Fourth Wing

Fourth Wing Rebecca Yarros

Resenhas - Fourth Wing

byanca23 26/06/2023

Se essa é a melhor fantasia do ano, imagine a pior
Honestamente, esse livro não tem nada demais. Não consigo entender o que leva tantas pessoas a declararem que essa é a melhor fantasia de todas exceto que de fato, vocês nunca leram uma fanfic na vida. Porque até mesmo as piores fanfics do wattpad conseguem ter uma escrita melhor que essa.

O plot é previsível e tosco, a protagonista é boazinha demais e os acontecimentos são muito corridos, ao ponto de ter time-skips de meses inteiros descartados. O romance é rápido, besta e sem nexo, em um instante se odeiam e no outro se amam, patético.

Além disso, não me apeguei a nenhum personagem secundário ao ponto de sofrer por eles caso algo aconteça, é tudo extremamente superficial, não ocorre nada que realmente seja profundo e o fato de ler um livro de quinhentas páginas onde literalmente o plot só acontece nos últimos 15% é deprimente.

Dou três estrelas porque apesar de tudo, não é horrível, apesar de com certeza não merecer um terço do hype que ganhou. É uma leitura rápida e pode ser até um pouco divertida em alguns momentos, mas com toda a honestidade, não sei se leria mais quatro livros dessa saga com uma escrita deprimente dessas e a profundidade de uma colher de chá para absolutamente todos os personagens, incluindo a protagonista.
Lu 26/06/2023minha estante
Caraca só dá esse livro na minha timeline, to ficando agoniada já. To fora desse rolê! Ele é lancamento ou bombou no tktk?

byanca23 26/06/2023minha estante
amg vi gente dizendo que era a melhor fantasia do ano no tiktok que dava de 1000 a zero em acotar etc etc mas fui ler e honestamente?? É péssimo kkkk

Lu 26/06/2023minha estante
Nota dó kkk

Jojo 29/03/2024

Esse livro deveria ser só de romance
O melhor ponto desse livro é o romance: um casal com química explosiva, uma dinâmica incrível e momentos clichês q eu amo. Mas para por aí, os plots são muito previsíveis, o universo é muito raso, os personagens secundários são desinteressantes e totalmente sem importância, o único q brilha um pouco é o Liam.
Outra coisa q me irritou muito foi esse negócio de afirmar a cada 3 frases q a protagonista é inteligente sendo q ela não é, a bicha é burra q nem uma porta, os raciocínios "geniais" dela são muito óbvios, parecia q a autora tava me chamando de burra querendo q eu engolisse isso.
Só não dei 2 estrelas por causa da última frase, q me pegou de surpresa, mas não o suficiente pra eu querer ler a continuação
LS0 29/03/2024minha estante
Violet sendo chamada de inteligente, e que ia ser uma das melhores escribas... Mas a bicha é tão burra que nunca descobre nada sozinha. Socorroooo.

Jojo 05/04/2024minha estante
o pai dela deixando uma carta q deixa NA CARA q n era um livro fictício e ela hummm o q seraaaa

LS0 05/04/2024minha estante
Essa do livro foi demais. Como podeeee????

ilykahxz 27/07/2023

Não tenho palavras para explicar meu amor por esse livro, sinceramente. Eu comecei a ler ele ontem de noite, e acabei de terminar. É simplesmente viciante!
O fato de eu amar fantasia e ter uma leitura super fluída com livros do mesmo gênero obviamente também ajudou.
Livros de fantasia são sempre meus favoritos, nunca teria coragem de negar isso.

Riorson e Violence me conquistaram de todos os jeitos possíveis. Não acho que tenha palavras para descrever a relação - um tanto quanto conturbada, devo dizer - deles.

Eles, definitivamente, estão sendo adicionados a minha lista de casais literários favoritos.
Agora, vou tomar vergonha na cara para ver se termino todos os outros livros que ainda não finalizei KK...
Lane 27/07/2023minha estante
?????

LS0 29/03/2024

Mediano, mas é só isso. Não vale os 180$.
Vamos lá. Gosto de ler livros hypado? Sim, então li esse.

Primeira coisa que tenho certeza: essa autora é fã número 1 da Sarah J. Maas né? Só falta mudar o sobrenome, porque os livros ela já copiou. kkkkkkkkkkkkk

Gente... Que absurdo, ela nem disfarçou.

Alguns pontos do treinamento me lembrou muito algumas cenas de Uma Chama entre as Cinzas... Gente, tive um déjà vu lendo. E a parte de controlar sombras... Azriel é você?

Eu sei que por ser fantasia algumas coisas aqui e ali, pode sem parecidas obviamente. Maaaaaas, entretando...

