A Dança dos Ventos

Resenhas - A Dança dos Ventos

juliaememo 28/06/2023

A Dança dos Ventos - Para chorar como se estivesse perdendo um filho
Que continuação maravilhosa!

Eu amei o destaque que vários personagens ganharam. Já tinha gostado demais deles no primeiro livro, agora conhecendo mais, gostei mais ainda!

Como o primeiro volume, A Dança dos Ventos é muito bem escrito. A escrita da autora nos transporta para dentro da história (tanto que em alguns momentos tristes eu senti como se eu estivesse perdendo um filho).

Essa duologia me fez sentir muitas coisas diferentes. Já estou com saudade dos meus personagens e desse universo fantástico!

giulia.literaria 04/05/2023

Favoritado ?
A escrita da Malu é algo de outro mundo. Quando li O Despertar dos Fantasmas, senti o mesmo frio na barriga que tive quando comecei a ler fantasia pela primeira vez e com A canção dos Ventos não foi diferente!

Os personagens evoluíram lindamente, as amizades tendo um foco central na narrativa que deixou os acontecimentos muito mais interessantes do leitor acompanhar. E que aventura foi essa, quando eu achava que a situação não podia piorar pro lado dos personagens, piorava *risos* o que me deixou com o coração na boca o livro todo (sensação que eu amo em uma leitura).

Outro ponto que amei na história foi a diversidade dos personagens e o modo como cada um tem um jeitinho único e inconfundível, mesmo quando os pontos de vista alternavam entre eles.

Resumindo: Se você ama família encontrada, grandes aventuras, reviravoltas que te deixam de queixo caído e SURTO PELOS SEUS CASAIS FAVORITOS (como passei mal esperando meu ship se concretizar senhor) então recomendo muito essa leitura!!!

Mayara 13/07/2023

Favoritado
Apesar de eu achar que acontece TANTA coisa nesse livro que ele podia ser dividido em dois pra fazer as coisas com mais calma, isso não foi o bastante pra gerar a menor experiência negativa que seja com esse livro. A escrita é cativante, a história é cheia de emoção e reviravoltas e os personagens são absolutamente incríveis, além de vários deles ganharem mais destaque.
Parece um exemplo aleatório, mas eu diria que a Malu Costacurta acertou nesse livro onde o Rick Riordan errou em Heróis do Olimpo, não me entenda mal, eu amo os livros do Tio Rick, mas é inegável que em HDO ele passou muito tempo desenvolvendo os romances e pouco em transformar os sete numa verdadeira found family, apesar de muita gente do fandom discordar, os sete são basicamente colegas de trabalho. Aqui a Malu Costacurta faz exatamente o contrário: ela desenvolveu os personagens de um jeito que não há dúvidas de que eles sejam uma família e que se amam de um jeito muito crível. Eu queria que os romances tivessem só um pouco mais de destaque? Sim, mas se eu tivesse que escolher entre o desenvolvimento da amizade dos personagens e os romances, sempre escolheria a amizade deles.
Eu poderia ler mais dez livros sobre esses personagens e esse mundo tão rico.

Favisi0 27/07/2023

4 ? + morrendo por ter q dizer adeus ?
Nunca sei bem como fazer uma resenha de uma continuação, mas vou dar meu máximo.

Esse livro continua a jornada dos amigos mais queridos da literatura brasileira, demonstrando com uma delicadeza absurda todos os sentimentos deles a partir do final do anterior. Todos os traumas, anseios, sequelas, desejos, dores e tudo aquilo que se tem direito foram retratados com uma riqueza de detalhes que deixou tudo muito crível. Há algum tempo eu não me conectava tanto com algum personagem e nessa duologia fui capaz de fazer isso com todos os seis.

O novo trio ganhando destaque me cativou muito! Eu adoro como todos os personagens, mesmo os que quase não aparecem tem suas peculiaridades.

A maneira como a jornada deles se segue é muito sólida, respeitando completamente os eventos anteriores e construindo, aos poucos, camadas que se interligam perfeitamente. Não existem furos nessa história. Teve uma coisinha e outra que achei que poderia ter a mais, e um diálogo específico foi meio sem propósito ali no meio (a cena que a Elinor acorda todo mundo do nada no navio e nem falam exatamente sobre o que ela queria)

É simplesmente genial, cativante, bonita, sensível, emocionante, tocante, pesado e leve ? tudo ao mesmo tempo. Tudo o que não chorei no anterior, chorei agora. Foi um final difícil porque é sempre uma droga me despedir de um found family.

