O Mundo Superior

O Mundo Superior Femi Fadugba

Resenhas - O Mundo Superior

preta velha 29/02/2024minha estante
olá, brujo.
não estou habituada a ler sci-fi e tampouco fantasia, mas tua resenha é tão interessante que adicionei este livro à minha interminável lista de desejados literários.
obrigada, forte abraço.

Brujo 29/02/2024minha estante
Oi Ana !!!
Pode ser uma porta de entrada para o estilo, acho que você deve se arriscar com ele sim.

preta velha 29/02/2024minha estante
li pouquíssimos, porque este é o gênero favorito de um amigo muito querido e conversávamos sobre quase tudo e literatura sempre ficava de fora da pauta; comprei alguns, mas gosto demais das literaturas africanas e brasileiras e vou adiando...

Fabiane 07/05/2023

Você mudaria o futuro se pudesse fazer isso?
Livro perfeito para quem gosta de física, ciência e viagens no tempo. Me senti um pouco confusa com tanta informação, mas no fim foi uma ótima leitura.

O Mundo Superior é uma distopia emocionante sobre dois personagens bem fortes e a chance de mudar o futuro.

Faragao 16/06/2023

Entendi foi nada
Não sei bem o que falar desse livro, estava com uma expectativa enorme e no final eu só me perguntava o que estava acontecendo.
Será que o problema sou eu por não entender muito sobre física ou do livro que não soube transformar física em algo lúdico?
O livro começa mega instigante com Esso procurando por Rhia, uma adolescente 15 anos mais nova que ele, dizendo que somente ela conseguirá mudar o que aconteceu no passado, há 15 anos atrás quando a própria nem tinha nascido ainda.
A história vai intercalando os capítulos, mostrando o que aconteceu nesse passado que o Esso quer mudar e o presente dele com a Rhia - eu simplesmente amo livros que fazem esse jogo entre passado e futuro até você conseguir entender o que rolou no meio, e até o meio do livro eu estava simplesmente amando e ansiosa pra que chegasse no final e o mistério fosse revelado, mas gente, que final decepcionante.
Não aconteceu nada do que eu esperava, a física ficou parecendo um super poder e isso quebrou um pouco da temática de ficção científica do livro.
Gostei de como o livro abordou a vida na periferia de Londres, as histórias das gangues, a pegada futurista, mas deixou muito a desejar no final.
Espero que a adaptação que a Netflix está fazendo consiga tratar o tema de viagem no tempo no estilo de Dark e não do jeito que foi tratado no livro.

David713 21/04/2024

Pegou no tranco
A história começa meio devagar, mas vai aos poucos tomando espaço no coração. Aí você leu tudo e nem percebeu. Hehe

Renata.Mieko 17/04/2023

Gostei do livro.
Me agrada o tema de viagem do tempo.
É um bom livro pra passar o tempo, quando vc está sem nada pra fazer.

Mia Fernandes 10/06/2023

Mundo superior
Se você gabaritou as aulas de física, matemática e curte viagens no tempo, esse livro vai cair como uma luva.

Sendo eu, uma pessoa que apagou todos os ensinamentos matemáticos e fisicos, assim que se formou, leu a duras penas. Além das fórmulas, as gírias conseguiram no início, ser bem desgastante.

Quando entrou no assunto viagens no tempo, e no posto de vista de Rhia, a história engatou pra mim.

"Talvez seja uma daquelas coisas que você precisa acreditar para ver".

Xoxo
Mia fernandes.