Violet, eu gostei muito dela no começo... Mas depois ela só queria saber como era o Xaden sem roupa. Ah gente sério, que decepção, parecia que ela só podia viver se pensasse no pau do Xaden dez vezes por dia. Ela tem vinte anos, mas parecia que tinha catorze agindo desse jeito infantil e estúpido.

E outra a coisa né... Ficar com dó de matar os outros? A Violet tá achando que tá aonde? Em uma competição de circo???

Outro defeito é que ela e o Xaden não tem muita graça, achei meio sem química sabe, sem muita emoção e MUITO FORÇADO. Achei que esse enimies to lovers acabou rápido demais e foi meio sem graça. Caramba, eles nem se odiaram direito pra ser chamado de enimies to lovers, na metade do livro ele já tava defendo a vida dela. Que coisa mal construída e sem graça, fora que ela é carente demais. Em um nível de vergonha alheia, fica tentando chamar a atenção dele sempre que ele tá perto dela, ela precisa de teria urgente.

E ainda tem aquelas partes toscas dos dois se bicando. Nossa, que coisa PATÉTICA. É isso que chamam de enimies to lovers??? Ahhhh, por favor né?

Dain, um tremendo gostosão, por mim a Violet deveria ter dado uns pega bem dado nele antes de se se envolver com um certo alguém. O Dain irrita com sua mania superprotetora? Sim, mas manooooo. Sou fã de friends tô lovers... Violet perdeu a oportunidade de dar um trato bem dado nesse gatão.

E a cereja do bolo...

Claro que o Dain, o melhor amigo da Violet simplesmente não é bom o suficiente não é mesmo? Sempre que a protagonista gosta de um cara mas tem outro na jogada, as autoras usam aquela receita de fazer a primeira opção errar quinze mil vezes pra fazer o segunda opção parecer melhor. Se o Dain faz de um jeito, o Xaden faz de outro e faz do jeito que a protagonista quer ou deseja. Por que claro, o Dain que é amigo de infância da Violet, do nada esqueceu isso e começou a pisar na bola oitenta por cento das vezes com ela. COMO???

Era pra manter a amizade deles intacta, mas a autora achou legal enfiar um quase romance entre eles e cagar com a amizade deles no processo. PRECISAVA? Não, mas tinha que endeusar o Xaden de alguma maneira não é mesmo?

Essa rivalidade entre ele e o Xaden tem não tem sentido. Só serve pra endeusar o Xaden, porque autora não consegue fazer ele brilhar sem humilhar outro.

Xaden... Então no início achei ele um chato, quase na metade do livro senti uma empatia por ele, mas é só isso. Não tem nada demais nele. A autora tentou fazer ele ser todo sombrio e misterioso mas não rolou não. E a que coisa mais vergonhosa que tem é ele chamando a Violet, de Violência. Que trocadilho ruim, péssimo.

Outra coisa...

Algo que não gostei foi a descrição de algumas cenas... Nossa, eu tentava ler e imaginar mas não conseguia então eu inventava o cenário de qualquer jeito. A autora não sabe descrever, eu fiquei sem entender nada naquela parte dos obstáculos. Senti que faltou detalhes, tinha alguns, mas não o suficiente para o leitor conseguir imaginar corretamente. Ficou horrível de ler.

Depois da metade do livro, as coisas ficaram meio chatas, o começo foi a parte que mais gostei, achei a leitura bem fluída. Mas ainda faltou desenvolvimento em praticamente tudo.

Cheguei na metade do livro e não aguentava mais a Violet toda hora pesando no Xaden, o quanto ele era a bonito e isso e aquilo. O hot foi bom, mas meio exagerado, com certeza aconteceu porque a autora queria impactar, mas já li melhores.

O final eu gostei, teve algumas surpresas, mas eu ainda esperava mais, mas de certa forma foi coerente. Mas eu descobri o PLOT, então não foi emocionante. Foi óbvio.

Parece que esse livro foi fabricado? Sim, e não, ele não vale esse hype todo. Já li fantasias melhores.

E outra coisa: Rhysand é o Xaden e Tamlin o Dain. Não tem outra explicação. E juro, tem uma versão de Velaris 2.0 pirateada. SOCORRO.

Quem leu Acotar já sabe do que tô falando, gente. Igualzinho... Socorrooooo.

