Um Dia de Céu Noturno

Resenhas - Um Dia de Céu Noturno II

lasthours 19/07/2023

O Cometa do Equilíbrio
Nessa duologia acompanhamos 4 personagens:

Tunuva; integrante do Priorado, na Lássia, tentando superar o luto pelo seu filho enquanto protege as pessoas que ama, mulher da prioresa e guardiã de tumbas.
Wulf; Que está sempre transitando entre Hroth e Inys, ele não sabe bem quem é, e isso também torna a jornada dele meio perdida, desconfio que existe para interligar outros personagens com certos pontos da estória.
Glorian; a Berethnet da vez, essa que odeia ser rainha, queria ser amada por quem é e não por sua obrigação ?divina?, tem um dois dois momentos mais emocionantes da estória, uma guerreira e defensora! !
Dumai; a filha do imperador de Seiiki, foi de ser uma ?serva? a princesa e ginete de dragões, uma das melhores personagens pra mim, principalmente por dar início a uma das coisas que mais gosto na estória, a comunicação/ligação entre as pessoas e os dragões, não aceito o final de sua estória. ??

Gostei de como a Samantha trouxe ainda mais representatividade pra essa duologia do que em Priorado da Laranjeira, e conseguiu explicar um pouco mais sobre o universo que ela criou, dando a explicando alguns ganchos com sua outra estória.

Como na Priorado, um dia de céu noturno gira entorno dos dragões do Leste, que são considerados Deuses, que trazem bençãos e ajuda ao seu povo e os dragões do Oeste, que são como demônios, que só trazem destruição. Ela traz mais coisas sobre as origens e como esses dragões e todas as forças fazem parte do equilíbrio do mundo.

O que mais gosto da escrita da Samantha, é como ela cria a estória individual de cada personagem principal, e como desenvolvê-los de uma forma que os conecte ao problema (dragões) e com os outros personagens, e até entrelaçando a vida de dois deles ou mais.

Até hoje não li uma fantasia deste tipo que me deixasse tão envolvida, o começo sempre pode ser meio lento, porque precisamos saber porquê algumas coisas vão acontecer, mas quando a estória engata, não da mais vontade de parar.

Gostei de como todos os personagens foram desenvolvidos e o seu papel na trama geral, vi o meu casal se desenvolver, acontecer e acabar, e isso eu nunca vou perdoar. ?

Depois de duas ótimas experiências, eu recomendaria livros da Samantha até sem ler.

Ley 25/10/2023

Resenha da parte 1 e 2 porque afinal são um volume só
Classificação indicativa: +16

Um Dia de Céu Noturno é uma história do mesmo universo de O Priorado da Laranjeira, mas é contada séculos antes. Embora compartilhem o mesmo universo, podem ser lidos separadamente. Aqui no Brasil a história foi dividida em dois tomos por ser enorme, e a editora optou por separá-la. Mas originalmente é uma história em volume único assim como O Priorado da Laranjeira.

A maravilha das histórias é que ela é contada durante um período bastante importante e frequentemente mencionado em O Priorado da Laranjeira. Esse período se chama a Era da Amargura, que foi onde várias nações passaram por dificuldades, e a ameaça do retorno do Inominável causou medo. 500 anos haviam se passado desde que Cleolind tinha aprisionado ameaça, e desde então o Priorado manteve guerreiras e a Laranjeira para se prepararem para esse retorno. Enquanto no reinado de Inys, a sucessão de rainhas continuava porque o Santo determinou que enquanto suas herdeiras estivessem no trono, o Inominável não retornaria.

É interessante para quem começar essa história ler O Priorado da Laranjeira, porque lá a autora introduz bem como o universo funciona e as informações são postas de maneira gradual. Quem iniciar nesse universo diretamente por Um Dia de Céu Noturno, vai conseguir entender perfeitamente como a história está se encaminhando, porém não vai sentir a mesma familiaridade das referências que foram mencionadas no outro livro, e algumas informações achei rápidas demais, porque acredito que a autora confiou que seus leitores já estariam por dentro do universo.

Mas embora a Era da Amargura tenha sido bastante mencionada em O Priorado da Laranjeira, os detalhes são nebulosos. Tanto que no glossário, e na linha do tempo, quando vamos investigar nomes e datas, as datas se detém de quando o Inominável foi derrotado até 500 anos depois, e após uma pausa, a linha do tempo continua nos últimos anos até o nascimento da rainha Sabran IX e outros personagens da história mais atual. Isso faz com que surja bastante curiosidade sobre esse período, e a leitura se torne ainda mais instigante.