AnaLu.Sousa 26/12/2023

O que eu achei de "O Mundo Superior"?
Sendo muito sincera eu gostei, mas foi uma leitura muito arrastada para mim por motivos da escrita do livro. Quase não entendi e não me conectei muito bem com os personagens, mas no final eu gostei bastante.
Eu recomendo pois acho uma leitura comum, mas se você não gosta muito de matemática ou ciências não leia pois tem muita coisa do tipo neste livro apesar de ser uma fantasia.

alicegranger 22/01/2024

Eu simplesmente me senti muito burra lendo esse livro?
bom, acho que não sou o público alvo do livro, pq ele explicava explicava e explicava e eu não entendia quase nada, no final do livro deu para entender só o básico mas fiquei boiando a maior parte, achei q ficou faltando coisa não sei. de qualquer modo, tenho um pouco de interesse de saber mais sobre o ?mundo superior? e talvez eu leia o segundo livro, mas se eu não ler, não vai fazer tanta falta

Tatiane.Paolucci 22/05/2023

Cansativo mas inteligente!!!
Eu gostei da história e das referencias à física e a conexão com praticamente quase tudo nessa vida, embora eu já tivesse certeza que o passado não é possível mudar o que me prendeu até o fim seria uma esperança, afinal em livros de ficção tudo pode ser possível...

Só achei que foi um tanto cansativo e demorou muito para realmente chegar nos finalmente, a história dos personagens ficou meio rasa e sem graça na minha opinião, mas destacou bem as gangues que vemos em todos os lugares.

Os personagens principais são Rhia e Esso, a história conta a adolescência de Esso e de Rhia. 15 anos no passado e 15 anos depois.

Eu gostei muito mais das partes de Rhia, uma órfã que é cuidada por um casal que cuida de mais uma adolescente sua melhor amiga. Ela praticava esportes e ia muito bem, mas tinha problemas de se enturmar e precisava de reforço escolar justamente para física. E então entra Esso como professor de física, para ajudá-la. Ele a faz refletir sobre as distancias e tempo da velocidade da luz, no final do livro tem todos os esboços de cálculos que eles fizeram, bem legal!

A vida de adolescente de Esso não estava nada fácil, ele enfrentava dificuldade com os estudos, devido a uma briga na escola recebeu advertências e estava meio brigado com a mãe, se não bastasse ele tinha amigos em duas gangues diferentes, e sem querer estava junto com uns amigos e presenciou outro apanhando e não pode fazer nada, então meio que travou guerra com o tal do pinga sangue, que depois foi o que causou todo o sofrimento que ele vive o livro todo.

Esso faz sua primeira viagem no tempo quando sofre um acidente tentando salvar um garoto, então consegue ver algumas cenas do futuro. Antes tinha recebido da mão um caderno com anotações que eram do pai, que também parecia já ter viajado no tempo, tudo interligando com física.

Os dizeres do caderno são muito bons e ótimos para reflexão, na minha opinião é o melhor das partes do Esso.

Quando Esso encontra Rhia 15 anos depois tem a intenção de passar para ela os conhecimentos de física para que ela possa dizer como ele conseguirá voltar ao passado para consertar o que tinha feito. A mãe de Rhia é Nadia por quem Esso era apaixonado, e em uma das viagens que Esso faz Nadia diz que só Rhia poderia ajudá-lo. No final do livro isso é esclarecido como, na verdade Esso precisava se perdoar...

Seguem trechos que mais me chamaram atenção:

Ele o descreveu como se fosse um lugar que ainda existia. O Mundo Superior - segundo o dr. Esso - era um lugar onde o fio da consciência humana costurava o tecido do espaço e do tempo. Um mundo onde a compreensão da matemática da realidade podia permitir que você a visse. Tudo: toda a sua vida exposta na sua frente do início ao fim. Era de onde vinham o espaço, o tem-po, a energia e toda a física que ele me ensinou em nossas aulas.
- Minhas memórias lá de cima ainda são entrecortadas. Então, em parte, estou partindo deste caderno, que escaneei para poder ouvir - confessou ele. - Mas nunca vou esquecer o calor que senti, como se uma nuvem de energia oculta estivesse me seguindo.
- Por que está me contando isso? - perguntei, empurrando minha cadeira para trás uns três centímetros. Era demais para assimilar antes mesmo de ele ter começado esta nova aborda-gem. - Nada disso faz sentido.
- E, mesmo assim, faz. Não é? - respondeu ele, firme como pedra. - Rhia, você já teve um déjà vu tão forte que poderia jurar que realmente vivenciou em algum momento passado? O tipo de déjà vu que faz você se perguntar se há mais na reali-dade, no tempo, do que você pensa?
- Não tenho certeza - falei, reprimindo as lembranças das muitas ocasiões em que senti exatamente o que ele descrevia.
- Então, estou supondo que você nunca questionou por que o déjà vu pode parecer tão real para nós.
Na verdade, eu já tinha feito esse questionamento.

