Confusão

Confusão Yanna Vasconcelos

Resenhas - Confusão

Leonardo 22/10/2023

IMPECÁVEL
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Confusão: O fogo da ira lançado pela editora Talentos da Literatura Brasileira. O livro é de autoria de Yanna Vasconcelos e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

No primeiro livro da série "As Cinco Realezas", nós conhecemos a vida de Renata Gomes, uma jovem de 19 anos com uma personalidade complexa e perturbadora. Renata não está nada feliz de precisar se mudar para Porto Alegre, mas não vê muitas opções já que sua mãe, Raquel, passou em um concurso público na cidade. Com isso, Renata precisa entrar em uma nova escola para finalmente finalizar o ensino médio.

Estaria tudo bem se Renata não tivesse um estranho hobby, que ela quase eleva ao nível de arte: causar dor, sentir dor e testemunhar dor. Além desse desejo intenso, a garota tem uma habilidade que até hoje não compreende: ela consegue acessar memórias traumatizantes de que quer que a olhe nos olhos. Além disso, desde quando se lembra, ela escuta vozes (gritos) no fundo de sua mente, a atormentando.

Tudo muda quando Renata passa a ter visões de pessoas que nunca sequer viu. Agora, nessa cidade nova, a garota se vê ainda mais confusa em suas próprias habilidades. Ao receber de um homem estranho um colar que a remete a um conto de fadas mítico, Renata precisará descobrir qual a sua verdadeira origem e o que as outras pessoas ao seu redor tem haver com seu passado obscuro.

Vamos lá! Primeiramente é bom avisar que "Confusão, o fogo da ira" tem uma série de temáticas que podem servir como gatilho para pessoas mais sensíveis! Temas como Bullying, automutilação, violência sexual e suicídio! Portanto, leia as indicações do livro antes de se aventurar na história.

Um dos principais pontos desse livro pra mim foi a protagonista. Eu detestei Renata por muitas páginas durante a minha leitura! Isso porque a ausência de empatia dela e sua capacidade manipuladora a transformam em uma vilã intrigante e ao mesmo tempo repulsiva, enquanto ela deixa um rastro de destruição por onde passa. Mas ao mesmo tempo, existe uma carisma em sua crueldade que a torna aquelas personagens que amamos odiar.

Outros personagens que Renata conhece por conta da escola onde passa a estudar são fundamentais para a trama: Júlio, Diego, Carla , Juliana, Julia e Julian são apenas alguns do que contracenam e que, aos poucos, vamos compreendendo melhor seus papéis na história.

A escrita de Yanna Vasconcelos se saí muito bem nas cenas mais tensas, que são numerosas ao redor do livro. Ela nos provoca a ir até o ponto em que consideramos "O que a Renata tem na cabeça?", isso porque são diversas as cenas em que ela é extremamente manipuladora e violenta, sendo protagonista de cenas de assassinato e humilhação com terceiros. Eu realmente terminei o primeiro volume dessa série sem saber se odeio muito ou odeio pouco ela!

Já a construção de mundo e mitologia por trás do nome da série, As cinco realezas, é mais explorado na segunda metade do livro. Foi aí que a narrativa cresceu pra mim, e eu gostei muito da forma como Yanna consegue apresentar tantos elementos sem ficar chato ou muito enfadonho!

O final é muito bem construído e responde a muitas perguntas dadas no livro, deixando o final aberto para as possíveis continuações, das quais confesso que já quero ler para ver se Renata finalmente terá uma espécie de redenção ou irá descer na espiral obscura da qual se vê envolta.

"Confusão: O Fogo da Ira" desafia as convenções e oferece uma história intensa e que destoa do que encontramos por aí. É uma leitura perturbadora que permanece na nossa cabeça!

G.I 07/12/2023

Que livro sensacional!!
O livro confusão: fogo da ira é um livro que me surpreendeu em todos os sentidos e de certa forma muito boa. Fui ler de forma totalmente despretensiosa e simplesmente amei.

Na trama temos a Renata, uma jovem com seus 19 anos, que possui um passado bastante intrigante e causa bastante curiosidade no leitor para descobrir o que aconteceu em si.

Ela é totalmente desbocada, esperta, teimosa, sagaz, uma pessoa fascinante e que tem uma sede por sangue totalmente implacável, no transcorrer da trama é explicado e em si fiquei surpresa com a quantidade de vítimas dela.

Achei totalmente fascinante a autora ter explicado isso com o colar e também as cinco realezas, isso foi uma forma incrível de responder tudo na trama, sem deixar furo nenhum na trama. a escrita da autora é incrível, não pode perder nenhum detalhe para não ficar sem compreender nada, os capítulos não são tão longos, super recomendo e ansiosa pela continuidade.