Anatomia das Sombras

Anatomia das Sombras Leo Peccatu

Resenhas - Anatomia das Sombras

Thainá - @osonharliterario 13/06/2023

Uma anatomia sobre o pior em cada um de nós
"Anatomia das Sombras" é uma antologia composta por 10 autores nacionais. Dentre essas histórias encontramos os mais diversos subgêneros do nosso querido terror, como descrições recheadas de gore, o body horror em sua melhor performance e o suspense psicológico de mexer com a cabeça e a sanidade de todos os leitores.

É incrível perceber em como há certa variedade dentro de um mesmo gênero, pois alguns contos são mais descritivos enquanto outros pendem para o poético; intercalam entre narrações mais curtas e outras mais longas; os temas sociais são presentes em todos, mas a escrita única de cada autor faz com que cada história tenha sua particularidade e seja uma experiência à parte.

Como eu disse, há uma variedade entre os temas sociais explorados e entre as criaturas humanas cheias de maldade (ou medo), mas algo em comum predomina em todos contos: a sensação ruim, de impotência e de frieza humana; a sensação de nunca estar em segurança perante aos outros, ao desconhecido; a sensação de que tudo pode ser bem pior do que imaginamos.

Gostei das cenas mais pesadas, como também adorei a forma que certos assuntos importantes foram tratados. Os autores souberam trabalhar muito bem a crítica social com os elementos sobrenaturais do terror, o que, confesso, me deixou ainda mais assustada com a nossa realidade e com as pessoas ao nosso redor.

Com isso, "Anatomia das Sombras" se fez uma leitura bastante agradável, apesar do seu teor intenso e indigesto, pois o li em dois dias enquanto o levei para salas de espera e metrôs (uma ótima companhia, por sinal). Uma ótima dica para quem gosta desse misto de histórias diferentes e para quem quer ter contato com algo mais fora da caixinha, para assim apreciar outros lados do nosso terror nacional.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2023/06/13/resenha-anatomia-das-sombras-varios-autores/

Ismael.Chaves 17/10/2023

Excelente antologia com novos autores do horror nacional
Neste pequeno livro de contos está o resultado da oficina de escrita criativa Anatomia do Medo, ministrada por dois dos melhores escritores nacionais de terror da atualidade: Daniel Gruber e Irka Barrios. O objetivo era desafiar outros autores - alguns experientes, outros recém adentrando as trevas literárias - não apenas a escreverem boas histórias, mas a desvendarem o que verdadeiramente lhes causava… medo. Aquele arrepio na nuca, a sensação de que o coração vai explodir as tripas ou ser vomitado pela boca. O sentimento desesperador de vazio e finitude.

Os contos ficaram tão bons que acabaram se transformando nessa antologia. Além de ser responsável pela revisão dos textos, tive a honra de ser convidado para escrever a orelha do livro.

Ao todo são 10 contos macabros que mostram a versatilidade dos autores. Como não há espaço para falar de todos, cito alguns dos meus contos favoritos:

"O esqueleto ambulante" de Amanda Leonardi - Imagine acordar durante a noite e encontrar um esqueleto sentado na poltrona da sala? A autora promove um encontro entre o insólito de Edgar A. Poe e o bizarro de Junji Ito, com cenas impactantes.

"Mau cozinheiro, bom prato" de Mateus Ruppel - Imagine participar de um reality show de culinária onde o principal ingrediente é...carne humana...dos competidores que falharam!

"Poucos amigos" de Maikele Homrich - O que pode ser mais assustador do que caminhar numa rua deserta à noite ou de madrugada? Se for mulher, o perigo e o medo são ainda mais intensos. A autora constrói muito bem uma atmosfera de tensão e desconforto desde o início, mas é o final que vai realmente te destruir por dentro.

"Um bosque chamado solidão" de Brenda Bernsau - Esse é o meu conto favorito e ele fecha a antologia com chave de ouro. Ao voltar para a pequena cidade onde cresceu, a protagonista se depara com o horror sobrenatural e o preconceito dos moradores. Perturbador.

Vale mencionar também o belíssimo projeto gráfico da edição. Aqui, muito além de histórias sobrenaturais, é nos calabouços frios e pútridos da mente humana que verdadeiramente se encontra a anatomia das sombras.