A estrutura deste livro continua a mesma, a autora conta várias histórias, e acompanha personagens que estão espalhados ao longo desse universo. As narrações são no leste, oeste, sul, e brevemente no norte. Os personagens estão espalhados porque cada um tem sua própria cultura e vivem em lugares diferentes, com religiões diferentes, tanto que, quando comparadas, são totalmente opostas. Suas crenças também foram modificadas ao longo dos séculos. Estamos falando de reinos que sofreram impactos distintos, estão mais próximos de quando o Inominável estava caminhando sobre a terra. Aqui, os dragões da água estão adormecidos, portanto algumas informações que já conhecíamos em O Priorado da Laranjeira estão apenas no início.

Em relação a detalhes, a autora não falha em absolutamente nada. Uma coisa que tinha curiosidade de saber mais a fundo era como funcionava o Priorado por dentro. Em Um Dia de Céu Noturno, temos personagens que estão dentro do Priorado e compartilham como é a vivência, a preparação, a hierarquia, e outros fatores que são fundamentais para o funcionamento da ordem. Claro que as principais informações sobre ele foram compartilhados em O Priorado da Laranjeira, mas como a protagonista do outro livro estava inicialmente na corte de Sabran IX, ela não passa muito tempo onde foi criada, e as informações neste livro sobre a ordem são mais completas.

No primeiro volume não há nenhum sinal de retorno dos grandes inimigos. O início é lento, é mais para conhecermos os personagens, que são vários. O protagonismo é dividido entre Glorian, do Oeste; Tunuva, do Sul; Dumai, do Leste; Wulf, do Norte. As coisas entre eles demoram bastante para nos dar um panorama de que vão trabalhar juntos, as ameaças são construídas com cuidado, e a vida dos personagens é cuidadosamente entrelaçada entre os acontecimentos principais. Gostei de alguns personagens mais do que de outros, mas é inegável como todos são bem construídos. Também tem bastante representatividade LGBTQ+.

É incrível como neste livro, ao acompanharmos de perto o legado das Berethnet, é ainda mais difícil de tragar que o Inominável é preso enquanto houver rainhas com o sangue do Santo no trono. Isso é ainda mais cruel pela protagonista ser extremamente jovem, e o reino estar à beira de uma guerra com wyverns. Mesmo sendo algo difícil, o legado persiste por séculos e o momento obriga a protagonista a tomar medidas conforme ela foi ensinada até o momento. Por um lado é bastante triste ver isso, e notar a luta de Glorian para ter domínio sobre o próprio corpo. Algumas dúvidas a respeito desse ponto no rainhado são levantadas, mas nada concreto.

A segunda parte dessa história é bastante caótica, tendo mais ação, alguns protagonistas tendo alguma conexão, bastante lutas, e decisões angustiantes. Ainda não chega ser o embate final, que acontece em O Priorado da Laranjeira, mas aqui temos batalhas que irá desfazer reinos e os moldar de formas imagináveis. Isso abalará tanto os personagens quanto tudo o que acreditam até o momento.

O que eu queria mesmo era ver a conexão entre os personagens, isso é feito de forma sutil, focando principalmente na região em que moram. Gostei da escolha da autora em manter muitos protagonistas, porque é um universo bem grande e bastante vasto, então eu ficaria curiosa em conhecer sobre esses lugares se não fossem mencionados. Mas os protagonistas conseguem dar uma visão clara do que está acontecendo, e como cada ponto se conecta.

Fui familiarizada no universo da autora antes mesmo de começar esse livro, mas ainda assim fiquei surpresa com a quantidade de pessoas LGBTQ+ presentes na história. Isso é importantíssimo, e adorei como tudo é sutil e não há estranheza na orientação sexual deles. Também há representatividade assexual, com um personagem forte e que me emocionou. Acredito que depois de terminar essa obra, ainda consigo imaginar que a autora possa criar mais outras histórias do mesmo universo, explorando mais à frente, com novos personagens. Já disse anteriormente, mas gosto de frisar que esse é o mundo em que há bastante o que explorar.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/09/resenha-um-dia-de-ceu-noturno.html

