Viagem de Goethe ao Brasil

Viagem de Goethe ao Brasil Sylk Schneider

Resenhas - Viagem de Goethe ao Brasil

Isa Beneti 28/02/2024

O amor tardio de Goethe
Estudo que me capturou desde as aulas da faculdade, e que tive que me aprofundar comprando o livro.

Desde que li "Sofrimento de Jovem Werther", meu primeiro livro de Goethe, percebi uma forte conexão com a escrita do autor. Quando descobri, então, seus estudos em botânica, através do "A Metamorfose das Plantas", minha admiração por ele cresceu ainda mais, chegando em seu ápice agora que descobri sua jornada imaginaria ao Brasil.

Soube, através da faculdade, da família Goethea de flores, mas foi apenas lendo o livro que descobri toda a história por trás, e como ela ajudou o autor a sair de uma fase depressiva, juntamente com seu amor tardio. Pode-se dizer, inclusive, que foram dois os amores tardios que o ajudaram a recuperar a vontade de viver: o amor pelo Brasil e pela Ulrike von Levetzow.

A contextualização histórica do livro é muito boa, gostei muito de como a vinda da família real foi descrita: todo o caos e todas as piadas feitas pelo povo carioca, nada foi poupado da descrição. Além disso, as imagens estão icônicas!!! Maravilhosas demais. A única coisa que cansa são as relações que são construídas, uma por uma, do networking de Goethe, mostrando pedaços de textos entre ele e os pesquisadores que vieram ao Brasil. Fora isso, é um estudo interessantíssimo.