Desculpa se não fico linda quando choro

Desculpa se não fico linda quando choro Joya Goffney

Resenhas - DESCULPA SE NÃO FICO LINDA QUANDO CHORO

Giovana.Giacometti 08/12/2023

Simplesmente perfeito
Esse livro é perfeito!! Meu novo livro conforto, me identifiquei bastante com a protagonista e a autora soube desenvolver bem o resto dos personagens. O livro pode só causar estranhamento por conta da questão étnico racial dos EUA ser diferente do Brasil, mas tendo em mente isso dá pra entender de boa certos assuntos.

ALERTA SPOILER

O livro mesmo partindo do clichê de ter um anônimo ameaçando a protagonista, consegue fugir daquele padrão de quando os segredos vem a tona os amigos abandonarem ela. Além disso, também traz o culpado recebendo sua devida punição, coisa que normalmente passa batido nessas narrativas. Isso foi uma das coisas que me cativou no livro, além das pautas raciais serem trabalhadas de uma maneira leve e concisa. Só acho que na versão traduzida eles erraram na escolha da N word brasileira, até porque não tem uma palavra com o mesmo peso. Mas tirando isso, o enredo, personagens, cenários e diálogos são perfeitos!! Mostrou o desenvolvimento de cada um!

Jane 57821 05/12/2023

Potente e inspirador
Foi um audiobook bem interessante, que conversa muito sobre vários temas atuais além de explorar o racismo e suas diferentes facetas nos Estados Unidos, recomendo a leitura!!!

Anna486 22/11/2023

Que livro incrível! Me surpreendeu positivamente trazendo um romance super fofo enquanto trata de temas muito importantes com naturalidade é responsabilidade abrindo muito espaço pra reflexão

Msriaanita 21/11/2023

Amei!!
A melhor coisa desse livro incrível com certeza foi a trilha sonora "How you gonna act like that" do Tyrese. Me apaixonei nessa música tanto quanto pelos personagens que recomendaram.

Acho incrível como o Carter apresentou para Quinn como ela sofria o racismo mesmo de maneira "inofensiva" pelos colegas de escola.
Simplesmente AMEI a Livvy de todo meu coração ??.

MFenner 19/11/2023

Desculpa se não fico linda quando choro - Joya Goffney
Aiai... esse racismo da Destany é tão comum hoje em dia. A pessoa que acha que só porque a outra ri da "piada" é porque é brincadeira. Racismo não é piada, e piada não é brincadeira.

Quantas listas hein Quinn... quase custaram sua vida.

"A sensação de beijar Carter é aquela de estar exatamente onde eu preciso. Como se tudo tivesse acontecido só para que eu terminasse aqui, livre de mentiras e medo e culpa, com amigos que me entendem e me respeitam e um garoto que não é perfeito, mas paciente e tem uma luz que ilumina toda a minha escuridão. Finalmente."

A história é boa, intrigante e clichê, o clássico enemies to lovers, fofa mas nada de "uau, que maravilhoso".

Retrata problemas como preconceito, racismo e bullying de uma forma leve mas ao mesmo tempo mostra o quão grave essas situações são.

RACISMO NÃO É PIADA. PIADA NÃO É BRINCADEIRA.

valen ! 13/11/2023

Eu amei demaisss!!

Eu amei tudo desse livro. A forma como a escritora consegue nos teletransportar pro mundo da Quinn, como se a gente estivesse lá com ela, é surreal.
A leitura me prendeu do início ao fim por ser uma leitura fácil e sem complicações. Eu demorei muito pouco pra ler e super indico pra quem quer ler um romance muito fofo!

Jaqueline @icontextualize 11/11/2023

Um YA pra aquecer o 💜
Ei, pessoal! Confesso que não sou uma leitora assídua de livros jovens adultos, mas essa leitura foi super agradável. Por isso, separei alguns motivos para tentar convencer vocês a darem uma chance.

Protagonismo preto: Nessa história acompanhamos a Quinn no último ano do ensino médio tendo que lidar com uma grande frustração e com um possível chantageador referente ao seu diário desaparecido.

Conhecemos também o Carter, o último que viu seu diário, e que vai embarcar com Quinn em uma jornada repleta de descobertas e desafios.

