Um dia de céu noturno

Um dia de céu noturno Samantha Shannon

Resenhas - Um dia de céu noturno

lasthours 02/06/2023

Samantha Shannon a maior que temos
O que é a mente da Samantha, esse livro traz a mesma fórmula de o priorado da laranjeira, muitos pontos de vista, estória é vivências de vidas diferente, que em algum momento vão se conectar.
Uma das melhores coisas sobre como ela escreve é aos poucos começar a ver onde a coisas começam se encaixar, perceber o que os personagem ainda vão descobrir, o estase de sensações que ela traz é como eu nunca vi em nenhuma outra narrativa de fantasia, mesmo que o começa sempre seja lento e um pouco confuso, você sempre acaba 100% envolvido na narrativa.

E o ponto mais forte sobre a escrita dela é a representatividade, todas as etnias, e todos os tipos de pessoas e como elas se identificam e se relacionam, apresentado de forma naturalmente, como isso é apresentado sem ser o foco, sem precisar ser discutindo ou explicado, apenas o ciclo natural das coisas como realmente deveria ser.

Sim, essa resenha é apenas para exaltar a autora, mesmo depois de dias ainda não consigo pensar em o que dizer sobre as minhas queridas apresentadas aqui, apenas ansiosa pela segunda parte e poder ver como duas estórias vão se encontrar contra o mal em comum.

P.S: AMO como a estória toda sempre está em torno de: dragões maus e entender dragões bons, e como eles influenciam a ordem natural no mundo.

alinneasilva 27/07/2023

Esse livro e Samantha Shannon tem todo o meu coração. Eu simplesmente amo o mundo dessa série e como ele é bem construído. Esse livro tem tudo, drama, romance, ação, personagens tridimensionais com quem você consegue empatizar, relacionamentos complexos, momentos que te deixam com os olhos marejados e tanto tanto sentimento. Eu amo a forma como ela escreve e entrega sentimentos e momentos ternos entre os personagens e ainda assim trazer uma trama e um plot maravilhosos de tirar o fôlego e até a paz do meu sono.
Eu amo cada personagem que tem pov nesse livro, amo a construção deles, cada jornada e momento que eles passaram e eu amo a forma como Samantha consegue manter uma linha que conecta todos mesmo onde parece improvável.
Samantha é sem dúvida uma das melhores contadoras de histórias que já li e espero poder ler muito mais dela enquanto eu estiver viva.
Eu sou particularmente apaixonada por Dumai e Tunuva mas achei Glorian uma escolha perfeita pra finalmente apresentar o pov de uma das rainhas de Inys e Wulf é um fofo e o pov dele também faz sentido apesar dele ter menos impacto em mim.

Apesar de achar que a versão em português perde um pouco da magia da escrita original de Samantha, eu fico muito feliz por esse livro ter sido traduzido aqui, mesmo que ele esteja nas mãos dessa editora. Mais uma vez, assim como aconteceu com O priorado da laranjeira, o trabalho de tradução e revisão eu achei sofridos demais, cheio de erros bobos ou coisas que alteram o sentido das frases. Uma pena enorme pois esse livro merecia muito mais.

Larissia.Bezerra 19/08/2023

Perfeição!
Gente como descrever a perfeição que é esse livro? No Brasil o livro foi dividido em 2, essa primeira parte foi incrível, os personagens bem construídos, histórias fluidas, coerentes, eu nem tenho palavras! A Samantha é uma lenda mesmo!

Rebeca275 12/06/2023

Um Dia de Céu Noturno
Amo todo o universo da Samantha Shannon, que quis experimentar uma outra obra que é do mesmo universo de O Priorado da Laranjeira. É uma história muito parecida com O priorado da laranjeira, com muitos pensamentos de cada persongens que são vários. Gostei muito desse livro, pena que ele é tão desconhecido.

Erwinnph 05/07/2023

Um dia de céu noturno
O início e meio lento, mas creio que para se acostumar nomes e locais.. mas depois meu amigo, o bixo pega literalmente , apesar de ser um livro de mulheres como personagem principal , wulf consegue roubar algumas cenas junto com rei ? ela consegui o segundo livro parte 1 consegue ser melhor que o primeiro livro ? isso me surpreendeu muito ? por vezes fiquei com lágrimas nos olhos ? os personagens são muito fortes , tunuva, mds que mulher sábia, e forte apesar das percas, eu já tinha mandando tudo pra pqp kkkkkk

Enfim foi maravilhoso agora vamos para a segunda parte rsrs

Cíntia 13/06/2024

Universo incrível
Apesar da dificuldade inicial pela quantidade enorme de nomes e lugares, continuando a ler deu pra entender tudo. Universo amplo e incrível com culturas diferentes. A história principal demora pra acontecer, mas fiquei presa nas histórias secundárias. Tava precisando de uma fantasia diferente das mesmas de sempre, e essa entregou. Favoritado!

