Vira-lata virador

Vira-lata virador Daniel Pennac...

Resenhas - Vira-lata virador: Adaptado do romance de Daniel Pennac

Alessandra.Adams 18/11/2023

Lindo!
"Os humanos são imprevisíveis. Não são como nós cães. Nós entendemos muito bem, sem problemas. Até os gatos dá para saber mais ou menos quando vão atacar."

Julia 01/12/2023

Vira-Lata Virador é muito lindo, as vezes engraçado e muitas vezes emotivo, as ilustrações são perfeitas.

pordentrodaestoria 02/07/2023

?Vira-lata Virador? é a segunda graphic novel lançada pela editora Nemo do ilustrador e colorista francês Grégory Panaccione.

Em 2022, a Nemo publicou ?Um Oceano de Amor?, HQ muda de Panaccione em parceria com o roteirista Wilfrid Lupano.

Neste quadrinho, diferente da primeira obra licenciada pela Nemo, Grégory adapta o romance do premiado escritor Daniel Pennac.

Sobre a história, acompanhamos Cachorro (sim, esse é o seu nome), um cão feio que passa a viver no lixão afastado da cidade. Lá ele é cuidado pela cadela Cara Preta e o seu maior conselho é que ele vá para cidade e encontre uma dona. Sem rumo, Cachorro parte em busca do seu objetivo e após ser levado para o canil municipal é adotado por Maçã e sua família. O problema é que o convívio com eles não será, inicialmente, tão maravilhoso como ele imagina.

Confesso para vocês que quando vi, pela primeira vez, um post sobre ?Vira-lata Virador? eu acreditava que essa era uma obra feliz sobre uma menina e seu cãozinho. Infelizmente, me enganei.

Embora tenha um final alegre, essa é uma história triste e super reflexiva, tanto que no texto do próprio Daniel Pennac, ele dá uma ?lição de moral? sobre a relação entre humanos e cachorros.

Na verdade, ?Vira-lata Virador? faz uma crítica as atitudes dos seres humanos, sobretudo as crianças perante os cães. Eles não são objetos que depois de um tempo você enjoa e facilmente descarta. Eles têm sentimentos e possuem uma capacidade única de nos amar. Devem nos respeitar, mas acima de tudo serem respeitados também na sua essência, afinal, nas palavras de Pennac, ?a dignidade de um cachorro é ser cachorro?.

Uma obra maravilhosa e com uma arte e cores deslumbrantes que certamente valerá a sua leitura. Mais um acerto da editora Nemo!

Alberto27 23/12/2023

Maravilhoso
Leve e direto ao ponto. Uma leitura repleta de lições de vida que ajudará a compreender melhor as relações humanas. Recomendada para todas as idades. Respeitar as diferenças é a base da amizade.

Dilalilac 14/02/2024

Bom, mas tem muita coisa triste
Mesmo que seja um quadrinho muito bonito, tanto gráfico quanto história, duas coisas me fizeram não gostar tanto...
A primeira são as cenas sobre morte de animais em situação de rua, falando sobre a morte após poucos dias na carrocinha (que ainda bem, não existe mais no Brasil e agora é proibido matar animais recolhidos da rua) e sobre abandono. E é um tema que me faz muito mal, eu não teria pego se soubesse disso, mesmo que seja um quadrinho com final feliz.
A segunda foi a ausência de realidade em vários pontos do final. Com um impacto de realidade no começo, eu esperava um final feliz com bastante realidade. Não é um defeito, é só uma observação minha.
Mas é um quadrinho bom e com o traço lindíssimo, o uso de cores e contraste dele é perfeito.

Dango Yoshio 16/11/2023

Aumizade
Que quadrinho lindo!

Acompanhamos a história de Cachorro, um vira-lata que é jogado no lixão ainda filhote, enquanto enfrenta um mundo frio e cruel, mas que também tem grandes alegrias e companheirismo.

A HQ traz assuntos que infelizmente são recorrentes como abandono de animais, maus tratos, e adoção irresponsável. Mas também fala sobre amizade, amor e família.

Um bichinho não é um brinquedo que você pode jogar fora quando não for mais conveniente. No momento que você escolhe adotar um, é pra vida toda.

Uma leitura que aquece o coração! Vale muito a pena!

Bia 18/12/2023

Aquece o coração
Este livro traz uma história muito bonita de amizade: entre pessoas e cães, entre um cão e outros cães, entre cães e gatos. Ou seja, fala sobre diversos tipos de amizade, amizade entre iguais e amizade entre supostos rivais. É uma linda lição de resiliência e superação. Recomendo!

