Adulta

Tiffany D. Jackson

Resenhas - Adulta

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Amanda 20/12/2023

Revoltante demais e infelizmente real
Essa história me deixou boa parte do tempo revoltada, não pq seja ruim, muito pelo contrário, mas sim porque infelizmente é muito comum. Quantas vezes não vemos homens com garotas menores de idade dizendo o quanto elas são " maduras"? Quantas vezes não ouvimos que elas " sabiam o que estava fazendo" enquanto homens são lidos como " coitados que estão tendo sua vidas arruinadas por moças aproveitadoras?" Especialmente homens em posições de poder.
No caso da protagonista, ela ainda é uma moça negra, que sofre com o racismo e a solidão vivendo em um ambiente no qual não se sentia acolhida, o que a levou a ser um " alvo fácil" para o predador desse livro. Além disso, é completamente descredibilizada durante seu relato porque, sim, mulheres negras sofrem muito mais com a questão de ter seu discurso invalidado do que mulheres brancas(ainda que, sim, isso também ocorra com estas últimas).
Eu gostei bastante do livro pq me levou a refletir sobre esses assuntos, e me doeu muito ver a jornada da Enchanted. Porém, acho que a última parte do livro foi meio desconectada do resto, com com plot twists e revelações que acho que não eram necessárias. Fora isso recomendo muito, porém alerto para que tenham cuidado com os gatilhos.

Fabi Fernandes 09/11/2023

Necessária
Não se engane pela vibe da capa, o começo parecer só mais um livro de preta adolescente encontrando seu lugar no mundo em meio ao racismo. O livro vai bem além disso, é uma história que traz raiva, tristeza, reflexão, um sentimento de mãos atadas ao ver a personagem passar por tudo aquilo. E pareceu real demais para mim. Então foi mais revoltante ainda. A escrita da autora é maravilhosa. É uma história necessária que reflete muitos casos semelhante, mas não significa que tenho tornado mais fácil de ler

Mirella Lenzi 14/10/2023

Esse livro é brutal e necessário. Tem infinitos gatilhos, então se atentem a isso.

Eu não fazia ideia que uma história de abuso de poder e assédio tinha acontecido com o R. Kelly (a inspiração pra essa história), o que só mostra como o machismo cometido por homens em destaque pode ser facilmente esquecido pela mídia.

Eu amei como a autora construiu a história, os altos e baixos, e como os predadores se mascaram de caras bonzinhos e apaixonados no começo, pra ganhar a confiança da menina. Como uma adolescente pode ser taxada como ?adulta? apenas pelo seu modo de se apresentar, e isso justifica tudo que ela sofre. Como a mulher acaba duvidando de si mesma, de tanto ser taxada como louca. Como realmente ?a pessoa mais desprotegida na América é a mulher negra?, como dizia Malcom X.

Só não dei 5 estrelas, porque achei algumas coisas não tão bem finalizadas, alguns detalhes pouco explicados, deixados pra interpretação, que eu acho que deveriam ter sido abordados. Mas em geral, é um livro foda.
Mariana 10/01/2024minha estante
Terminei de ler e também tive essa sensação. A trama envolvendo a amiga poderia ter sido melhor concluída. Ficou estranho o fato da escola não ter reconhecido a aluna e não ter qualquer vestígio dessa amizade, para tentar produzir uma suposta doença mental. Achei que não precisava disso.

Mas ainda assim, o livro é muito bom!

Mirella Lenzi 10/01/2024minha estante
Verdade!! Que escola participaria de uma lavagem cerebral tão esdrúxula né? Talvez essa parte tenha sido um pouco forçada?

eugeniaalmeida_ 17/09/2023

Necessário!!!
Apenas Leiam! Recomendo para todas as mulheres, apesar dos gatilhos. É um livro que mexe muito com nossos sentimentos, se preparem pra sentir todos os mais diversos sentimentos possíveis.
Carla Maria 17/09/2023minha estante
Coloquei na minha lista ??

checkmatedaisy 10/09/2023

Um dos melhores livros do ano!
Esse livro... ele... ele é muito difícil de ser lido. Acho que por isso que eu demorei um pouco mais pra terminar ele. Mas... A forma nua e crua como ele retrata a vulnerabilidade de adolescentes pretas na sociedade... dói. DÓI MUITO

Tati 07/09/2023

Ótimo passatempo
Um livro envolvente, com capítulos curtos o que traz dinamismo. Gostei da história, gostei de como os temas foram abordados, mas achei que algumas coisas ficaram no vácuo e outras foram meio absurdas. De maneira geral o livro é bom, principalmente para o público alvo.

Luísa Toresan 02/09/2023

Não sabia quantas estrelas dava. Nunca passei tanta raiva e ódio com um livro. Definitivamente saiba ontem você tá se enfiando, não comece o livro sem saber de nada como eu.

Mariimagno 25/08/2023

Meninas são adultas e ADULTOS são meninos
Adulta
Nota: 10/10

Um livro de capítulos curtinhos, bem escrito, tocante e com um enredo fenomenal.
Esse livro é muito bom. Embora seja MUITO pesado, com gatilhos muito reais. Ler Enchanted tem muito de ler sobre si mesmo, sobre se enxergar sendo adolescente, sonhadora e muito, muito inocente mesmo quando todo mundo/homens diz que você é madura e recebe aquela atenção a mais por isso.
A maturidade que na verdade é medo de se expressar, vontade de ser alguém diferente é especial.
Mas esses homens só veem as meninas como objeto, desejo, um quadro em branco para dar as primeiras pinceladas de traumas.
VOCÊ não é diferente das garotas mais velhas, voce é mais fácil de manipular.
VOCÊ não é mais madura que as garotas falantes da sua idade, VOCÊ é maiss vulnerável, tem menos suporte e consequentemente melhor de manipular.
VOCÊ não é a única que ele passou a sentir um amor diferente, talvez com você ele tenha conseguido ir mais longe no abuso.
E sim, você é só mais uma garota, padronizada em uma cabeça doente e predatória.

