Thornhedge

Thornhedge T. Kingfisher

Resenhas - Tornhedge

BellPolveres 27/08/2023

#EuPrefiroACapaDaAshleyMackenzie
Primeiro de tudo, quero comecar dizendo: É um CRIME que a capa da artista Ashley Mackenzie tenha sido rejeitada para esse livro! Dá para encontrar ela no intagram da artista: @ashmackenzieillustration, e eu acho que encapsulava bem a premissa da história: "Não. Apesar do que você acharia, não é a história da donzela dormindo na torre. É do sapo"

Eu comecei a ler por amado What Moves The Dead dessa autora, e lido a sinopse apenas uma vez, acabei não lembrando de tanto e passei a primeira parte da história pensando que era sim sobre a donzela na torre, e esperando que em algum momento tivessemos a troca do ponto de vista da Toadling, mas não! Essa sapinha-não-sapinha é nossa protagonista e eu adorei ela tanto quando adorei Easton do outro livro que li da T. Kingfisher.

Essa autora é boa em escrever fantasias e... Suspense? Horror? Não sei exatamente como descrever What Moves The Dead, mas em uma coisa os dois livros têm em comum: Ela sabe construir muito bem a narrativa de suas novellas e deixar o fluxo delas histórias sólido e satisfatório, tornando leituras rápidas (pela quantidade de páginas) ainda mais rápidas e suaves com sua escrita bem feita e estruturada.

Seus personagens têm características marcantes que os deixam mais realistas e simpáticos em pouco tempo, como o Halim nesse caso, e sua mania de falar palavrão e pedir desculpas logo em seguida. A T. Kingfisher também têm a ótima habilidade de nos dar informações sobre suas construções de mundo no momento certo para não ficar muito expositivo e tampouco muito confuso.

Eu tenho que reforçar que ela escreve muito bem! Isso me deixa empolgada para ler outros como A House With Good Bones ou Twisted Ones, e até considerar dar uma chance para Nettle & Bone, que eu previamente tinha descartado por não ter uma premissa tão interessante. Não é uma escrita incrivelmente poética e lírica com palavras complicadas e frases filosóficas, mas perfeitamente construída e descritiva na medida certa.

Acho que esse, ainda mais que What Moves The Dead, foi uma leitura calma, relaxante, sem muitos altos ou baixos, só um fluxo satisfatório; então não é uma leitura que vai te deixar WOW e mexer com as suas emoções, mas uma para quando você precisa de um conforto, um sorriso e fadas esquisitas e muito interessantes, é perfeito.

Maricita 06/01/2024

Na verdade, 3.5 estrelas que eu arredondei pra 4.
O livro é uma doçura. Exatamente o tipo de fantasia divertida e doce que eu gosto — e que eu já esperava receber após ter lido Nettle & Bone da mesma autora. Eu amei a escrita dela, mais uma vez. Amei os personagens. Amei a construção do plot.

Mas eu odiei o final. Os dois últimos capítulos do livro são do nível último episódio de how I met your mother de ruim. Anticlimático. Corrido. Meio chocho.
Recomendaria? Recomendaria. Leria outra vez? Acho que não.