Para Que Serve a Teologia?

Para Que Serve a Teologia? ALISTER McGRATH

Resenhas - Para Que Serve a Teologia?

Viktorya Zalewski 08/07/2023

Em seu mais recente livro publicado no Brasil, McGrath mostra a importância e relevância da Teologia para os dias de hoje. É uma obra ao mesmo tempo breve e profunda, mostrando anos de pesquisa e estudos do professor, com inúmeras citações a diversos autores como Tomás de Aquino, Charles Taylor, C. S. Lewis, Simone Weil, Lutero, Dorothy L. Sayers, Einstein, Mary Migdley, Karl Barth, John Barclay, Agostinho e muitos outros.

Para McGrath, a Teologia:
- (Re)articula as riquezas da fé para cada nova geração
- Fornece uma ponte entre o passado e presente na fé
- Fornece um panorama geral que nos ajuda a lidar com os diversos temas da vida
- Oferece uma rede interconectada de ideias envolvendo espiritualidade, estudos bíblicos, apologética e ética
- Promove a percepção da beleza e o desenvolvimento do bem-estar
- Conduz à adoração, à oração e ao maravilhamento em Deus
- Vislumbra-se no mistério de Deus e sabe que jamais poderá esgotar a discussão sobre ele

"Um dos papéis da teologia é articular a teoria grandiosa cristã para que sua luminosa visão intelectual e imaginativa possa ser vista e apreciada. A teologia visa ajudar-nos a amar a Deus com todo nosso entendimento" (p. 120).

Com certeza um dos melhores livros do meu ano. Ajudou a fortalecer minha convicção sobre minha vocação na área da Teologia, e com certeza será útil para todos os crentes. Indico para os interessados em Teologia e disciplinas de Introdução à Teologia. Reforçou a "minha" tese de que a Teologia tem uma alma missional e missionária!

Um adendo: pra quem já é "cria antiga" do McGrath (já leu muita de suas obras), algumas coisas podem soar repetitivas, visto que o livro aborda (de maneira condensada) várias de suas abordagens.

becaesousa 05/03/2024

Leitura excelente
A leitura é um deleite para todo aquele que é apaixonado por teologia. Alister é um excelente teólogo.