O livro do direito

O livro do direito Vários

Resenhas - O livro do direito

Pucca.Farion 03/05/2024

Achei esse livro perfeito para aqueles que se interessam pelo direito, mas não são formados em direito e para aqueles que gostam de saber porque as coisas são da forma que são.

A linguagem é bem acessível, de forma que todos conseguem apreciar a leitura, mesmo sem ter conhecimento prévio nenhum sobre direito.

Fazendo um apanhado das principais leis e julgados da história, começando na Mesopotâmia e passando por todos os períodos da história, conseguimos ver como o direito evoluiu para o que é hoje. É fácil citar direitos como temos como garantidos, mas só ao visitar o passado vemos quantas lutas foram necessárias para que tivéssemos esse direito.

Algumas decisões mencionadas no livro, especialmente as que tratam da escravidão, do direito dos trabalhadores e dos direitos das mulheres são de chorar ( de tristeza e de raiva). É muito triste e revoltante ser confrontada com algumas das leis e decisões passadas, mas, o lado bom, é que as novas legislações trazem um fio de esperança.

É um livro incrível que me ajudou a entender vários fatos do passado e apreciar muito mais direitos que eu não achava tão importantes.

Para aqueles que gostam de livros de não ficção, recomendo muito a leitura.

"Escrito em linguagem simples e acessível, O livro do direito é ricamente composto por infográficos, ilustrações e textos atraentes. A obra é fundamental e envolvente tanto para curiosos no assunto quanto para os estudantes mais entusiasmados. O título faz parte da coleção best-seller As Grandes Ideias de Todos os Tempos que tem mais de 20 títulos publicados pela Globo Livros e assuntos tão diversos como química, filosofia, mitologia, psicologia, economia, sociologia e história, entre tantos outros.

O livro do direito explora diversos jargões jurídicos, além de mostrar os principais marcos da história das leis e como elas estão presentes no nosso dia a dia. Fluxogramas destrincham passo a passo teorias complexas, diagramas desmistificam conceitos espinhosos. Este livro detalha precedentes legais e religiosos, morais e códigos políticos que moldaram o mundo em que vivemos."