06/2020

Clichê fofinho!
O livro conta a história de Lizzie, uma garota muito talentosa, que após muito esforço consegue uma bolsa de estudos em música na Academia Longbourn, muito prestigiada. No entanto, por ser de uma classe social "inferior" aos outros estudantes da Academia, composta quase majoritariamente pela elite, Lizzie sofre muito bullying. Apesar dos problemas, ela consegue fazer nascer uma amizade verdadeira com Jane, e por consequência acaba conhecendo Charles Bingley e seu amigo Will Darcy.

Sendo uma leitora assídua de Jane Austen, devo confessar que adoro essas releituras dos seus clássicos! A autora conseguiu transmitir a essência de Orgulho e Preconceito para os dias atuais, com uma leitura muito prazerosa!

Amandha 20/03/2011

Minha resenha vai ser bem rapidinha, porque não tem tanto para falar desse livro, já que ele é um “remake” de Orgulho e Preconceito, da Jane Austen. Para quem não sabe, Orgulho e Preconceito é um clássico e a autora é considerada a segunda figura mais importante da literatura inglesa, após Shakespeare. Eu recomendo a todos assistirem o filme, até mesmo ler o livro, mas já vou avisando que a leitura do original Orgulho e Preconceito não é para qualquer um - não é o meu estilo, admito. Mas sem dúvidas é um dos melhores livros antigos que eu já li, depois de O Morro dos Ventos Uivantes, e eu sou absolutamente apaixonada pela história.

Então, eu me apaixonei por esse livro. Ele mostra uma versão mais moderna e adolescente do clássico que conquistou tantas pessoas. Eu vivia ouvindo gente dizer como era apaixonada por Will Darcy, mas eu não achava ele tudo isso até ler Prom & Prejudice. Eu adoro como a obra mostra que o autoconhecimento pode interferir no nosso julgamento. Por exemplo, no livro a Lizzie era uma bolsista numa escola cheia de riquinhos mimados que queriam acabar com a vida dela, e por isso ela achava que todo rico era um idiota, com pouquíssimas excessões.

Eu não quero falar demais porque eu acho que todo mundo sabe a história - se não sabe, trate de pesquisar, porque é ótima! -, eu só quero fazer essa resenha para dizer que Prom & Prejudice é incrível e me deixou ainda mais apaixnonada pelo romance entre a Lizzie e o Darcy (o casal é considerado um dos melhores da história e muitos filmes/livros são baseados nos dois). Gostei também da humildade da autora nos agradecimentos, quando homenageou Jane Austen e disse que ninguém poderá tocar na história dela.

Mais resenhas aqui: http://shelfjunkies.tumblr.com/

Coruja 20/06/2011

Li esse livro após me ter caído em mãos o Lonely Hearts Club, da mesma autora. Como achei o Lonely Hearts muito interessante, bem gostoso de ler mesmo, pesquisei a bibliografia da Eulberg e quando vi a sinopse de Prom and Prejudice, não tive dúvidas: precisava lê-lo.

Então... Elizabeth Bennet é um prodígio musical, a ponto de conseguir uma bolsa para estudar na tradicional e elitista Loungbourn, uma escola só para garotas, irmã de Pemberley, só para garotos, onde estuda Will Darcy, filho de um conhecido e poderoso advogado. Lizzie e Will acabarão por se cruzar em virtude de suas amizades em comum – ela é a melhor amiga de Jane, com quem divide um quarto e ele é o melhor amigo de Charles, que é louco por Jane.

Obviamente que num primeiro contato, faíscas vão saltar, porque Will tem ojeriza a bolsistas e Lizzie detesta os narizes empoados dos colegas – com exceção de Jane, claro.

À primeira vista, confesso que me senti meio perdida. Parecia que tinham me jogado o roteiro de High School Musical ou de algum episódio de Gossip Girl - estranhamente, eu ficava tendo flashs de Anne Hathaway em O Diário da Princesa. A certa altura, contudo, deixei as convenções de lado (incluindo o choque que tive com “William”. Sério? William?!) e tratei simplesmente de me divertir.

Prom and Prejudice, no final das contas, não deve ser lido como uma releitura moderna do clássico de Austen, mas como uma história que se mantém por si só, e que usa os mesmos arquétipos de Lizzie e Mr. Darcy. Em essência, temos o espírito dos dois personagens, seu crescimento através da superação de preconceitos e orgulho – mas se perde um tanto da crítica social e do humor ferino original. Afinal, o que dizer de um Orgulho e Preconceito sem o ridículo de Mrs. Bennet e a leniência de Mr. Bennet, substituídos por pais adoráveis, com Lizzie como filha única?

Na verdade, ‘adorável’ é uma palavra bastante apta para descrever a maior parte do elenco do livro, incluindo aí até o Collins (tive vontade de dar uns tapinhas amigáveis no ombro do pobre rapaz e desejar sinceramente que ele tivesse mais sorte da próxima vez). Senti alguma simpatia até pela Caroline – embora tenha rolado de rir com os comentários ácidos de Lizzie sobre os hábitos de leitura da outra moça.

"Ela [Caroline] pretendia se mostrar interessada em ‘Grandes Expectativas’. Mas, após dez minutos, suas próprias expectativas obviamente não tinham sido alcançadas, e jogou o livro de lado."

A despeito de qualquer coisa, porém, há dois motivos pelos quais vale MUITO à pena ler esse livro: a cena em que Lizzie dá um soco no Wickham (SIM!!!! Go, go, Lizzie!) e o final, que não apenas foi fofo, mas também me pegou de surpresa, fugindo do clichê.

Enfim, Prom and Prejudice é completamente despido do senso crítico do original. Seus personagens são adolescentes e estão longe dos mesmos dilemas e profundidade de suas contrapartes mais velhas e, conseqüentemente, mais maduras. Ele é o que chamo de leitura ‘Sessão da Tarde’ – e não ficaria deslocado como um musical da Disney -: serve bem ao seu propósito de divertir, que é, ao final seu propósito.

Janise Martins 02/12/2019

Prom & Prejudice
Totalmente Orgulho e Preconceito com uma nova roupagem, bem moderna por sinal. Amei ler. Bem sessão da tarde. A escrita da autora é muito boa e flui muito bem, quando a gente vê, já acabou. Apesar de achar que os personagens são maduros demais para adolescência deles, eu gostei.
Todos os personagens de Orgulho e Preconceito se fazem presente e recebem o mesmo nome, alguns tiveram uma nova colocação. Aqui Lizzie é filha única. E todos os acontecimentos de “lá”, estão aqui. Ou seja, Lizzie conhece Darcy, o acha arrogante, é enganada por um sem caráter, sofre mal entendidos e faz Darcy sofrer. Darcy é meio altivo, mas devido as circunstâncias, e fica claro seu interesse por Lizzie (fica claro para o leitor) e a ajuda quando ela precisa e não precisa.
Lizzie é uma bolsista em um colégio chique, daqueles cheios de adolescentes insuportáveis. Ela toca piano e trabalha como barista. Muito judiada por “colegas” do colégio ela pode contar com Jane, uma amiga muito querida. Darcy é totalmente mal compreendido por Lizzie, e seu melhor amigo é Charles, que é apaixonado por Jane.
Bem, como eu disse, todos os elementos do livro de Jane Austen estão aqui. Se você não leu Orgulho e Preconceito não terá problema, aliás, acho que terá menos problemas de que quem leu, ou assistiu ao filme. Minha mente sempre voltava para os originais, por isso tive uma certa resistência a princípio em encaixar os personagens. O negócio é limpar a mente, ou não hehehehehe…
Eu recomendo. Aviso que também tive uma queda pelo Darcy contemporâneo.
E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2019/12/prom-prejudice.html

Amanda 24/06/2011

Resenha do blog Vício em livros
Prom & prejudice é a versão de Orgulho e preconceito passada nos dias atuais. Dá pra imaginar Darcy como um aluno ou Collin como amigo de Bingley? E você consegue imaginar Jane e Lizzie não sendo irmãs? Pois é, esse livro tem algumas diferenças, mas pode acreditar nem tudo é tão diferente assim. E como não dá pra se cansar nunca de Lizzie e Darcy...