Ley 25/10/2023

Resenha da parte 1 e 2 porque afinal são um volume só
Classificação indicativa: +16

Um Dia de Céu Noturno é uma história do mesmo universo de O Priorado da Laranjeira, mas é contada séculos antes. Embora compartilhem o mesmo universo, podem ser lidos separadamente. Aqui no Brasil a história foi dividida em dois tomos por ser enorme, e a editora optou por separá-la. Mas originalmente é uma história em volume único assim como O Priorado da Laranjeira.

A maravilha das histórias é que ela é contada durante um período bastante importante e frequentemente mencionado em O Priorado da Laranjeira. Esse período se chama a Era da Amargura, que foi onde várias nações passaram por dificuldades, e a ameaça do retorno do Inominável causou medo. 500 anos haviam se passado desde que Cleolind tinha aprisionado ameaça, e desde então o Priorado manteve guerreiras e a Laranjeira para se prepararem para esse retorno. Enquanto no reinado de Inys, a sucessão de rainhas continuava porque o Santo determinou que enquanto suas herdeiras estivessem no trono, o Inominável não retornaria.

É interessante para quem começar essa história ler O Priorado da Laranjeira, porque lá a autora introduz bem como o universo funciona e as informações são postas de maneira gradual. Quem iniciar nesse universo diretamente por Um Dia de Céu Noturno, vai conseguir entender perfeitamente como a história está se encaminhando, porém não vai sentir a mesma familiaridade das referências que foram mencionadas no outro livro, e algumas informações achei rápidas demais, porque acredito que a autora confiou que seus leitores já estariam por dentro do universo.

Mas embora a Era da Amargura tenha sido bastante mencionada em O Priorado da Laranjeira, os detalhes são nebulosos. Tanto que no glossário, e na linha do tempo, quando vamos investigar nomes e datas, as datas se detém de quando o Inominável foi derrotado até 500 anos depois, e após uma pausa, a linha do tempo continua nos últimos anos até o nascimento da rainha Sabran IX e outros personagens da história mais atual. Isso faz com que surja bastante curiosidade sobre esse período, e a leitura se torne ainda mais instigante.

A estrutura deste livro continua a mesma, a autora conta várias histórias, e acompanha personagens que estão espalhados ao longo desse universo. As narrações são no leste, oeste, sul, e brevemente no norte. Os personagens estão espalhados porque cada um tem sua própria cultura e vivem em lugares diferentes, com religiões diferentes, tanto que, quando comparadas, são totalmente opostas. Suas crenças também foram modificadas ao longo dos séculos. Estamos falando de reinos que sofreram impactos distintos, estão mais próximos de quando o Inominável estava caminhando sobre a terra. Aqui, os dragões da água estão adormecidos, portanto algumas informações que já conhecíamos em O Priorado da Laranjeira estão apenas no início.

Em relação a detalhes, a autora não falha em absolutamente nada. Uma coisa que tinha curiosidade de saber mais a fundo era como funcionava o Priorado por dentro. Em Um Dia de Céu Noturno, temos personagens que estão dentro do Priorado e compartilham como é a vivência, a preparação, a hierarquia, e outros fatores que são fundamentais para o funcionamento da ordem. Claro que as principais informações sobre ele foram compartilhados em O Priorado da Laranjeira, mas como a protagonista do outro livro estava inicialmente na corte de Sabran IX, ela não passa muito tempo onde foi criada, e as informações neste livro sobre a ordem são mais completas.

No primeiro volume não há nenhum sinal de retorno dos grandes inimigos. O início é lento, é mais para conhecermos os personagens, que são vários. O protagonismo é dividido entre Glorian, do Oeste; Tunuva, do Sul; Dumai, do Leste; Wulf, do Norte. As coisas entre eles demoram bastante para nos dar um panorama de que vão trabalhar juntos, as ameaças são construídas com cuidado, e a vida dos personagens é cuidadosamente entrelaçada entre os acontecimentos principais. Gostei de alguns personagens mais do que de outros, mas é inegável como todos são bem construídos. Também tem bastante representatividade LGBTQ+.

