A árvore da casa amarela

A árvore da casa amarela Nina Morelli

Resenhas - A árvore da casa amarela

Michelle Trevisani 05/03/2023

Gostei muito!
Crianças são seres com sensibilidades diferentes das nossas. Eles pedem as coisas mais singelas e é por isso que sou tão fã delas. Uma vida sem crianças não tem a mesma leveza e alegria. "Á árvore da casa amarela" me trouxe esse frescor. Menina, nossa protagonista sem nome, é uma garota sonhadora como tantas outras que encontramos por aí. Ela pede para sua mãe de presente um algo inusitado em seu aniversário: uma árvore.

A mãe acha estranho de início, mas resolve cumprir o combinado e entrega para filha uma muda de uma linda Acássia. A menina apaixonada pelo seu presente, leva a tal da "Cássia" para todo lugar. Ela conhece os vizinhos, conhece a escola, passeia com a menina como se fosse um animal de estimação. E a menina trava conversas curiosas com a tal da Cássia.

Tudo ganha novos desdobramentos no entanto, quando no bairro pacato da menina alguém quer acabar com o parquinho da turma para construir algo novo. A galera vai precisar se mobilizar para evitar que isso aconteça. E algumas lições vamos aprender com essas crianças que sabem da importância de se lutar pelos espaços e valorizar a natureza.

Que livro singelo gente. Menina é uma personagem curiosa e cativante, que vai conduzindo o leitor em um pedaço importante de sua infância. Uma garotinha que não liga de pedir uma árvore de presente e que nos mostra que a infância é simples. Crianças só querem pertencer e lutar pelos seus ideais. A questão do enfoque na importância da natureza em nossas vidas é bastante presente nesse livro e eu adoro livros com essa temática, são inspiradores, muito necessários para iniciarmos os pequenos nesses assuntos.

Além de muito bem escrito, esse livro é tudo o que eu precisa para já mostrar para minha filha o poder que temos enquanto sociedade no mundo. Nossa voz tem poder e podemos realizar tudo se nos unirmos nos mesmos ideais. Vale muito à pena essa leitura! Recomendo.