Elizabeth é bolsista em uma escola muito cara - Academia Longbourn - onde só são oferecidas bolsas para 2 alunos por ano. É claro que ela não é lá muito bem vinda na escola segundo a opinião da maioria das estudantes, que a maltratam de várias maneiras. Apesar a outra bolsista - Charlotte - e a colega de quarto de Lizzie - Jane - é que são amigáveis com ela.

Lizzie precisa aguentar isso porque em Longbourn está uma das melhores professoras de piano, e ela quer muito ser pianista. - e tem talento para tanto. Enquanto ela está mais concentrada nos estudos, Jane suspira por Charles Bingley - estudante da escola irmã Pemberley - onde também estuda Will Darcy.

Pra agradar a amiga Lizzie vai a algumas festas com ela (sempre com roupa emprestada) e em uma delas conhece Bingley e Darcy, que claro, a trata bem mal depois que descobre que ela é bolsista. À partir daí ela passa a tratá-lo de forma bem rude sempre que o vê, o que acontece muitas vezes por causa de Charles e Jane.

As garotas de Longbourn estão desesperadas para encontrar um par para o baile e o sonho de Jane é que Charles a convide. Só que a irmã dele, Caroline, não está gostando muito dessa história, pois a aproximação deles significa a de Will Darcy com Lizzie, e ela vai usar de táticas para afastar os dois.

Nesse meio tempo Lizzie conhece Wickham, um rapaz encantador e que era do mesmo mundo que ela - um bolsista em uma escola de pessoas ricas. Só que Wick foi expulso da escola e, segundo ele, por causa de Darcy. Esse fato só faz com ela odeie o jovem rico ainda mais.

Bom, não vou ficar contando mais sobre a história porque, pra quem leu Orgulho e Preconceito, já deve ter uma idéia de como se desenrola. Mas eu gostaria de comentar sobre a caracterização dos personagens, que eu amei. Darcy, mesmo como um estudante que ainda depende dos pais, se mostrou uma pessoa cheia de preconceitos e esnobe, mas em Prom & Prejudice ele tem um bom motivo para isso, muito além da educação. Lizzie continua uma pessoa destemperada e que age por impulso e com um coração imenso.

Leia o resto em http://vicioemlivro.blogspot.com/2011/06/prom-prejudice.html

Dêh 21/08/2013

Lizzie Bennet tem o dom da música. E é com esse dom que ela consegue uma bolsa no prestigiado colégio Longbourn para meninas de classe alta. Claro que esforço e dedicação seriam necessários para manter uma bolsa tão importante,Lizzie já estava preparada para isso. O que ela não esperava era ser vítima de humilhações e ofensas por causa de sua condição financeira.

Mesmo depois de um semestre na escola Lizzie ainda não havia se acostumado com os maus tratos que sofria. A única coisa que a mantinha firme em meio aquela situação eram o amor à música e Jane, sua única e melhor amiga em Loungboun, uma garota que apesar de rica sempre esteve ao seu lado e por quem Lizzie faria grandes sacrifícios.

Jane era apaixonada por Charles, nada de ruim até ai, o problema, pelo menos para Lizzie era Will Darcy, amigo de Charles. Darcy era um garoto que parecia estar sempre entediado com as outras pessoas, como se ele fosse bom de mais para andar entre meros mortais. Isso fez com que Lizzie não fosse muito com a cara do rapaz. Impressão essa que só piorou quando Will se afastou de Lizzie após descobrir que ela era bolsista.

A partir dai

site: http://naylanaomi.blogspot.com.br/2013/07/resenha-prom-prejudice-elizabeth-eulberg.html