Conte-me a verdade sobre o amor

Conte-me a verdade sobre o amor Susanna Abse

Resenhas - Conte-me a verdade sobre o amor

Michele 25/07/2023

Ah, o amor?
?Nascemos querendo nos aproximar das outras pessoas e nos relacionar com elas, e cada um de nós tem uma estrutura interna que se reflete na maneira como criamos os vínculos íntimos.?

E nem sempre é fácil juntar duas histórias de vida, dois olhares diferentes, e somar ao invés de lutar para ganhar.

Mas a terapia tem como objetivo nos fazer refletir sobre assuntos difíceis, suportar os sentimentos, tolerar o incômodo e enfrentar os medos.

E o livro nos mostra possibilidades, frustrações, adequações e relações, que não são perfeitas mas são possíveis e valiosas.

Carla.Parreira 11/04/2024

Conte-me a verdade sobre o amor (Susanna Abse). Melhores trechos: "...O objetivo da terapia é fazer a pessoa refletir sobre os assuntos difíceis, suportar os sentimentos, tolerar o incômodo e enfrentar os medos... Na maioria dos relacionamentos, os dois adultos passam por um processo gradativo de desilusão e separação. A lua de mel termina e a vida real começa. De repente, já não se está vivendo com aquela pessoa ideal, mas com alguém mais real, com seu próprio ponto de vista e necessidades distintas. Essa desilusão pode anunciar o fim de um relacionamento ou ser o começo de uma nova fase. Em geral, traz a sensação de uma perda dolorosa, e o casal pode passar anos e anos elaborando esse desapontamento, a caminho de uma visão mais realista do que aquela relação pode oferecer. Essa fase certamente é menos romântica, mas, para muitos casais, também é o prenúncio de uma intimidade maior, porque é mais verdadeira e porque a intimidade e a proximidade são sempre favorecidas quando os parceiros se sentem compreendidos... São múltiplas as razões pelas quais as pessoas têm aventuras amorosas, mas, pela minha experiência, é comum que isso tenha a ver com algo que acontece entre o casal. Um caso extraconjugal pode ser uma resposta a um problema com que o casal não consegue lidar junto e, às vezes, os atos de traição servem como um alerta. Por outro lado, pode ser uma resposta à redução do apego a um parceiro e uma transição para sair do relacionamento e ir em direção a algo novo... Fazer mudanças e enfrentar os fantasmas que assombram e moldam nossa vida são coisas difíceis de fazer, e a maioria de nós encontra maneiras de não olhar muito a fundo. Parece que preferimos deslizar a foto para a direita, arranjar um novo amor, tomar uma bebida, comprar um vestido novo ou, simplesmente, fingir que não enxergamos. A sociedade nos estimula a andar depressa porque andar devagar custa dinheiro. Até o serviço de saúde mental do National Health Service gosta da 'solução rápida' da terapia cognitivo-comportamental, apesar de sua incapacidade de 'solucionar' os problemas de muita gente. Em vez disso, os pacientes dão voltas e mais voltas pelo sistema, numa busca desesperada por algo que a terapia de curto prazo não tem como oferecer... Muitos casais, depois de terem filhos, perdem a ligação. Muitas vezes, esse problema está relacionado a um sentimento de que a intimidade entre os dois é uma exclusão cruel para os filhos. E, quando têm um único filho, esse problema pode ser ainda pior. A vida familiar passa a girar em torno da criança e de suas necessidades, mas, quando o filho ou a filha saem de casa (e, nessa situação, eles costumam levar muito mais tempo para sair), o casal se vê sem um relacionamento a que recorrer... Todos os casais têm que aprender a aceitar as limitações de seu relacionamento. Alguns tentam lidar com as decepções evitando as coisas, ou encontrando consolo em outros lugares. Outros, como Reggie e Lawrence, parecem travar uma longa batalha passional para conseguir o que desejam, e, de certo modo, essas batalhas mantêm os parceiros muito absortos um no outro. A maioria dos casais, com o passar dos anos, para com a maioria das brigas. Os processos naturais do envelhecimento nos tornam mais cientes do custo desses conflitos, e, cansados das batalhas, aceitamos aos poucos a pessoa amada como ela realmente é, e reconhecemos que algumas coisas simplesmente são como são. Por isso, o casal reduz suas expectativas em relação ao outro e, quando isso acontece, há menos desapontamento e mais capacidade de cada um apreciar e agradecer pelo que se tem..."

Mike 29/07/2023

Relatos em psicoterapia de casais
Susanna Abse relata alguns de seus casos de atendimento em psicoterapia de casais. A sensação é de dividir o consultório e ouvir os relatos mais variados da vida a dois.

Beatriz3345 03/03/2024

Mexeu com todas as minhas camadas profundas, mexeu com meu inconsciente, chorei 2 semanas por ter que me conectar com todas as minhas camadas que estavam sendo redescobertas. Um livro extremamente profundo, pela primeira vez posso dizer que não sou a mesma depois de ler um livro. Gratidão psicanálise?