As Aventuras de Uma Garota Negra em Busca de Deus

As Aventuras de Uma Garota Negra em Busca de Deus George Bernard Shaw

Resenhas - As Aventuras de Uma Garota Negra em Busca de Deus

Valéria Cristina 08/05/2024

Sensacional!
Finalizei a fábula "As Aventuras de Uma Garota Negra em Busca de Deus" e está se constituiu em um dos melhores texto que li. A narrativa, enxuta e irretorquível, nos conduz por uma jornada emocionante e filosófica, escrita por George Bernard Shaw. Publicado em 1932, oferece uma perspectiva única sobre questões de fé, identidade e sociedade, através da voz cativante e perspicaz de sua protagonista.

A história segue uma jovem negra que, depois de ser “catequisada” por uma jovem europeia e branca, não se satisfaz com suas explicações e, por isso, sai em busca de Deus e de seu próprio entendimento acerca de questões que não exaurem na simples religiosidade, mas abrangem também perguntas profundas que permeiam sua existência: o que é Deus? Ele existe? Em qual forma?

Ao longo da jornada, a menina se depara com diversas personagens que tentam responder satisfatoriamente suas perguntas. Shaw tece uma narrativa rica em diálogos vívidos e reflexões perspicazes. Aborda questões complexas, como religião, moralidade e preconceito, de uma maneira que desafia as convenções sociais e questiona as estruturas de poder estabelecidas.

É uma leitura envolvente, que permanece relevante mesmo décadas após sua publicação, oferecendo insights atemporais sobre as complexidades da existência humana.