alinneasilva 27/07/2023

Esse livro e Samantha Shannon tem todo o meu coração. Eu simplesmente amo o mundo dessa série e como ele é bem construído. Esse livro tem tudo, drama, romance, ação, personagens tridimensionais com quem você consegue empatizar, relacionamentos complexos, momentos que te deixam com os olhos marejados e tanto tanto sentimento. Eu amo a forma como ela escreve e entrega sentimentos e momentos ternos entre os personagens e ainda assim trazer uma trama e um plot maravilhosos de tirar o fôlego e até a paz do meu sono.
Eu amo cada personagem que tem pov nesse livro, amo a construção deles, cada jornada e momento que eles passaram e eu amo a forma como Samantha consegue manter uma linha que conecta todos mesmo onde parece improvável.
Samantha é sem dúvida uma das melhores contadoras de histórias que já li e espero poder ler muito mais dela enquanto eu estiver viva.
Eu sou particularmente apaixonada por Dumai e Tunuva mas achei Glorian uma escolha perfeita pra finalmente apresentar o pov de uma das rainhas de Inys e Wulf é um fofo e o pov dele também faz sentido apesar dele ter menos impacto em mim.

Apesar de achar que a versão em português perde um pouco da magia da escrita original de Samantha, eu fico muito feliz por esse livro ter sido traduzido aqui, mesmo que ele esteja nas mãos dessa editora. Mais uma vez, assim como aconteceu com O priorado da laranjeira, o trabalho de tradução e revisão eu achei sofridos demais, cheio de erros bobos ou coisas que alteram o sentido das frases. Uma pena enorme pois esse livro merecia muito mais.

Larissia.Bezerra 30/08/2023

Obra de arte!
Quando pensei que NG nenhum outro livro poderia superar o PRIORADO da Laranjeira, Um dia de céu noturno chega e dá 3 tapas na minha cara! Que perfeição! Que livro incrível, de uma complexidade tão grande, personagens profundos, histórias coesas, tudo maravilhoso! Eu amei cada página chorei, sorrir, sentir frio na barriga, vibrei e admirei cada capítulo dessa história!
A sensibilidade e genialidade da Samantha me deixa estarrecida.
Agora vem os Spoilers!

Achei que algumas narrativas apesar de não divergir com o PRIORADO, ficaram melhores, como por exemplo a princesa Sabran agora tem sangue de Cleolind e também de Galian, isso ficaria incrível no Priorado, se Sabran pudesse experimentar o Siden.

Outra coisa é a Canthe, ela me pareceu bem menos ardilosa nesse livro, mais humana... Talvez os anos tenha endurecido o coração dela. Não ficou claro, mas ao mesmo tempo sim, acho que ela a fruta para Wulf, porque ele disparou steren e não Siden, isso também é interessante porque tem alguém com as duas magias, porque ele também teve acesso ao Siden quando a mãe estava grávida.

Damai e Nikeya foi a coisa mais linda que aconteceu. Samantha nunca vou te perdoar.

E Abordagem de uma relação entre mulheres mais velhas, foi tão legal, um amor que permaneceu. Acho que vemos pouco nos livros. É sempre jovens.

Erwinnph 31/07/2023

Céu noturno.
Enfim(minha humilde opinião)? foi um bom livro, o contesto segue alguns séculos antes do primeiro livro o priorado, realmente os dragões não deixaram a desejar, deram game over e muitos personagens além dos aleatórios rsrs, a autora se aprofundou em vários personagens, mas no final deixou alguns de lado e focou em alguns, como virei fan de um, achei que faltou se aprofundar mais no relacionamento dele com a mãe, apesar de eu ter deixado escapar algumas lágrimas rsrs? fiquei com raiva de um,na verdade, creio que ao ler tu vc ira saber quem é a dita cuja kkkk? ao meu ver parece que ela sempre faz o final correndo , isso é meio broxante? tanta gente que eu precisava e queria saber mais? lembrando? minha opinião como leitor ? mas tudo isso que falei não tira a beleza da estória ???

