Umm Saad

Umm Saad Ghassan Kanafani

Resenhas - Umm Saad

Caroline 02/01/2024

Eu gostei, gostei de saber mais sobre esse povo, ainda mais depois da crescente fala e debate sobre o conflito. Achei interessante, uma leitura assim bem recomendada principalmente para quem não quer tomar lado e sim saber mais sobre o povo palestino. Mas ainda quero ver mais sobre esse livro, para entender melhor

nileverino 05/01/2024

Emocionante
É a força e a destreza da natureza em forma de uma mulher... de um povo. Que história linda, e tão dolorosa!

Sille 20/12/2023

Mãe palestina e terra Mãe.
Umm Saad é escrita de uma forma muito bonita, ao mesmo tempo que ela representa todas as mães palestinas ela é escrita como a própria personificação da terra palestina. Mas é importante frisar que ela é literalmente uma mulher real, uma pessoa que não teve outra opção se não resistir, realidade que compartilha com todo seu o povo.
Acho que uma frase que sintetiza os dois aspectos abordados acima é "- Esta mulher gera os filhos e eles viram fedayin. Ela dá a luz e a Palestina leva."

MarcosQz 20/02/2024

O verde brota até de um galho seco
Umm Saad é uma mulher de quarenta anos que vive num acampamento em Beirute há 20 anos, desde a catástrofe na Palestina. Seu filho estava preso, mas isso é motivo de orgulho para ela pois ele está lutando por seu povo. Continua lutando.
Umm Saad nunca de queixa de nada. O orgulho da mãe pelo filho guerrilheiro é imenso, é a lança de esperança pela liberdade de um povo que perdeu suas terras, seus sonhos, famílias, sua origem, mas que nunca esquecem de onde vieram.
Umm Saad não está na guerra, mas vive, ou melhor, sobrevive à guerra fazendo o melhor que pode, carregando cicatrizes em suas mãos que vão continuar espetando debaixo da pele, tirando das ruas pedaços de metal.
Um Saad é uma mulher forte, uma mãe que só deseja o melhor para sua família apesar de toda dor da guerra. Uma mulher que ainda sonha com a liberdade. Uma mulher que é símbolo de resistência e consciência política.

Assim como Homens ao Sol, Umm Saad é uma história sobre a História, a catástrofe de 1948 que mudou a vida dos palestinos e que perdura até os dias de hoje derramando suor, lágrimas e sangue.

Giuliana 30/04/2024

Umm Saad
Um livro sobre raízes, pertencimento, resistência e luta.
Um Saad uma mulher e mãe forte, que vê seu filho indo para a guerra em busca por uma Palestina livre. Retrata a vida de tantas mulheres que precisam resistir para sobreviver diante de uma guerra, muitas vezes sozinha, porque seus filhos para a guerra.

Patricia Peres 24/12/2023

Bom livro
Mais um livro que leio deste autor palestino. Apesar de ter gostado muito da história, que fala basicamente de uma mulher chamada Umm Saad, achei a narrativa um pouco confusa. O último capítulo me deixou ao mesmo tempo impactada e emocionada.