Democracia Hackeada

Democracia Hackeada Martin Moore

Resenhas - Democracia Hackeada

Dayane 24/09/2022

Leitura reveladora!
Cirúrgico, incisivo e claro, Martin Moore traz em seu livro Democracia Hackeada, uma cenário bastante assustador.

Em uma época em que consumimos tudo com tanta velocidade, acabamos nos perdendo entre o que é substancial para nós e o que não é, e no meio de toda essa loucura, se desenrola uma cenário político que não titubeia ao se aproveitar destas mesmas ferramentas para propagar falas democráticas, autocráticas ou anárquicas.

Perceber o quanto o Ser Humano é propenso a ser manipulado, é simplesmente estarrecedor.

Jocilaine(@semlimitesparaoslivros) 28/08/2022

Um alerta!
"A política saiu dos palanques e dos espaços reservados (palacios, congressos, senado e afins) e passou para as mãos das pessoas conectadas. E isso não é necessariamente bom."

Um livro muito interessante, que nos aponta toda a fragilidade que a internet tem, diante de tantas informações disponíveis. Até que ponto seus dados pessoais estão seguros e sendo respeitados? Até que ponto suas informações poderão ser usadas de forma adequada e respeitosa . Ou até mesmo quem garante que elas não podem ser usadas contra você mesmo?
O livro inicia e trata em muitas de suas páginas o assunto principal que e a "Política", porém abre um leque de situações quanto o acesso deliberado dos dados de usuários nas grandes redes disponíveis para busca, relacionamento e redes sociais. Tantas informações que não temos controle, e que estão disponíveis para utilização na formentação de dados e diretrizes das propagandas pertinentes aos interesses de grandes grupos. A chegada de informações tão precisas aos nossos olhos é incrível e tão rápida quanto ao um pisca de olhos. E aí é que está o perigo, toda essa agilidade, não nos permite a manter atentos quanto ao que tudo isso é verídico e importante. Chegando a nos fazer refém de poucas e rápidas mensagens sem uma consulta de veracidade. Outro, ponto percebido, é que a corrida armamentista ganhou sua versão também através da internet, um fato, uma história, uma foto, ... pode ser tão destrutiva quanto uma bomba, quando bem manipulada e jogada na rede em um momento oportuno. Destrói uma personalidade, uma eleição, um político em questões de segundos. E o interessante é que tudo começou apenas com o intuito de manipular dados para cometer risos e mostrar a rebeldia. Porém, logo os hackers eram uma fragilidade interessante do sistema e foram utilizados para interesses pessoais para ganhos dos grupos que os contratavam.
Mas, a eficiência da internet não fica só do lado obscuro, ela corre em busca de novas e maiores experiências, e seus fundadores, não medem esforços, fará galgar novos horizontes, nos dando um crescimento também nas informações para a educação, esforços que criam plataformas em busca do desenvolvimento humano. Meios de facilitarem o ir e vim através de apps que facilitam o deslocamento através de transportes alternativos. E um grande investimento em estudo com as diversas startup espalhas pelo mundo e principalmente no Vale do Silício.
Outro fato, é muitas das vezes a impunidade dos atos ministrados pelo contraventores dentro da internet. As leis parecem não atingir quem está no lado obscuro da internet, eles lançam do anonimato sua melhor arma. Mas, um fato pelo qual devemos ter cuidado ao permitir acesso ilimitado aos nossos dados pessoais e ao que publicamos nas redes.
A obra é um alerta das grandes armadilhas que nos espreitam, cabe a cada um apurar e ter a certeza das informações obtidas e aprimorar suas escolhas diante de tantas informações disponíveis. Vale lembrar que a dose errada do remédio pode matar. Então, vamos ser cautelosos e usar a internet com moderação.