Einstein imaginou o universo como um bloco maciço que é feito de tudo. Não apenas o espaço que os planetas, as estrelas, você e eu ocupamos, mas o tempo também. E tudo está misturado em um único bloco.
- O olhar de confusão em meu rosto deve ter dito a ela que eu não estava acompanhando, então Nadia voltou ao início. - Basicamente, neste universo em bloco, se você for a um canto dele, pode acabar na Pérsia em 5000 a.C.
Vá para outra borda e estará na Tailândia de 2090. Mas cada parte do bloco, cada pedaço de história e nossos destinos futuros, já existe, está tudo ali, esperando para ser explorado e entendido.
Era impossível não notar a semelhança entre o que ela estava descrevendo e o que eu tinha visto lá em cima.
- Acho que é isso - concordei.
O ar estremeceu com buzinas de táxis pretos e ônibus vermelhos, cada um lutando por espaço na hora do rush. As ruas entrelaçadas de Camberwell Green estavam a menos de cem metros à frente.
- Tenho que ir fazer o jantar para os meus irmãos mais novos - disse ela. - Mas obrigada pelo papo nerd.
Oue se danem seus irmãos mais novos! eu queria dizer. A pior coisa que poderia acontecer com eles era passar fome por mais uma horinha. Havia muito mais em jogo para mim, talvez até para ela, se eu não conseguisse nos manobrar para um caminho melhor para o futuro."

- Acho que é isso - concordei.
Que se danem seus irmãos mais novos! eu queria dizer. A pior coisa que poderia acontecer com eles era passar fome por mais uma horinha. Havia muito mais em jogo para mim, talvez até para ela, se eu não conseguisse nos manobrar para um caminho melhor para o futuro."

Estava tão obcecado em chegar ao Mundo Superior para consertar o passado que ignorei quanto as regras da física eram rígidas, que nosso universo era aquele bloco imutável de espaço-tempo que Nadia havia descrito.
Mas, por mais rígidos que sejam passado e futuro, ambas as eternidades se equilibram em um único ponto, milagroso em que todos vivemos: o presente.
O aqui e agora é o único lugar em que somos livres para controlar nosso futuro, onde podemos redescobrir e refazer nosso passado. É o único lugar em que vou sentir o toque abrasador do sol... e os abraços de Rhia - que eram ser surpreendentemente sufocantes nos dias de hoje. As equações
da relatividade riscam os mesmos arcos, quer você as execute para a frente ou para trás - quem pode dizer que o presente não é de onde fluem as duas extremidades do tempo? Onde experimentamos e escolhemos nossos destinos? Às vezes, não podemos avançar até olharmos para trás.
Mas, quando o fazemos, o Agora é onde encontramos esse primeiro passo.

@bonecaliteraria 31/05/2023

Inteligente.
Esso é um adolescente tentando fugir dos dramas entre as gangues do bairro onde mora, enquanto conquista a garota mais legal da sua sala.
Rhia é uma menina órfã, cansada de ser abandonada, com o sonho de saber o que realmente aconteceu com a sua mãe.

Ambos vivendo na mesma cidade, suas vidas inesperadamente se cruzam. Quinze anos de distância os separam. O desejo de mudar o passado os une.

Num universo que é possível viajar pelo tempo e espaço, eles conseguiriam ter uma segunda chance ?