Amei cada pedacinho e cada passo e página dessa aventura toda. Foi lindo e absurdamente mágico.

? 4

Lu579 20/09/2023

A Danças dos Ventos
A Dança dos Ventos é o segundo e último livro da duologia Os Cânticos do Céu e da Terra. O livro se passa depois dos últimos acontecimentos de O Despertar dos Fantasmas, dando uma conclusão a aventura dos três protetores : Kira, Aywin e Sarya, dessa vez, acompanhados também de Ilya, Emin e Elinor, que já haviam aparecido no primeiro livro, mas ganham protagonismo nesse segundo volume.

Esse livro é um ótimo desfecho de saga, fechando os assuntos em aberto, mas ainda assim conseguindo apresentar novos personagens e desenvolve-los/ desenvolver a relação deles com outros personagens sem atrapalhar os acontecimentos do livro. Falando em novos personagens, Ilya, Emin, Elinor, Kea (minha protegida) e Anna são uns amores, e nós conseguimos nos apegar a eles tão rápido quanto nos apegamos aos outros personagens, pelo fato deles serem tão bem construídos. Assuntos delicados são abordados, mas aprofundam ainda mais a história e os personagens.

O início da leitura é meio monótono, mas a história vai ficando mais interessante aos poucos. O livro continua numa vibe "found family" mas também foca na guerra que está acontecendo, equilibrando os dois assuntos. Não existem tantas cenas de batalha, mas as existentes são bem descritas. Não deixamos de ser surpreendidos e plots twists não param de aparecer. O final vai te deixar chorando em posição fetal (não superei até agora).

Franciane36 02/02/2024

Nem sei porque lir esse livro até o fim... Quase desisti por várias vezes, mais não quis jogar meu dinheiro fora. A escrita da Autora é muito boa, mais o livro não tem acontecimentos importantes, é parado , não dá emoção, e o negócio de "melhor amigo(a)" é bem cansativo, esperava mais, pelo o que foi o primeiro livro.

brunamaia. 16/05/2023

Aywin meu protegido!
Finalmente a continuação foi lançada! estava muito ansiosa para saber o que aconteceu com o meu trio. confesso que esqueci grande parte dos acontecimentos do livro um, mas foi fácil de acompanhar. e meu deus, que felicidade!

adoro a escrita da malu. acho muito leve e divertida. além do fato dela ter um super cuidado com os gatilhos.

eu amei a história! foi tudo muito lindo! gostei demais do desenvolvimento dos personagens, do foco nas amizades, das aventuras, dos obstáculos, de tudo!

foi mais do que eu esperava! fiquei desesperada no final, foram surtos, tristeza, felicidade? uma mistura de coisas.

eu amei! foi um final merecedor, um final BOM! obrigada malu por ser a maior.

wluvnani 03/12/2023

Você tem medo de fantasmas?
Kira, AYWIN, Sarya e todo o grupinho. Deuses, como eu vou sentir falta de vocês.

Eu realmente não sei o que falar. Eu devorei esse livro, assim como fiz com O Despertar dos Fantasmas, só que, eu tenho que admitir. Só entre nós aqui. Shhhh... Eu tenho um carinho absurdo por A Dança dos Ventos.

Caras, como eu amo os livros da Malu. Eu amo tanto que dói. Por deus.

Nesse livro, você vai encontrar Kira, Aywin, Emin, Elinor e Ilya, juntos novamente depois do mundo estar acabando, a Sarya? Bom, nós não falamos da Sarya.

Eles precisam acabar com os monges, e pra isso, vão precisar encarar seus medos e seus próprios fantasmas pra salvar o mundo. Encontrar deuses, monstros e, claro, serem insuportáveis com o Aywin. Porque, vamos combinar, é o Aywin.

(TE AMO AYWIN, tenho kin em vc best, eu posso.)

Tudo isso com, novamente, toda a magia que a Malu passa pra gente por palavras. Que são de arrepiar.

Eu acabei de terminar o livro, e sinto que não estou muito pronta pra falar sobre minha namoradinha literária (a Anna), nem sobre o quanto a Linia é LINDA e o reencontro com ela e o Aywin me pegou muito.