E não significa que todos os relacionamentos com diferença de idade sejam abusivo. Mas que muitos relacionamentos abusivos começam com a facilidade da diferença de idade, diferença socioeconômica e por aí vai.
Essa é a base do poder.

E é extremamente triste como não damos nenhuma responsabilidade a homens adultos e entregamos de bandeja as nossas meninas. Achando que elas sabem o que estão fazendo, acreditando que elas estão ali por livre e espontânea vontade. Sem entender que essa vontade tá muito presa a uma longa escala de manipulação, dependência, violência psicológica, emocional, física e financeira.

Temos que parar de naturalizar o fetiches desses homens por mulheres inocentes, novinhas, sem experiência sexual, sem desejo, sem vida, só bonecas produzidas para atender seus devaneios sexuais. Pq é isso que eles veem nessas meninas. Bonecas de prazer. E tiram tudo de vivo que fazem delas fascinantes, depois descartam e trocam por outra - mais nova - mais inocente - mais manipulável.

Rayssa.Lopes 23/08/2023

Não tem palavras pra descrever esse livro pra mim agora , só sei que depois dos 20% passou tudo voando e a cada cena a angústia só crescia ,é um livro com temas importantíssimos e com várias mensagens ótimas porém com muitos gatilhos e cenas "explicitas" não deixa de ser muito bom porém saibam que é muito mais pesado do que parece.

Maikeda 15/08/2023

A pessoa mais desrespeitada é a mulher negra.
Meu Deus eu ainda estou em êxtase por esse livro. Eu comprei porque vi bem por cima que falava sobre uma menina que sonhava em ser cantora e que teria um desdobrar da carreira dela no R&B. Mas ja na primeira pagina ja tinha um alerta de gatilho, sabendo como é o mercado artístico eu imaginava q trataria de temas pesados, mas a forma crua como o livro lidou me pegou. E eu gosto, não tem nenhum momento uma ?romantização? ou uma forma de amenizar a situação como eu vi no É assim que acaba. No começo a leitura é bem leve mas ai no passar dos capítulos eu ficava cada vez mais desesperada, chegou uma hora que me deu gastura, parei alguns momentos pra espairecer mas não atrapalhou a minha leitura, eu ainda queria ver o que ia acontecer. Existe um mistério ali no livro mas não é uma puta história, porque o foco é falar sobre o abuso de poder, o desrespeito com mulheres sobretudo mulheres negras. É uma das melhores leituras do ano, todo mundo deveria ler esse livro.

Beca 05/08/2023

Que livros, meus amigos, que livro
Que ÓDIO desse Korey. Não sabia se ia conseguir concluir esse livro mas também não sabia se conseguiria deixar de continuar a leitura...

No primeiro momento, ele parece ser gente boa. Aquele tipo "muito bom pra ser verdade"? Pois é. É esse o caso. O livro é repleto de GATILHOS, GATILHOS e MAIS GATILHOS! Há todo momento me senti enjoada, de coração apertado. Sentindo cada dor com Enchanted, fiquei estarrecida.

"Tudo o que praticamos é como parecer qualquer pessoa que não seja eu".

Sentir-se tão pequena, invisível, não merecedora. Realidade de muitas mulheres que não se sentem capazez e AINDA não conseguem se libertar de relacionamentos tóxicos.

"-Sabe, diz na Bíblia que as mulheres não deviam raspar a cabeça. É um pecado contra o Senhor. -Eu abro a boca mas as palavras não saem. Como discuto com a Bíblia, algo que ele conhece tão bem e eu... não?- Além disso, vai me fazer feliz. Beleza?".

Certo momento cheguei a duvidar da sanidade de Chanty e depois me senti culpada pois é isso que acontece com garotas e mulheres vítimas de abuso: duvidamos a todo momento da veracidade de suas falas, recorrendo a desculpas ridículas.

A partir do livro, tomei conhecimento do caso R. Kelly. Um cantor popular nos EUA que em 2022 foi condenado por abuso sexual de menores e pornografia infantil. Além de ter sido acusado de vários outros crimes de teor sexual também.

Enfim, leitura pra quem tem estômago viu? Pesada, real, dolorosa demais.

wowsogood 02/08/2023

Quando fingimos que nada aconteceu, para afogar o sofrimento
Sinto que nesse caso essa é uma forma de afogar o sofrimento porque ele é doloroso demais para se entrar em contato. Freud explica. Conhecer essa história e a personagem principal foi doído, mas também muito necessário. Fico abismada com a qualidade da escrita e a sensibilidade da autora. Só uma autora negra poderia descrever tão bem a vivência de uma jovem negra. E só outros negros lendo essa história consegue pegar a sutileza que só nos entendemos das diferentes violências que nos são causadas no dia a dia. Como pesquisadora que escreveu uma defesa de trabalho de conclusão de residência com o tema saúde mental de adolescentes negros, esse livro me pegou demais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5