A Andarna é a única coisa boa de verdade nesse livro. Ela e o Liam. Meus protegidos.
Tamires 29/03/2024minha estante
Kkkk to em choque! É tu ainda deu 3 estrelas? Quando eu faço esse tipo de resenha, é 2 no máximo

LS0 29/03/2024minha estante
Dei 2,5. Kkkkkkkk não sei porque que não fica 2,5 nas estrelinhas aqui no app. Que ódio. Kkkkkk

Pjmluvx 29/03/2024minha estante
Amg e oq vc me diz deles transando junto com os dragão? KKKKKKKKKK

Podreeeee. Essa autora dá umas viajada legal. Misericórdia. Kkkkkkkkkk

Gabs.Almeida 30/03/2024minha estante
Nossa amiga concordo PLENAMENTE com suas palavras. Nem quero ler Iron Flame

Giulia Fidelis 26/03/2024

O melhor plot dos últimos tempos!
Violet Sorrengail deveria ir para o quadrante dos escribas, mas por decisão de sua mãe acaba indo para o quadrante dos cavaleiros. E meus amigos, daí em diante é ação do início ao fim! Quando você acha que está tranquilo, alguém morre. E nunca é alguém "não importante" para a história. E no meio disso tudo (inclusive dragões) tem Dain, o amigo de infância, louco por regras (e pela Violet tbm) e Xaden, inimigo mortal da família Sorrengail...
E tem também o melhor plot dos últimos tempos, mesmo depois de parecer que já aconteceu de tudo!
PERFEITO ??

Thaynara 29/06/2023

épico
Eu estava com saudades de ler um livro de fantasia que me fizesse lembrar dos motivos pelos quais fantasia é meu gênero favorito. Épico.

Os dragões roubam toda cena, com certeza, mas os personagens são ótimos. Andarna e Tairn, eu amo vocês.

?Violence? é uma protagonista diferente, gostei de ler sobre, e o Xaden? é o Xaden. O melhor.

Dain, do fundo do meu coração: eu quero que você vá pro quinto dos infernos

Nanda Lacerda 17/01/2024

Mais um livro que me surpreendeu positivamente. Achei o começo bem parado,o que medanimou um pouco. Mas no decorrer do livro,a narrativa se transforma totalmente,para uma história fluida e excepcional.

Violet Sorrengail é uma jovem de vinte anos, que já tinha seu futuro traçado,ou pelo menos pensava assim. No entanto, a general de Navarre, também conjecida como sua mãe,ordena que Violet se junte às centenas de candidatos que buscam se tornar a elite de seu país: cavaleiros de dragões.

Agora, Violet terá que se superar para se tornar uma cavaleira de dragão e entrar na academia. Enquanto tem que lidar com a descoberta de uma rebelião,que transforma não só o reino,mas que vem para mudar todo pensamento de Violet sobre o império.

aelinamour 15/07/2023

Eu não sabia que precisava ler um livro com dragões até ler
LIVRO FANTÁSTICO!

ver o universo desse livro me fez ver o porque a autora disse que vai ter no mínimo 5 livros, tem MUITA coisa pra acontecer e é simplesmente incrível o desenvolvimento dos personagens (tanto protagonistas quanto secundários).

OS DRAGÕES SÃO INCRÍVEISSSSS!!!! amei essa relação deles com os cavaleiros

fiquei triste no final, mas espero que magicamente tudo se resolva! to muito ansiosa pra continuação!!!!

Elly 03/07/2023

Fourth Wing
Eu ainda tô tentando voltar a realidade depois desse livro.

Foi fantástico ver o crescimento/desenvolvimento da Violet, uma personagem considera extremamente fraca se transformando numa das maiores cavaleiras.

O universo de Fourth Wing foi muito bem apresentado, as cenas de luta foram muito incríveis de se ler, o romance fod@ e não posso deixar de falar do super plot twist no final do Livro.

Esse livro merece sim o hype que ganhou e eu tô muito ansiosa pra ler o segundo livro em novembro.

Merece bem mais do que só 5 ?

Barbarina 12/04/2024

Ainda estou muito triste e depressiva por Tia Becxa ter matado meu personagem favorito.

Mas fora isso, eu amei cada página (exceto a óbvia).
Eu te envolvi com todos os personagens. Com ódio ou amor.

Aff. Quero a continuação.

José Vitor - @zetalendo 29/06/2023

4,5 estrelas + favoritado!
Finalmente terminar o grande hype do momento nas bookredes. Por incrivel que pareca, eu não tive medo de ler e realmente confiei no que as pessoas estavam dizendo, por sorte eu gostei bastante da história.

No livro vamos acompanhar a Violet, uma jovem que estudou a vida toda para se tornar uma escriba. Quando chegou o dia, sua mãe, a comandante geral, obriga ela a desistir de tudo o que estudou, para se juntar as centenas de pessoas que querem se tornar montadores de dragões, grupo que é uma das elites de Navarre.
O problema é que Violet é uma pessoa muito frágil (ela sofre de síndromes de Ehlers-Danlos, mas isso não é dito no livro), e os dragões não gostam de pessoas frágeis, pois essa conexão que eles fazem com os humanos é uma forma de sobrevivência para a raça deles.
Esse quadrante de montadores é um lugar muito mortal, tanto que na primeira prova, para realmente entrar nessa academia, a pessoa precisa atravessar um parapeito super estreito, com uma altitude enorme, com muito vento e piso escorregadio. Só se a pessoa passar por isso, é que ela se torna uma estudante nesse lugar. Após isso, são vários desafios, até que ela consiga sobreviver para chegar a se conectar com um dragão.

