Fourth Wing

Fourth Wing Rebecca Yarros

Resenhas - Fourth Wing

Brenda_stadter 02/07/2023

Eu fiquei obcecada com esse universo e eu só consegui pensar/viver essa história até agora. Até queria ter lido mais devagar, mas não deu!
Achei a história incrível e revolucionário sim.
Os dragões não apenas participam da história, mas eles têm personalidade/ regras próprias, pra mim, eles são protagonistas demais! Tairn e Andarna ???
Os personagens são interessantes, o romance é muito bom, é uma série que tem MUITO potencial e muita coisa para ser explorada.
A única coisa que me incomodou é que eu achei todo esse conflito político um pouco mal explicado, como começou isso? Tem gente revoltada por qual motivo, gente?? kkkkkkkkkkk Fiquei com muitas perguntas (o que é normal para um primeiro livro), mas espero que as coisas sejam mais esclarecidas no próximo.
O PLOT FINAL, NÃO TAVA ESPERANDO AQUILO!! AMEI
marianaa 02/07/2023minha estante
eu tbm fiquei bem confusa em relação as guerras. tipo a tal guerra q teve a 600 anos e nem entendi oq foi

Brenda_stadter 02/07/2023minha estante
A gente só sabe que tem uma guerra acontecendo kkkkkkkk

mariii:)) 01/02/2024

" O medo não pode governar meu corpo. "
??????

OMG???????!!!!!!

é uma sensação tão boa ler um livro bem escrito , com personagens cativantes e uma história estruturada... nada melhor que isso ?

> DRAGÕES < precisamos debater sobre esse tópico , NUNCA IMAGINEI QUE IRIA GOSTAR TANTO DE HISTÓRIAS COM DRAGÕES , tô apaixonada. ?

o romance é muito bom também , na verdade tudo nesse livro é maravilhoso.

eu simplesmente recomendo.

você gosta de fantasia?
você gosta de romance?
você quer se emocionar?
leia fourth wing.
APENAS LEIAM , NÃO VÃO SE ARREPENDER ???

agora me deu uma vontade tão grande de assistir house of the dragon , acho que irei maratonar qualquer dia ( tomara q seja bom )
Juan199 01/02/2024minha estante
Quero mtt ler esseee

mariii:)) 01/02/2024minha estante
leiaaaa amgg , é mt bomm

mariac.nt 22/01/2024

Dragons & enemies to lovers
Gente, serio... que livro gostoso
comecei a ler ele devido ao hype, mas entendi totalmente o motivo de tanto alvoroço.
fantasia com escola de guerra, dragões, enemies to lovers, amzds falsas, tudo tudo tudo que a gente gosta em um bom cliche. Um game of thrones juvenil.
não vou falar mt pra n dar spoiler, mas LEIAM!!! vale a pena
só n dei 5 estrelas pq achei o final um pouco forçado para dar um drama extra e, sério, n precisava, tava indo td muito bem
pra quem gosta de fantasia, esse livro não vai decepcionar
Lia Rodrigues 22/01/2024minha estante
você leu em inglês mesmo ou conseguiu o arquivo traduzido? achei um mas a tradução tá péssima

mariac.nt 23/01/2024minha estante
Lia, li traduzido kkkkk tava ruim mesmo, o segundo já peguei em inglês p ler

Clabbade 02/03/2024

Meu livro favorito sem duvidas!!
Toda a genialidade do enredo sobre os dragões e as divisões me encanta, apesar das cenas serem bastante previsiveis adorei acompanhar, amei ver a evolução da Violet e de todos os outros personagens, o final foi muito legal! Queria poder esquecer pra ler novamente com toda a surpresa. Ansiosa pro segundo livro para ver o Xaden e a Violence novamente. Aí sem palavras é um clichê muito bom, recomendo demais!!
Jikukato 03/03/2024minha estante
Tem hot?

