O sonho de Lampião

O sonho de Lampião Penélope Martins

Resenhas - O sonho de Lampião

clara marinho 02/03/2023

Livrinho curto que fala da história de lampião e afins
não é uma das obras históricas e biográficas e sim mais idealizada, contando sobre o "herói lampião"
li rápido e gostei

pra quem leu e gostou eu recomendo a leitura do livro maria bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço
segue o mesmo rumo, mas contando uma perspectiva mais histórica

Ana Beatriz Arruda 03/05/2023

Edição perfeita
É um livro super fluido, fácil e rápido de ler. Além de fazer com que o leitor exprima conhecimentos sobre a época retratada, já que é um livro rico de informações. Saí da minha zona de conforto, já que nunca li algo do tema. Foi intrigante e fascinante acompanhar a trajetória de Lampião e a paixão dele com Maria Bonita.

mafelivros 23/04/2023

Que livro sensacional!
? Em O Sonho de Lampião, nós vamos acompanhar um pouco sobre a vida e trajetória de Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), ao lado de sua Maria Gomes de Oliveira (Maria Bonita) e do grupo de cangaceiros que o rei e a rainha do cangaço lideravam juntos. Essa obra reúne registros de suas lutas frequentes contra os volantes (policiais), a batalha diária pela sobrevivência, a convivência entre o grupo e as questões de fé, família e o romance na vida de Lampião.

? O livro é bem curtinho, possui xilogravuras lindíssimas e poemas ao início de cada capítulo. Foi escrito de uma maneira que mistura ficção com a realidade, tudo feito de uma forma tão incrível, que é impossível desgrudar os olhos das páginas.

Eu recomendo muito! ?

Sparr 21/05/2023

Incrível e diferente, tal qual o homem por detrás do nome
Recebi esse livro em parceria ao selo @livrosprincipis da editora Ciranda Cultural, e fiquei muito feliz com a leitura. Qual não foi a minha surpresa ao receber a caixinha e ver um nacional boníssimo, de autores que souberam transitar entre o lúdico e o real, entre a ficção e a história como ela é. Lampião é, para muitos, um vilão, e, para tantos outros, um herói. Por certo farei mais um post sobre a obra, mas queria trazer a indicação e aproveitar a empolgação de terminar a leitura de uma obra tão boa. Como sabem, estou desbravando O Romance da Pedra do Reino, do amado Ariano Suassuna, e ter essa leitura atrelada ao desbrave, permitiu-me enxergar ainda mais profundamente a figura do sertanejo. As raízes da minha família estão no Nordeste, especificamente ao Pernambuco, e cada pequena incursão literária que posso fazer, é uma honra. ?? Obrigada, Livros Principis, pelo livro. Essa leitura chegou no momento certo.

Amanda.Contiero 22/05/2023

O Sonho de Lampião
Que livro mais majestoso! Me conquistou na poética de seus versos e ilustrações ? Me conquistou pelo entrelace de facetas apresentadas para figuras que conhecemos tanto historicamente por seus nomes representados quase como ?mitos?? Esquecendo o lado humano e frágil de seus muitos contextos. Fluido, leve e muito interessante! Salve o Nordeste e suas grandes mulheres! Eis as grandes heroínas para mim haha , com toda licença ao sr ?Rei do Cangaço??
Aaaa Maria(S) Bonita(S) vc são incríveis!
Amei e super recomendo!

Miih | @mundodaleitora 11/05/2023

Gostei muito da obra! Bem diferente de tudo o que já li, a história do cangaço brasileiro é realmente muito interessante e gostei de conhecer lampião e Maria bonita.

Roberta Irds 26/05/2023

Esse foi o terceiro livro que eu li em parceria com a @livrosprincipis. Não sabia o que esperar e fiquei surpresa pela leitura ter despertado minha curiosidade sobre o bando de cangaceiros liderados pelo lendário Lampião.

Embora eu soubesse pouco sobre a vida deles, essa obra me cativou desde o começo. O livro de Marco Haurélio e Penélope Martins não é uma biografia, pois grande parte dos fatos narrados é inventada. No entanto, a escrita poética e as belíssimas ilustrações de Lucélia Borges tornam a obra imersiva e fascinante. O livro contém poemas e citações que adicionam ainda mais profundidade à história.

Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, o Rei do Cangaço é considerado pelos autoridades como o mais brutal dos cangaceiros, mas por uma parte da população sertaneja ele é visto como um herói. Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Déa ou Maria Bonita, também foi uma importante figura no bando e é retratada de maneira forte.

Embora eu não tivesse um grande interesse inicial sobre o assunto esse livro me deixou curiosa e me encantou do começo ao fim. Recomendo esse livro para todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura do cangaço e se deixe envolver pela escrita poética e as ilustrações impressionantes.