É meio complexo explicar esse livro, pois são muito detalhes para entender como realmente funciona o universo. Mas, conforme vai lendo, a autora vai explicando tudo e fica mais facil de compreender como tudo funciona. Eu AMEI a criação de universo, ele é rico em tantas coisas que eu só queria saber mais e mais. A dinâmica entre humanos e dragões é muito boa, principalmente com o que a autora nos surpreende durante a história.

Achei os personagens muito bons. É possível ver a personalidade única de alguns deles, e sentir muito ódio e amor por cada um. A evolução desses personagens fica muito clara também, assim que vamos avançando na leitura.

Uma coisa que amei é que esse livro não é um romance com fantasia, mas sim uma fantasia com pitadas de romance. Isso pode não agradar alguns leitores, mas me agradou demais. Pois assim a autora consegue focar mais no desenvolvimento do universo e até mesmo no slow burn entre os personagens que vão se relacionar mais para frente.

Vi alguns leitores criticando a escrita da autora, mas eu achei normal, até porque eu não leio o livro analisando tudo, só se a escrita estiver muito ruim. Mas se não, eu foco no que ela quer passar com a história e tento aproveitar o máximo disso.

Durante a reta final, foram aparecendo pequenas coisas que foram me incomodando, como a Violet se tornando uma personagem lerda e "pick me girl", e alguns plots bem convenientes. Mas, apesar disso, tiveram momentos em que eu realmente fiquei chocado com as revira voltas que a autora criou.

O cliffhanger do final foi algo que eu já imaginava que poderia acontecer, então acabou não me chocando tanto assim, mas me deixou MUITO curioso para saber o que vai acontecer a partir disso. É o tipo de final que faz você querer pegar o próximo livro logo, o problema é que o próximo livro só lança em novembro, EU QUERO ELE AGORAAAA!!!

FW é perfeito? Não
FW vale o hype? Com certeza, sim.
É uma história que pode não agradar a todos, principalmente aos leitores que vão com expectativas altas, mas para o leitor que gosta de uma farofa saborosa, com aquele clichê no ponto, é o prato perfeito para um livro favoritado!

(Ah, e eu deixei um destaque salvo no meu perfil do Instagram, @paginas_literarias, como todo o meu surto com esse livro. Fui comentando algumas partes da leitura.)

Yasmim668 13/08/2023

🤬 #$%!& . ESSE LIVRO É PERFEITO. Agora entendo pq todo mundo adora tanto esse livro. Gente, pelo amor de Deus. Eu tô tão animada. Esse livro é bom demaaaaais. A Violet é incrível. Ela não se faz de coitada nem nada. Ela sabe das próprias fraquezas e faz de tudo pra ser boa em outra coisa pra equilibrar. O mais me fez gostar desse livro foram a Violet e os dragões. A relação cavaleiro e dragão é incrível. Senti falta de mais interações como essas. Espero que próximo livro seja tão perfeito ou mais. Tô sentindo que essa vai ser uma das minhas fantasias favoritas

Rodrigues 22/07/2023

Entrou no meu top 5
Que livro maravilhoso, ele te prende do início ao fim e te deixa com uma vontade louca de ler tudo de uma vez.
Estou muito ansiosa para ler o segundo e ter mais informações pq esses final me deixou locaaaaaaaaa

Carolina.Peixoto 01/07/2023

Hot
Eu dei 5 pq tô aqui pela farofa e pela pegacao, esse livro não é pra quem procura uma escrita aprofundada ou pra quem curte livros de fantasia, tem que deixar isso bem claro.

O universo é bem interessante e acho que ela poderia ter desenvolvido melhor os personagens. Eu não me apeguei a ninguém em específico, nem a protagonista, mas eu gostei muito do desenvolvimento romântico, e como falei lá em cima, é disso que eu tava atrás. As partes hot me pegaram demais e eu corri com a leitura atrás delas rs

Tem muitos gaps temporais ao longo da história e fiquei com a sensação de ter perdido muita coisa.
Achei o desenvolvimento dos dragões bem ruim tb. Apesar de não se grande fã de dragões e outros seres místicos, eu curti a história deles e achei bem mal aproveitada. Espero que ela desenrole melhor nos próximos livros.

Os plots são bem previsíveis, no início do livro já da pra você saber o que vai acontecer e de onde ela tirou a principal inspiração.
Carolina.Peixoto 01/07/2023minha estante
Seres míticos*