Jornada de amadurecimento: Durante a leitura, acompanhamos a Quinn lidando com seus medos, inseguranças e principalmente aprendendo a amar quem é em uma grande jornada de descoberta. A história passa uma mensagem que aquece super o coração 💜.

Temas pertinentes: durante a narrativa a autora trabalha temas super relevantes como: aceitação, cyberbullying, assédio, racismo etc.

site: instagram.com/icontextualize

Maria 11/11/2023

Black Romance
Perfeito!!! É um romance gostosinho de acompanhar, confesso que achei a narrativa principal até um pouco adolescente de netflix, porém, a história vai se construindo bem e te prende. Traz um cenário bem interessante pensando do ponto de vista da racialidade e com ctz pessoas negras vão se identificar com muitas narrativas e nuances. Recomendo.

@Mihleituras 15/09/2023

Muito bom esse livro. Romance fofinho e engraçado. O casal e simplesmente perfeito. Gostei muito de ver a Quinn enfrentando seus medos e inspirando os outros a fazer o mesmo.

landaa0 09/09/2023

Desculpa se não fico linda quando choro
Quinn é uma garota negra que está no último ano do ensino médio. Costuma escrever tudo o que sente em seu diário, até que um dia, ela o perde. Momentos depois, Quinn recebe mensagens anônimas no seu Instagram, onde era chantageada a cumprir algumas listas de seu diário ou se nao, ele seria publicado para a escola toda.

Em um piscar de olhos, eu ja tinha terminado esse livro! Leitura fluida e que me prendeu bastante. Além do enredo.

"Desculpa se não fico linda quando choro" nos ensina que mentir nunca é a melhor opção, que temos que tomar cuidado com as piadinhas direcionadas aos nossos amigos, muitas vezes ofensas são mascaradas através dessas piadas, como aconteceu com a protagonista.  Fala sobre se encontrar dentro de sua própria cor, como lidar com o racismo, a questão do Cyberbulliyng, enfim, temas que precisam serem mais discutidos atualmente.

Amei o casal secundário. Olivia e Auden são muito fofos juntos. Carter era muito chato no início mas se revelou o oposto. O mesmo com Quinn, mimada que só, mas ao final do livro, uau que evolução

Taiane.Anhanha 07/09/2023

Legal, bem voltado para adolescentes
Eu gostei da leitura, apesar de ser um romance escrito, nitidamente, para adolescentes. E talvez esses sejam meus maiores pontos de crítica kkkkkk mas eu super entendo a autora que se dirigiu a essa faixa etária e não a uma mulher, adulta de 26 anos que ficava ? em algumas bobajadas hahaha

Enfim, conta a história de Quinn no último ano do ensino médio, que escreve listas em uma espécie de diário. Essas listas são de várias coisas...desejos, sonhos, metas, confissões. Só que um dia ele some e ela começa a receber ameaças (poderia ter sido melhor explorado esse mistério).

Ponto principal: Quinn é uma menina negra de uma família rica, escola rica, com todos os privilégios. Ela não é alienada, mas ainda não se dá conta de algumas coisas. Nesse meio tempo, Carter, um colega, que também é negro, ajuda ela nessa aventura de descobrir com quem está o diário, etc, etc. Não precisamos nem dizer o que vai rolar com esses dois....e é legal a autora ter explorado essa questão do romance entre jovens negros. Apesar de ter sido meio blé ela ter feito o Carter um cara tão perfeito, sem defeitos, que não erra, perdoa, sabe de tudo e mais um monte de características que nem em sonho um jovem de 18 anos teria maturidade para ser (nem com qualquer idade). Chega a ser enjoativa a forma de ela querer que ele fosse o garoto perfeito.

Enfim, Quinn descobre sua negritude, se reconecta com sua família e outros amigos e é uma jornada legal e cheia de aprendizado. O livro se arrasta em alguns momentos e a parte familiar, com a vó, foi meio chata.
Na real, a Quinn é CHATA. Ela erra com uma pá de gente, mas quando rateiam com ela, dá chilique ajahakansj sério, tem uma parte que eu fiquei "??? garota, se ligue, tu nem tem direito de ficar brava com isso".

Indico para jovens, acho que adultos não terão paciência ajahsjshss