As duas culturas e uma segunda leitura

As duas culturas e uma segunda leitura C. P. Snow




Resenhas - As duas culturas e uma segunda leitura


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Natalie Kruschewsky 28/03/2021

Esclarecedor
Linguagem simples e temática interessante. Snow fala sobre como os literatos e os cientistas não conseguem se comunicar e como pouco sabem além de sua área de conhecimento.

A primeira parte do livro éuma transcrição de uma de suas palestras e a segunda parte é uma releitura que ele faz sobre sua própria fala depois de alguns anos.
comentários(0)comente



F. C. Gonçalves 11/01/2018

O interessante debate de mais de meio século
O livro de C.P. Snow é dividido em duas partes: a primeira, com o texto integral de sua palestra "As Duas Culturas" e a segunda, onde faz um apanhado geral das críticas e revisões contextuais de sua fala.
O argumento central é que, de modo geral, cientistas e intelectuais (aqui, restritos aos membros de nossa atual cultura humanística) não dialogam e pouco sabem sobre as descobertas e discussões relativas às áreas que são vistas (até hoje) como sendo opostas uma a outra. Essa oposição e visão distorcida - para não dizer curta, pequena - cria problemas de ordem educacional, política e até mesmo no ambiente acadêmico. Cientistas não pensam nas implicações sociais ou culturais do conhecimento por eles gerado, enquanto intelectuais não discutem e nem tratam com relevância o conhecimento científico.
Snow ainda argumenta que essa falta de diálogo é responsável por problemas como a pobreza e a desnutrição e que para melhorar a situação dos habitantes de países mais pobres, será necessário mudar o fosso entre as duas culturas.
Apesar de curto (pouco mais de 100 páginas), o texto traz reflexões profundas acerca do papel da cultura científica na educação e na formação do cidadãodo futuro. Somos um mundo amplamente dependente de tecnologia e enquanto o diálogo não ocorrer, venderemos a ideia de que existem pessoas de exatas e de humanas (Snow previu o surgimento da terceira cultura, que englobaria cientistas sociais, médicos e biólogos) e as áreas não tem perspectivas nem aplicações afins.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR