Caligrafia do amor

Caligrafia do amor Kate Clayborn

Resenhas - Caligrafia do amor

Fabi | @ps.leitura 12/04/2023

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Já imaginou escrever em um planner de casamento uma palavra que poderia mudar o rumo do casal? Exatamente o que aconteceu em "caligrafia do amor".

A nossa personagem Meg Mackworth, é conhecido como a calígrafa de Park Slope. É famosa pelos planners que deseja para seus clientes em Nova York, principalmente por todos os de casamento que criou ao longo de sua vida.

Mas ela tem uma habilidade um pouco diferente: ela consegue ler sinais onde outras pessoas não conseguem ver. E foi exatamente com uma mensagem escondida em um programa de casamento que tudo aconteceu.

Um ano depois, Reid, o noivo que encontrou a mensagem oculta, aparece procurando por Meg e questiona como ela sabia que não daria certo. Como ela escreveu aquela mensagem "erro" sem nem ao menos conhecia a jornada deles? E é quando eles a história começa a desenrolar.

"Caligrafia do amor" apresenta uma proposta bem diferente, né? Imagina você desenhar um planner e no meio desses desenhos, palavras surgirem e mostrar se um casal pode ou não dar certo. E isso foi o que mais me instigou em ler esse lançamento.

A forma como a autora Kate Clayborn apresenta os acontecimentos em primeira pessoa, fez com que eu entendesse um pouco mais da personagem principal, assim como tudo que passava em sua mente. E a forma como tudo desenrola, me fez entender mais sobre sua jornada e como ela tem esse dom.

A escrita da autora é boa e acaba conquistando de alguma forma, despertando o interesse em saber mais e entender tudo o que vai acontecer até o final. Porém, inicialmente, achei que tudo estava acontecendo como uma "obrigação" entre os personagens, sabe? Eles queriam entender o motivo dela saber sobre erros e acertos dos personagens, então eles precisavam desvendar tudo isso juntos.

Só que ao longo dos capítulos fui me envolvendo mais com a trama e até conseguindo me apegar aos personagens. Além de desvendarem o motivo juntos e de Meg se sentir "culpada" pelo ocorrido no casamento de Reid, isso acabou se tornando uma válvula de escape para ambos e começaram a perceber que havia uma conexão diferente entre eles. Desse ponto em diante a história fica ainda mais interessante.

Tem uma frase no livro que marquei e que faz muito sentido para toda a trama: "Mas, na verdade, o objetivo dos planners, dos calendários, é que você o percorra, marque os dias e vire a página. Que siga em frente." e é exatamente isso que Meg e Reid vão fazer ao longo dos capítulos; eles entendem os motivos, entendem todos os acontecimentos e só precisam seguir em frente. É necessário deixar algumas coisas para trás para encontrar um futuro melhor e entender todos os sinais que a vida nos proporciona.

Num contexto geral, acabei gostando de "caligrafia do amor". É uma obra que deixa o coração quentinho em muitos momentos, mas também proporciona alguns divertimentos ao longo dos capítulos e mostra que alguns sinais são impossíveis de serem ignorados.

site: https://www.psamoleitura.com/2023/04/resenha-caligrafia-do-amor-kate-clayborn.html

Laura 14/07/2023

Criativo, inteligente, bem escrito, mas morno.
Para mim (e ressalto, na minha opinião) faltou química entre os personagens, na verdade achei ambos os personagens principais, tão... rígidos, contidos emocionalmente, que quase desisti de ler.

Priscila 29/09/2023

Frios.
Casal sem química, frios e nada fluida a leitura. O livro é muito descritivo, chegou a ser repetitivo em algumas partes. Bem cansativa a leitura.

Leituras.Nanda 09/08/2023

A história tinha potencial, mas não me pegou.
Nunca tinha lido nada sobre um personagem calígrafo então essa profissão da mocinha foi o que mais me chamou atenção desde a premissa. Amei tudo que foi relacionado a esse mundo do lettering, planners e projetos nesse segmento porque apesar de não ter o dom para isso, eu acho incrível. Eu tinha uma outra ideia sobre o enredo quando li a sinopse. Achei que fosse levar o dom da mocinha mais para o lado fantasioso, mas ela apenas enxerga os sinais que muitos não enxergam porque ela olha além. Eu gostei de como essa personagem foi construída e das suas camadas, das vulnerabilidades que ela tinha... Por outro lado não consegui me conectar com o personagem masculino porque acho que ele não foi muito aprofundado. E por conta disso, infelizmente, eu não consegui sentir a química no casal. Alem disso a história do livro é muito interessante, mas não sinto que foi explorada como poderia ter sido. A narrativa foi lenta, por várias vezes me dava preguiça de pegar o livro e continuar. A escrita da autora é boa, mas a narrativa é mais densa e por vezes eu sentia que o casal não tinha nenhum propósito de passar um tempo juntos... Triste porque estava com muitas expectativas para o livro. Mas ainda quero dar outra chance a autora porque talvez eu possa gostar de outro livro dela.

Ps: Toda a resolução com a Sibby (melhor amiga da protagonista) me deixou muito incomodada porque detestei essa personagem.

Ju Ajax 27/05/2023

Achei um romance bem original. A protagonista é uma mulher inspiradora,
o casal é ótimo, e a ambientação foi muito bem construída.

No começo, a escrita da autora demorou um pouco para fluir, mas depois foi melhorando e eu fui me envolvendo com a narrativa.

Aline327 01/09/2023

Gostei muito da ideia de um livro sobre alguém que trabalha com caligrafia. Livro de tema inédito para mim. Gostei dos jogos que os personagens fizeram com as letras.

22/09/2023

Caligrafia do amor
Sendo muito honesta, não é nada demais. É uma espécie de leitura que eu gosto, mas que tem livros bem melhores por aí. É ok, nada memorável.
O motivo que une os protagonistas em sua jornada no inicio do livro me pareceu muito bobo e sem sentido. Talvez por isso não tenha conseguido me conectar ao romance entre eles. A relação da Meg com a Sibby também me trouxe incômodos.
Mas uma parte do livro me pegou e por isso as estrelas: como aprender a brigar é importante. Me trouxe vários insights que fizeram a leitura valer a pena.

Juliana990 26/01/2024

No começo do livro não entendi bem as ?viagens? da protagonista ao descrever letras e suas formas. Mas quando entendi que ela via padrões como existem na matemática e xadrez, foi mais fácil gostar do livro, e o gostosão bom de sexo, caladão e de STEM também ajudou. A parte de descobrir a cidade de NY que ela ama e ele odeia também foi bem interessante... algo que os Paulistas fazem muito. Indico!

Tay 01/06/2024

.....
O tipo de livro que voce tem que se forçar a continuar, personagens rasos que não nos prendem e uma história que se arrasta