Clabbade 24/03/2024minha estante
Tem, acho que são duas cenas apenas

Emili32 16/07/2023

MELHOR LIVROS QUE LEIO EM ANOS
Mds terminei esse livro agora e de vdd eu me encontro sem palavras faz muito tempo que não leio um livro que me deixa assim, simplesmente sem chão, gente para vocês terem noção eu nem atualizei minha leitura aqui durante o período que tava lendo, eu terminei agora e corri para atualizar, a adrenalina ainda tá no ar, só sinto vontade de chora e grita ao mesmo tempo, e sorri de vdd to sem chão, eu amooo muito livros de fantasia são meu xodó e fazia tempo mesmo que não encontrava um que me prendesse por tanto tempo, eu realmente fui um pouco lenta para terminar, porém, foi por culpa da falta de tempo e do cansaço do dia a dia, mas li muito dentro do ônibus, quase perdi parada de tão envolvida com a estória. Só digo uma coisa LEIAM, DE VDD LEIAM É MUITOO BOM! SE ALGUÉM QUE LER E AMAR QUISER COMENTAR AQUI OU ME CHAMA NO INSTA PODE IR @BIBIDIBOOK É MEU INSTA é pequeno ainda, mas tô sempre postando os, story com minhas leituras atuais e pretendo deixa o feed mais cheio também.

Desculpem se houver algum erro de digitação foi a eufória. ?

Não quero dar spoiler então vou só deixa uma frase aqui.

Mas foi o terceiro irmão, que ordenou ao céu que entregasse seu maior poder, que finalmente derrotou seu irmão ciumento a um preço alto e terrível.
? ?A Origem?, As Fábulas do Estéril
Sara 16/07/2023minha estante
onde vc baixou?

Emili32 18/07/2023minha estante
Desculpa pela demora para responder, eu baixei pelo telegram

analudw 24/03/2024

Tudo o que eu esperava.
Bom, hein.
Que livro BOM!

O que mais me fez querer ler ele é por ele ser novo e não ter uma carretada de spoiler. Essa emoção de realmente não saber o que vai acontecer.

O plot até a metade do livro já da meio para imaginar, e o final fiquei em shock.

Violet no começo me irritava um pouco por dizer sempre que era baixa, fraca e blábláblá. Mas graças aos deuses ela vai evoluindo, muito.
E essa personalidade dela obviamente é tudo culpa dos familiares e amigos próximos, que vivem mimando ela e falando que ela é indefesa.
Aos poucos vamos vendo ela se impor e não levando desaforo.

Liam, que dor. Não tem como não chorar por ele se você estiver envolvida. Personagem que faz amarmos pra depois matar de forma heróica, se vigie autora!

Dain Aestos, se mate. Sério o cara é um X9, invejoso do carro alho! Consigo pegar mais ódio delo do que do ?vilão? do livro (Jack). Desde o momento que ele começou a pedir para a Violet ir embora da cidadela eu queria que ela simplesmente mandasse ele a merda.
Personagem mesquinho e dedo duro. Deviam ter feito alguém da uma surra nele, espero que tenha isso no próximo livro.

Xaden, gostoso. A personalidade dele é ser gostoso, não tem como. Fico até sem palavras.

Historia boa é com ótimo potencial!
Minha intenção era ler só nos livros físicos, como esse que esperei lançar pra comprar e ler. Mas infelizmente não vou estar me aguentando para ler o 2.
sthe.may 24/03/2024minha estante
Que resenha maravilhosa miga ? você comprou a edição de luxo?

analudw 24/03/2024minha estante
Simm comprei na Amazon e chegou no dia do lançamento

Tane 21/06/2023

Dor, sofrimento, angústia, destruição... só coisas leves ??
"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas."

Escrevo essa resenha tal qual Brás Cubas, do meu túmulo pq estou MORTA! Rebecca você não tinha esse direito!
O livro é fantástico, universo, personagens, narrativa... tudo lindo!
Estou apaixonada e pra sempre destruída com essa história! Como que vive?
Estou escrevendo essa resenha (se é que dá pra chamar isso de resenha) depois de ter chorado litros e imaginado 1000 formas de torturar Dain com um taco de basebol com arame farpado... *o que posso dizer, sou criativa rs*
Não tenho pensamentos coerentes, só um monte de AAAAAAAAAAA com ALGUÉM ME DIZ QUE NAO É VERDADE.
Leiam, é muito bom! Não me responsabilizo por emocionais abalados ?
Leinz 22/06/2023minha estante
eu desconfiei dele o livro inteiro!!!!

Tane 22/06/2023minha estante
Simmm! Esse otário! Não gostava dele pq ele sempre vinha com esse papinho de proteger mas queria era controlar

Only the Gabi 18/07/2023

Achei a leitura muito fluida só que teve alguma coisa que me incomodou bastante durante a leitura e não sei dizer oq foi. Para mim o romance é até que legalzinho apesar de ter o clássico clichê do plot, porém acho a Violet uma personagem muito boa e que tem potencial. Só mais um adendo, como pode eu gostar mais de um casal de Dragões do que o romance do principais?!
Debora 18/07/2023minha estante
Eu amei o Tairn e a Sgayel aaaaaaaaaaaaaa eles são perfeitos

Only the Gabi 18/07/2023minha estante
SIMMM

skywalka 25/07/2023

Sinceramente?
Fourth Wing, o quarto esquadrão, li esse livro totalmente em inglês, pelo menos pontos positivos pro meu reading, mas voltando a atenção pro livro, serei honesta nas palavras e minha opinião pode não favorecer ou agradar muito mas vamo lá.
Olha boa parte do livro eu detestei a personagem, po cara, já começamos que no início do livro eu já tinha matado o plot inteiro(não darei spoilers).

Mas sério, ótimo que ela começa com um backstory de evolução, por ser mais "frágil" do que os demais, mas o que mais me irritou durante o livro foi toda hora ela falando "eu não quero ser diferente igual os outros" "eu não sou diferente dos demais" que não queria estar ali e etc.mais de incontáveis vezes, po mulher tu tá na casa dos 20, put your shit together, toda uma palhaçada no início com essa relação de ain sou fraca, aí n quero estar aqui, aí não, ninguém me diz o que fazer, eu não queria ser diferente mas eu sou(já e diferente pelo cabelo bem óbvio com as pontas prateadas queridona), surtos desnecessários atrás do outro, parecia que ali eram um bando de colegial e po, eles estão EM GUERRA, guerra é guerra, vi a mistura legal que a autora queria fazer, mas sabe, se eu pesar no banco racional e lógico, não faz sentido assim.
Dragões? Único motivo pelo que li e me ajudava a ficar com a mente sana, sério, mas isso de funcionamento, lembra literalmente Eragon. Mais uma mistura extra de divergente.

E a personagem também me dava nós nervos desde o início do livro só falando de quanto xaden era isso e aquilo, tipo, tá eu entendi, não precisa repetir.
E dos 70% parecia que eles não usavam mais o cérebro, honestamente, coisas poderiam ter sido evitadas e feito esse tipo de coisa depois pro impacto ser maior.

Não sei se continuarei com a série se tiver mais livros, gente eu sou bem difícil de não gostar de protagonistas, mas desde o início eu já estava enfezada.
gabbesant 25/07/2023minha estante
Eu comentei por alto com o meu namorado sobre esse livro e na hora ele lembrou de Eragon, disse que no mínimo era inspirado.

skywalka 25/07/2023minha estante
Gabbesant, eu achei 80% parecido com Eragon nessa parte de funcionamento

Mateus.Caixeta 07/07/2023

"Fourth wing" se esbalda na mesma fonte de repetição
Esse livro aqui me lembrou das minhas notas em matemática, sempre aquela coisa medíocre, capenga, que precisa de um reforço pra melhorar. Não é diferente nessa fantasia, que não inova (não é um problema no geral), vai na mesma fonte de outras fantasias pra se alavancar e não alça uma trajetória memorável.

Não vou mentir, foi ótimo ficar submerso nesse livro, a história tem uma escrita que consegue prender o leitor. O que definitivamente pra mim foi o melhor ponto do livro, ele passa rápido, não me senti entediado em nenhum momento. A trama é interessante no começo, saber como a protagonista vai se virar nos desafios, acompanhar ela aprendendo e evoluindo. Esses pontos a autora sabe construir muito bem e deixa a história dinâmica.

A Violet é uma personagem interessante, não é aquela protagonista "inteligente" de fantasia, que só toma decisões burras e questionáveis, ela sabe se virar muito bem nas situações. Ela me passou um vibe de Jude de "Príncipe Cruel" e Elide de "Trono de Vidro". No final ela deu uma patinada, mas eu gostei da construção que a personagem teve.

Agora falando sobre o hype, eu entendo a existência dele, mas não acho que chegue nem perto de cumprir essas expectativas. Óbvio, minha opinião pessoal, mas eu senti que a autora pegou os mesmos seguimentos que mais funcionam no tiktok e colocou pro livro vender bem. Muitas pessoas falando que lembra fantasias de 2013-2014 e eu concordo, mas não funcionou muito bem pra mim.

Parece que estou indo um pouco longe demais com um livro que nem quer ser inovador, mas é esse ponto que eu queria discutir aqui. Nem na sua zona de conforto ele funciona realmente. Um exemplo é os plots, que nos 30% já dava pra pegar fácil o que ia acontecer no final, não surpreendeu em praticamente nada. Todas as mortes são previsíveis, não consegui sentir impacto com nenhuma delas.

O romance então... o que dizer dessa interação? Vou abrir aqu um tópico que abrange esse livro: livros de fantasia enimies to lovers são em sua maioria a MESMA coisa. As interações entre os personagens, os mesmos arquétipos de diálogos, hots extremamente iguais. E eu gosto dessa trope, mas pelo amor de deus, já está cansativo. Cadê o enimies to lovers de verdade, eu quero um livros que realmente saiba usar essa trope e não colocar lá só pra conseguir novos leitores. O pior é que eles tinham um motivo ótimo pra não se gostarem, dava pra autora trabalhar isso muito bem, mas claro que ela não faz isso. E o romance deles é até ok, se não me lembrasse outros 10 livros, até ia gostar deles dois juntos.

Enfim, o que quero dizer é que vá com expectativas baixas, não espere muita coisa desse livro. Fui com as minhas bem no chão mesmo, ainda mais sabendo que é um livro hypado pelo tiktok que é aquela questão do 8 ou 80. Não sei se lerei o próximo, mas até que esse foi divertido pra passar o tempo.
Bernardo :) 07/07/2023minha estante
Se eu já estava sem vontade de ler, agora diminuiu mais ainda

Rebeca 08/07/2023minha estante
Morri com a comparação às notas ???

Beatriz 30/07/2023minha estante
5 livros???? Eu achava que eram so 2

Anne - @literatura.estrangeira 31/07/2023minha estante
É mana, são 5 livros kkkkkkkk

Dea 20/04/2024

Diálogos repetitivos e pensamentos cansativos.
Uma escrita bem meia boca.
Típico vilãozinho que usa preto e tem o passado triste.
Mas não é tão ruim assim
Illusomai 21/04/2024minha estante
Que vilão?pelo que li os vilões são os políticos navarres

Dea 21/04/2024minha estante
São sim, mais a autora coloca desdo começo o xaden em um certo papel de vilão bem forçado

thayyyyyxz 19/04/2024

Romantasy é tipo pirâmide literária e eu não posso cair
Essa resenha não tá marcada como spoiler mas recomendo ler o livro às cegas.

Prometi a mim mesma que não ia ler esse, não ia gostar, não não não não e aí adivinhem? Fiquei obcecada e li em 3 dias. Exijo lobotomia.

Se fosse pelo tanto que eu gostei daria 5 estrelas mas eu tento fazer um equilibro na nota do tanto que eu gostei e o quão é realmente bom. Tirei 0,5 pelas aparições do Dain (bofe chato além de que o plot dele no final é muito previsível) e mais outras coisinhas que me incomodaram ao longo da leitura.

Os dragões foram a melhor parte. Tairn é muito pai de menina (Andarna e Violet no caso) inclusive a Andarna é muuuito minha pitica, queria mais cenas com ela.

Eu amo que a Violet alugou um triplex na cabeça do Xaden só sendo caótica, gostosa maromba e inteligente QI do megamente (o capítulo no pov dele sendo prova disso).

Mas choquem: não quero ler o próximo! Sussurraram no meu ouvido que é pior do que o primeiro, então enquanto não tenho vontade vou imaginar um final perfeito aqui na minha cabeça e sossegar com esse universo.

Pra encerrar, um desabafo. Não posso me juntar a facção criminosa que são os fãs de romantasia!!! Socorro. Esse é o único que eu leio, juro. Inclusive, acho que Fourth Wing paved the way pro gênero romantasy, principalmente por causa da adição do gênero no Goodreads Choices Awards de 2023. Daqui umas décadas vamos olhar pra trás e lembrar: e o fenômeno Fourth Wing hein? Eu fui, eu tava.
Beatriz3345 22/04/2024minha estante
Amiga tem romance?? O romance é bom ? Se tiver são só migalhas ou participa muito da história?

thayyyyyxz 22/04/2024minha estante
mt romance amg! mesmo no início quando a violet tem q odiar o xaden ela já pensa : omg que bofe gostoso! spoiler: eles se beijam no 55%. e eu achei o romance bom porque a violet é mt diva decidida além de que tem cenas de ciúmes e eu amo cenas de ciúmes

Rodríguez 25/08/2023

LIVRO DO ANO
Meu deus eu to assim, pirando muito. livro bom p cacete !!!! a historia do irmao ta morto eu achava meia boca e tal ENTAO e nao estava esperando a morte do liam (chorei igual desgraçada). amei muito

"Sentirás el momento en que sabrás que no hay nada que dejar. Y puede que te rompa el corazón, pero cuando lo sientas, vuela. Prométeme que volarás." isso aqui define MUITO o final
Ka cardoso 25/08/2023minha estante
Pra mim nao fez sentido o irmao dela ta vivo, mas ok, esse livro e realmente perfeito xandon e violencia arrasa kkkk

Ka cardoso 25/08/2023minha estante
Eu so quero um dragao ?

ribeiro13 29/07/2023

"Um cavaleiro sem seu dragão é uma tragédia[...]"
ESSE LIVRO É SIMPLESMENTE INCRÍVEL.
Não aceito que a continuação dele traduzida em PT-br não tenha ainda.

Enfim, eu passei por turbilhões de emoções nessa leitura, a imersão que eu tive foi surpreendente. Os personagens....nossa, a construção de cada um. Me apeguei, odiei, perdoei, apaixonei....OMG.

~ Xaden, eu te amo e te odeio. Você me deixou doida.

Cara, a história é incrível, eu amo fantasia, a relação dos dragões com o cavaleiro, nossa.... Eu podia sentir isso em mim mesma! Eu me imaginei naquele cenário fantasioso e foi infinitamente perfeito.
MELHOR. SENSAÇÃO. DA. VIDA.

e convenhamos... Que final foi esse?! SENHOOOOR. (Sem spoilers)
Quando eu li os últimos parágrafos do livro eu não consegui fechar a minha boca por uns minutos com tamanha surpresa e espanto, juro.

Não peguem spoilers desse final, a imersão dele precisa ser vivida de forma pura e ilesa.

SIMPLESMENTE AMEI E QUERO ++++

???
Gizy0 29/07/2023minha estante
Onde leio traduzido?

ribeiro13 29/07/2023minha estante
Tem PDF dele no telegram!