Mat 20/10/2023

Muito bom finalmente ver as histórias dos diferentes personagens convergindo e ter as respostas que pairavam no ar desde o primeiro.
Confesso que esperava um pouco mais do final, tudo ser resolvido com a passagem de um cometa que não dependia de nem um dos personagens tira um pouco da emoção do fim.
Apesar de tudo, é uma boa leitura.

iasminnaara 05/11/2023

Todas as mulheres podem ser irmãs. Nós seremos as suas.
Eu vou ser breve: amo DEMAIS o universo do Priorado. Foi maravilhoso voltar a ler sobre Inys, Lássia, Seiiki?
Acho que me peguei mais a esses personagens do que aos de O Priorado da Laranjeira, ou talvez seja a sensação por conta de ter terminado tão recentemente.
Amo a escrita da Samantha Shannon e amo a forma como ela constrói os personagens da trama e, sobretudo, a relação entre eles. Esse livro teve muita riqueza de relações familiares e isso me aqueceu o coração e fez a leitura ser ainda mais legal. Foi bom demais ver o reencontro de dois personagens específicos da trama que passaram a vida sem saber o paradeiro um do outro.
Os relacionamentos amorosos são tão lindos, também! Tunuva e Esbar, que tem um amor tão forte, tão lindo e tão tocante. Dumai e Nikeya, que aprenderam a se entender e a cuidar uma da outra. Wulf e Thrit, que eu nem esperava, mas tive o prazer de ler a história deles.
Foi tudo tão gostoso. Foi bom demais revisitar esse universo, conhecer esses personagens, conhecer as angústias deles e tudo que os fortalece.
Enfim, foi uma ótima leitura e a guardarei comigo sempre

goliad 10/09/2023

Quero a samantha shannon na cadeia!!
Sério mesmo esse livro acabou comigo não irei me recuperar fico com vontade de chorar toda vez que lembro não leiam!! (mas leiam sim é muito bom

Gabriele253 31/10/2023

Um dia de céu noturno
Me surpreende muito como a Samantha Shannon escreve com tamanha fluidez e consegue construir mundos e personagens com tamanha beleza e significado.
O modo como Glorian cresceu de acordo com o decorrer da história e de seus traumas, para no final não se parecer em nada com a personagem que foi apresentada no inicio da história.
Dumai e Tunuva foram personagens muito legais de acompanhar, principalmente pelo fato de que elas não são como o resto dos personagens do livro em questão de idade. Acompanhar personagens mais maduras que já estão um pouco mais construidas é muito legal.
Wulf não deixou de me surpreender, mas ainda senti como se faltasse algo a mais nele.
No começo, pensei que seria como O Priorado da Laranjeira, onde os personagens iam se interligam e lutar a tal "batalha final" juntos. Mas isso não aconteceu, de forma muito compreensivel. Nenhum personagem lá estaria preparado para lidar com os costumes do reinos alheios como eles estiveram, mesmo que de forma muito forçada no livro original. Não há lugar na história daquele mundo, onde 500 anos após o fim do Inonimado os reinos se unissem todos, em prol de um só objetivo.
Foi muito legal ver mais desse universo, além de poder acompanhar mais como algumas da tradições antigas que vimos na história original.

Bia Valin 08/03/2024

Te amo Samantha
Eu não tenho palavras para agradecer pela criatividade e dom de escrita da Samantha. Simplesmente perfeito.
O livro possui representatividade e também diversidade. Descrições perfeitas sobre os elementos de cada nação e localidade.
Não é nada razo e passageiro.
Eu simplesmente amei muito o livro. Eu adoraria que tivesse muitas e muitas continuações sobre o Priorado, mas fico muito feliz que ela já tenha feito esse para explicar algumas coisas que aconteceram no livro do Priorado da Laranjeira.

celiny 05/12/2023

Ótima conclusão.
O segundo volume foi tão bom quanto o primeiro, eu me apeguei tanto na escrita da Samantha, que universo incrível e detalhado, que personagens apaixonantes, e que história incomparável. Acho que depois desse volume vou ler o priorado da laranjeira novamente, não estou pronta pra dizer adeus para essa saga.

LetAcia1104 21/01/2024

Que sequência incrível, ainda melhor que o primeiro volume. e uma sequência perfeita para o priorado da laranjeira, explicando pontas que ficaram soltas ou certas origens.

demorou um pouquinho pra eu me apegar nos personagens, mas até mesmo a glorian se mostrou ótima. amei conhecer a história do wulf e saber que por conta dele o priorado começou a proteger a herdeira de inys. também amei ler a história de amor da tunuva e da esbar, as duas realmente se completam, e admirei demais a postura da esbar nesse segundo livro.

a única coisa que tenho para criticar é o fim da nikeua e da dumai, esperava que pudessem ficar juntas.

espero que esse não seja o fim desse universo incrível que virou o meu favorito, amei cada página, até mesmo quando não gostava, em alguns momentos devorei esses livros pensando meu deus que aventura incrível é ter um bom livro nas mãos! ?