Mas sabe... Você não pode esquecer:

O véu da realidade fica muito mais fino durante as tempestades.

E, nesse livro, você vai sentir uma tempestade de emoções em você se estender para um amor e um carinho imenso por todos os personagens.

Ah. E não se esqueçam de ouvir a playlist enquanto lêem. Nesses momentos finais, foi uma experiência incrível ouvir ela enquanto aconteciam tantas coisas que eu não posso contar. Mas é claro, você vai descobrir, e você vai amar.

"Você precisa lembrar. A magia não foi esquecida, você precisa voltar!"

Voltem. E não se esqueçam, os fantasmas estão livres. Você tem medo de fantasmas?

Abugatiba 30/06/2023

Desvendando a borboleta
Simplesmente o melhor livro da minha vida
Chorei horrores. Malu Costacurta, obrigada por me fazer sofrer mais uma vez

Let 11/07/2023

Inesquecível
Nunca vou esquecer da jornada deles. O QUANTO eu amo esse sexteto não tá escrito. Amo esse universo, a escrita da autora, as artes? Tudo. Sinceramente nem sei o que dizer, só que eles nunca vão sair do meu coração.

Julia 17/07/2023

Meu deus como eu tava com saudade dos meus bebês
Sem palavras para o fim dessa duologia. Me apaixonei muito pelo primeiro livro e esperei ansiosamente pelo segundo, então eu obviamente não posso deixar de dizer do aumento de povs na história, trazendo mais desenvolvimento para personagens e situações que a gente quase não conhecia, como por exemplo a Eli e o relacionamento com a Lydia, Emim com sua vontade de ser melhor em tudo e o lance com a Kira, Ilya com o passado dele e do Inna e a Kea com o irmão. Por falar nisso, a quantidade de plots GENIAIS, malu avisa que vai ter tortura psicológica hoje!!!! Nunca fiquei tão maluca na parte 1 de um livro, que, inclusive, eu simplesmente amei a divisão de partes, simplesmente PERFEITO. Igual o lance da política no meio de tudo, isso já teve muito no primeiro livro, mas no segundo eu senti essa situação mais forte. Preciso comentar que aquela cena específica do Ilya me pegou de cheio, chorei muito, muito mesmo, não só nesse momento, claro, mas em vários outros ao longo do livro. Infelizmente algo que me deixou meio triste com o livro mesmo foi o final que eu achei muito corrido e eu não tive a mesma sensação do que quando eu li o primeiro, mas eu sei que isso é normal, visto que são livros diferentes por mais que sejam uma continuação, inclusive, a malu não escreveu o beijo deles!!!!!!!!!!!! Eu fiquei devastada malu você não tinha esse direito!!!!!

Bianca 01/08/2023

Uma continuação e final incríveis
Finalmente terminei a duologia e já me sinto órfã de todos os personagens e do ambiente mágico de Athetera ? gostei muito da leitura, assim como o primeiro eu sinto que mesmo com muitas classes, nomes estranhos e trama a história poderia ser duas vezes maior e se tornar cansativa, mas não, ela é muito leve de se acompanhar e todos os arcos e acontecimentos são sucintos, com bom começo, meio e fim sem enrolar ou serem rasos e isso pra mim é uma das coisas que mais me fez amar a duologia.
Vale destacar todos os personagens que são uns queridos, que você se apega desde o começo da leitura e aprende a amar cada jeitinho deles, vou sentir falta de rir do Aywin ?
Enfim, um livro incrível, sinto meu coração quentinho por ter conhecido eles e já espero por mais livros da Malu ?

Beatriz 29/08/2023

Se tornou um favorito!
Uma das melhores fantasias que já li com certeza!
Personagens cativantes, divertidos e identificáveis. Você sentia empatia por eles em todos os momentos.
Adorei a história, em minha opinião, superou o primeiro livro.
Marquei vários e vários parágrafos, uma leitura muito boa, recomendo.

Callisto0 27/07/2023

É uma montanha russa de emoçoes
Que historia incrivel! Me fez rir, me fez chorar, me fez temer pela vida de todo mundo como se fossem pessoas reais... Achei o final muito bem amarradinho. Eu super veria um spin off das viagens da kira e do aywin