Inside Out

Inside Out Nick Mason

Resenhas - Inside Out

Jonas.Doutrinador 04/09/2023

Envolvente, intimista e sem rodeios
Ao saber da existência deste livro, já fui atrás de adquiri-lo, pois era a grande oportunidade de mergulhar num universo que mexe comigo de forma visceral: Pink Floyd. O livro é de uma linguagem bem clara e dotada de sarcasmo inglês, isso deixou a leitura bem leve, sem interferir em passar as riquezas de informações necessárias para admirar ainda mais esta banda.

Mason conta a trajetória da banda desde quando se conheceram no ambiente acadêmico e seguiram na formação e criação da banda que levou o rock progressivo a um patamar popular maior que as demais bandas desse estilo complexo e até incompreensível para muitos.

Para minha incursão ser mais profunda, eu ouvia cada álbum da banda quando a narrativa descrevia todo o processo de produção e criação de cada faixa. Isso foi maravilhoso, pois cada arranjo pegava uma dimensão bem maior ao fazer isso. Pude entender melhor os motivos da grandeza e genialidade deles ao ver como eram criativos ao compor cada música, uma verdadeira alquimia musical dentro de estúdios.

A narrativa é tão envolvente que eu me via em casa de shows ali naquele cenário cheio de jovens psicodélicos sem precisar estar presente num ambiente cheio de gente chapada. Também deu para imaginar o que é estar no palco e tocar pra públicos de diversos países e viver uma rotina bem louca por conta disso.

O meu ranço pelo o homem Roger Waters seguiu igual, não gosto da maneira dele ser e lidar com as pessoas, todavia pude ver como ele é genial em suas composições e produções. Posso dizer que ele é a coluna principal da banda, devido a tanta entrega, disciplina e dedicação ao trabalho. Achei muito interessante como Nick Mason se mostra como um músico limitado na parte técnica e como ele se diverte com isso ao fazer um humor autodepreciativo com a situação. Mas ao mesmo tempo ele mostra a importância de se entregar na produção das músicas, tanto é que ouvi também um dos seus álbuns solo e vi ali sua excelência não só como baterista, mas também como produtor. E puder apreciar e ver em outra perspectiva toda a genialidade e sensibilidade musical de David Guilmour. Sobre Richard Wright, além de todo o talento inerente pra ser membro do grupo, o autor destaca a importância dele no grupo, onde atuava com a função de ponto de equilíbrio entre intrigas mais tensas.

O desfecho do livro é bem interessante, pois ele faz um panorama de tudo que contou na obra e até compreender o motivo que fez Syd Barret “se perder” da visão da banda e ir por caminhos sorumbáticos. Mason também fala de como foi difícil passar por perda de amigos e membros da banda. Se você é um apreciador não só da banda, mas de música de qualidade eu recomendo essa leitura, pois é muito envolvente e nos permite entrar para a um pequeno universo de pessoas que conheceram Pink Floyd de maneira mais íntima.

Renato188 13/01/2024

There is no dark side of the moon.. it's all ...
Nem sei por onde começar a escrever sobre este livro. Dizer que é maravilhoso é pouco. Talvez por eu ser muito fã da banda, então logo não considerem muito, pois tem muita paixão envolvida.
Vamos ao que interessa, Nick Mason escreve de forma brilhante a história do Pink Floyd do começo até The Endless river. Fala sobre Syd e sua passagem pelo Abbey Road na gravação do album Wish You Were Here, das brigas com Roger Waters... dos reencontros (Live 8 e outros), do falecimento do Rick Wright e detalhes da discografia, equipe e dos estúdios. Recomendo e muito e digo mais ...leia ao Máximo volume! (Acompanhando os discos enquanto lê!).E como Nick disse no livro, tambem espero mais e mais deste legado.