É incrível como neste livro, ao acompanharmos de perto o legado das Berethnet, é ainda mais difícil de tragar que o Inominável é preso enquanto houver rainhas com o sangue do Santo no trono. Isso é ainda mais cruel pela protagonista ser extremamente jovem, e o reino estar à beira de uma guerra com wyverns. Mesmo sendo algo difícil, o legado persiste por séculos e o momento obriga a protagonista a tomar medidas conforme ela foi ensinada até o momento. Por um lado é bastante triste ver isso, e notar a luta de Glorian para ter domínio sobre o próprio corpo. Algumas dúvidas a respeito desse ponto no rainhado são levantadas, mas nada concreto.

A segunda parte dessa história é bastante caótica, tendo mais ação, alguns protagonistas tendo alguma conexão, bastante lutas, e decisões angustiantes. Ainda não chega ser o embate final, que acontece em O Priorado da Laranjeira, mas aqui temos batalhas que irá desfazer reinos e os moldar de formas imagináveis. Isso abalará tanto os personagens quanto tudo o que acreditam até o momento.

O que eu queria mesmo era ver a conexão entre os personagens, isso é feito de forma sutil, focando principalmente na região em que moram. Gostei da escolha da autora em manter muitos protagonistas, porque é um universo bem grande e bastante vasto, então eu ficaria curiosa em conhecer sobre esses lugares se não fossem mencionados. Mas os protagonistas conseguem dar uma visão clara do que está acontecendo, e como cada ponto se conecta.

Fui familiarizada no universo da autora antes mesmo de começar esse livro, mas ainda assim fiquei surpresa com a quantidade de pessoas LGBTQ+ presentes na história. Isso é importantíssimo, e adorei como tudo é sutil e não há estranheza na orientação sexual deles. Também há representatividade assexual, com um personagem forte e que me emocionou. Acredito que depois de terminar essa obra, ainda consigo imaginar que a autora possa criar mais outras histórias do mesmo universo, explorando mais à frente, com novos personagens. Já disse anteriormente, mas gosto de frisar que esse é o mundo em que há bastante o que explorar.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/09/resenha-um-dia-de-ceu-noturno.html

iasminnaara 02/11/2023

De volta ao Rainhado de Inys (e ao Priorado) <3
Não vou falar muito desse livro porque sinto que só posso dar uma opinião quando terminar de lê-lo (ou seja, quando eu ler o volume 2, já que a edição brasileira dividiu assim). No momento, única coisa que gostaria de dizer é que a primeira parte dele poderia ter sido bem mais enxuta, é uma introdução de 250 páginas, o que me parece insensato. De resto, eu amo demais esse universo, e gosto de todos os núcleos desse livro (diferente de O Priorado, que toda vez que chegava no núcleo do Niclays eu queria me jogar da ponte mais próxima).

P.S.: Lindo demais ver os relacionamentos dos personagens mais velhos, com destaque pra Tuva e Esbar e Sabran e Bardholt.

P.S.2: Lindas demais as relações familiares, com destaque pra Tuva e Siyu e Glorian Bardholt!

Mat 11/10/2023

Fui ler porque estava com vontade de ler uma fantasia com um mundo vasto e intrigante, mas também estava com um pouco de receio a final O priorado da laranjeira não foi umas das melhores leituras que tive.
Porém, talvez por já conhecer um pouco do mundo desse livro, não demorei a ser fisgado pelas palavras da autora, gostei bastante dessa primeira parte, que explora vários lugares diferentes, com culturas e interesses diversos, e personagens muito interessantes, principalmente os personagens mais adultos, na faixa dos 30 e até 50 anos, diferentes da maioria das fantasias que estamos acostumados a ler.

andy_Pendiuk 15/04/2024

Um Dia de Céu Noturno - Parte I
Livro muito bom, com um ritmo mais acelerado do que "O Priorado da Laranjeira". Gostei muito dos personagens e me apeguei demais a todos eles, já vou começar a parte II.