Tary Belmont 11/06/2023

Essencial para amantes de vira-latas
A história fala de um doguinho, que sobreviveu à morte algumas vezes e também superou algumas perdas. Se você já adotou um cachorro, provavelmente já perguntou pelo que seu cachorro passou antes de você o conhecer.

A vida de Cachorro não foi nada fácil e ele passou por poucas e boas, tentaram tirar a vida de Cachorro mais de a vez por acharem ele feio. Como poderiam achar uma gracinha dessas feia? Não existe cachorro feio no mundo, não existe. Mas apesar de diversos momentos tristes ele teve boas amizades e encontrou o amor.

A HQ retrata a triste realidade e os perigos que os cães de rua enfretam, mas também mostra esperança e amo. Varios trechos eu li não só imaginando o meu bebê Champagne, mas também a Preta, o Mancha, o Vizinho e outros que conheci.

A HQ possui traços marcantes e lindos, com pintura em estilo Aquarela. Os enquadramentos e as onomatopeias sutis dão todo movimento e expressão às cenas. Sem dúvidas ganhou o posto de minha historia em quadrinhos favorita.

Lind Bezerra 27/03/2024

Razoável
Não gostei muito, não sei porque, acho que as cores dos quadrinhos me incomodou um pouco, e a história em si não prendeu muito minha atenção, a fonte das letras também foi meio paia

Rafael Mussolini 04/05/2024

Vira-lata virador
"Vira-lata virador" do animador, ilustrador, cartunista e colorista Grégory Panaccione é um quadrinho adaptado do romance infantojuvenil homônimo de Daniel Pennac, lançado no Brasil pela Editora Nemo em 2023. Na história, acompanhamos o dia a dia de um cachorro abandonado por ser muito feio. Ele vai parar em um lixão, local que poderia ter sido sua sentença de morte, mas que inicialmente vira sua única possibilidade de sobrevivência. No meio do lixo ele aprende algumas lições de vida e faz uma primeira grande amizade que o ensina que o melhor caminho seria sair do lixão, encontrar uma dona e adestra-la.

"Os humanos são imprevisíveis. Não são como nós cães. Nos entendemos muito bem, sem problemas. Até os gatos dá para saber mais ou menos quando vão atacar."

O cachorro parte para a cidade grande munido daquilo que os cães tem de melhor: instinto de sobrevivência e olfato apurado. Com um texto bem escrito, cheio de provocações sobre a natureza e a hipocrisia humanas e algumas situações bem engraçadas, entramos em uma aventura que consegue também nos emocionar. As ilustrações do quadrinho são tão divertidas quanto o texto.

Texto e ilustrações usam e abusam de características dos cães tão familiares a nós, humanos, e que para eles representam outros sinais, como o instinto por exemplo. De forma bem humorada a história mostra porque os cães se cheiram ao se conhecerem, suas estratégias de fugir de uma surra ou um grito, o motivo daqueles latidos que as vezes aparecem em horas e momentos indesejados, assim como sua percepção de quando o dono não está bem.

Quem já é apaixonado por cães sairá de “Vira-lata virador” extremamente tocado por uma narrativa que exalta os cães e sua capacidade de interação com os humanos. Quem não gosta de cães, acredito que pelo menos sairá entendendo a necessidade de defender os animais de algumas crueldades diárias.

Após passar por diversas situações perigosas na rua e até mesmo ser pego pelo canil da cidade, os caminhos do cão cruzam com os de uma menina com o apelido de Maçã. Explorando a relação do cão com essa família que o adota, o texto faz algo interessante e que torna a história uma ótima indicação para crianças que desejam ter um animal de estimação: demonstra que amor e cuidado é algo que deve ser diário após a decisão de levar um animal para casa e que passará a depender de seu dono para ter uma vida saudável.

"Eu não precisava de muito para me distrair: com alguns passarinhos, vento nas folhas, um ou dois sons estranhos para eu latir, e eu nem veria o tempo passar... para um cachorro, os apartamentos são ainda menores que para os humanos, porque tem os lugares proibidos."

Como toda relação de amor, o quadrinho deixa nítido como amor e dedicação são atos que precisam ser construídos diariamente. E mais do que isso, a história nos conta como amor desconectado de responsabilidade não se sustenta por muito tempo.

“Vira-lata virador” é todo narrado pelo cão e isso coloca o leitor diante de uma outra perspectiva. Quando o cão tenta entender o porque de algumas crueldades e abandonos em que colocamos os animais, somos também transportados para um lugar de incredulidade. Nos perguntamos porque fazemos o que fazemos diante de seres mais frágeis que a gente.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2023/06/vira-lata-virador-de-gregory-panaccione.html