Crestani 30/07/2023

Melhor que o priorado da laranjeira
Esse livro me pegou do início ao fim. Sim, ele é lento. Sim, as coisas demoram a acontecer. Todas as reclamações que li a respeito desse livro realmente fazem jus PORÉM zelas não diminuíram o amor que senti por ele, as sensações que senti lendo, as dezenas de ?caraleo? que soltei durante a leitura.
Adorei a Dumai e o quanto ela é complexa, apesar de não conseguir imaginar ela com 27 anos, na minha cabeça ela tem 18 kkkk
Glorian é um pacotinho de amor, senti tanto pesar por ela. É difícil imaginar que ela vai se tornar a grande Glorian que no priorado falam tanto. Todas as vezes que li as partes dela sempre me veio na cabeça a cena que a Ead fala no primeiro livro, dela cavalgando pra combater na guerra com a filha recém nascida pendurada em seu seio e que dessa imagem foi feita a estátua.
Tunuva é complexa e boa em seu eu mais profundo. Cheia de cicatrizes e tristezas, não deixou nada disso abalar sua vida e seu jeito para com os outros. Foi incrível ler o ponto de vista de uma personagem com mais de 50 anos. Amei!

E o que foi esse último capítulo? Eu li a última frase do livro é meu corpo todo se arrepiou.

Eu amei, amei, amei. Achei que não fosse possível gostar mais desse do que do priorado mas graças a Deus estava enganada. RECOMENDO DE OLHOS FECHADOS.

Léo 22/10/2023

Assim, não é um livro com grandes acontecimentos e muita ação, na verdade pouca coisa importante acontece, é um livro bem devagar mas eu amei os personagens( menos o Wulf), adoro a mitologia desse mundo e foi uma leitura muito boa, assim como Priorado. Imagino que a segunda parte vai ser ainda melhor.

celiny 22/11/2023

Profundo e arrebatador (como sempre).
Mais um livro lido dessa querida autora que já têm meu coração. Um dia de céu noturno vol. 1 mostrou uma parte bem mais fundamentada do universo dessa saga pois já que se passa 500 anos antes de "O Priorado Da Laranjeira" os costumes são um pouco diferentes. Adorei aprender mais sobre o passado do priorado, assim como o leste e o rainhado de Inys.

Os personagens são muito bem construídos e apresentados, todos com suas particularidades, traumas e diferentes vivências (inclusive sofri junto com a Princesa Glorian porque livro todo ELA SÓ SOFRE).

É mais uma obra maravilhosa e bem escrita, todas as partes desse primeiro volume são interessantes, e agora está ficando cada vez mais emocionante ler, estou hiper ansiosa pelo segundo volume.

Bia Valin 18/02/2024

Samantha minha deusa
Terminei o primeiro livro e não tenho palavras para descrever o quanto eu amo a escrita da Samantha. Sou eternamente uma fã fiel da escrita dela.
Faz bastante tempo desde que li o Priorado da Larangeira, porém deu para recordar muito bem da história e acompanhar essa.

Eu amei a relação da Tuva e da Esbar. É bem raro encontrar a representatividade maior de 30 LGBT em livros ou filmes e séries. Ela conseguiu colocar muito bem a relação delas sem parecer aquela coisa maçante que nenhum dos dois do casal se suporta mais. Amei a relação da Tuva com Syiu, apesar de ela me irritar bastante mesmo. Nada justifica as atitudes dessa menina, mas vou dar um desconto por ela ser uma adolescente.

A Glorian é um amor e que já sei que grandes coisas aguardam por ela.

Eu adquiri um apego ao Wulf. Antes eu não gostava muito dele, mas passei a gostar. Especialmente o segredo que ronda ele.

E o que falar sobre a Dumai? Caraca, eu simplesmente amei. Especialmente que ela não é só uma adolescente, ela já tem 27 anos, é adulta, formada, com toda uma história já construída.
Gostei também da tensão entre ela e a Nikeya. Estou doida para descobrir o que será delas no segundo livro.

Lari423 29/02/2024

Decepcionante
Eu li o Priorado da Laranjeira ano passado, e foi a melhor leitura de 2023, então estava mto animada pra ler esse livro, mas a leitura não fluía.

Um dia de céu noturno começa bem, gostei bastante do prólogo, mas com o decorrer do livro acho q vai decaindo.As coisas demoram mto pra acontecer, e apesar de ser um mundo bem construído foca tanto na construção de mundo q os acontecimentos ficaram de lado, então era difícil continuar lendo. Só começa a acontecer algo de fato nas últimas 150 páginas, q foram mto boas.

E não achei os personagens tão interessantes quanto os de Priorado, não consegui me apegar a praticamente nenhum deles, e as suas histórias não me atraíram tanto. Enfim, saudades da Ead.

Dei nota 4 pq gosto do universo.