Parasitas Eletrônicos

Parasitas Eletrônicos Rogério Pietro

Resenhas - Parasitas Eletrônicos

Nilsonln 16/07/2023

Genial e reflexivo!
Parasitas Eletrônicos é uma ficção científica distópica genial, interessante e reflexiva que nos faz repensar a relação que temos com a tecnologia e os sistemas de IA.

A narrativa é muito fluida, gostosa de ler e muito dinâmica. Vale super à pena a leitura, recomendo! ?

Li também do mesmo autor e recomendo: "Xeno Sapiens".
Regis 16/07/2023minha estante
Parece ser uma leitura com tópicos bem atuais, que nossa sociedade está começando a debater com mais profundidade, tomando como exemplo a greve dos roteiristas e atores na luta por uma regulamentação do uso das IAs no ambiente de Hollywood.

Nilsonln 16/07/2023minha estante
Muito válido seu comentário, Regis!

Thi 30/04/2023

Excelente!!
Eu fiquei eufórica para começar esse livro, pois esse autor sempre arrasa em tudo ( sério os livros dele são perfeitos demais). A Sinopse já é mega instigante, e a leitura é daquelas para ler em um só folego. A trama tem personagens bem delineados, situações angustiantes, e o final, gente que final foi aquele ( fiquei assim... Oi?? Como é que é?? Tô até agora digerindo a pancada ?)

Jeferson.Gomes 10/05/2023

PARASITAS ELETRÔNICOS
O céu azul lembra oceanos, ondas gigantescas, habitat de baleias, explodindo em luzes de "certezas".

A plantação de cenouras, acolhe ações incalculáveis em calculadoras. A experiência "exata" ainda é um "experimento".

Bicicletas são raras em ruas deterioradas, objetos valiosos em escambos marginalizados. Curiosidades pedalam no prazo das catorze horas

Livros são importantes, em vilarejos e avenidas sem transeuntes transumanos. Elevadores "suspendem" os erros dos seres humanos.

A chuva traz a sensação de vivência. O lanche na mochila, a certeza de uma escolha real que alimenta, o corpo que se movimenta.

O envelhecimento não é notado, em cobranças atendidas, pelo deslumbre de uma vida artificial em posição fetal.

As respostas vem na segurança de um "cinto", "anjo caído", por escolhas que facilitam, pedidos executados pela "reação Gama".

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/
Lindas palavras! Obrigado!

Henrique Sanches 14/06/2023

Você não vai sair ileso desta leitura!
Leitura #034 / 2023

Parasitas Eletrônicos, do Rogério Pietro.

Mais uma leitura Saifers e mais uma leitura de obras do Rogério Pietro.

Por esses dias, em conversa com o Roger, ele disse que este ano é o ano das inteligências artificiais.

Concordo com essa afirmação e sei que é seguro a gente afirmar que as IA's vieram para ficar, querendo a gente ou não.

Elas vão continuar a desempenhar um papel cada vez mais importante em nosso dia-a-dia.

Como qualquer outra tecnologia, esta também vem para causar mudanças e não sabemos se estamos preparados para elas.

O que sabemos é que elas estão impulsionando a inovação e transformando a forma como vivemos e interagimos com a própria tecnologia.

Partindo destas informações, Parasitas Eletrônicos toca no nosso maior medo tecnológico, sermos escravizados pelas máquinas.

O Rogério conseguiu criar uma história fascinante e envolvente, que nos leva em uma jornada em busca de respostas e no final, somos surpreendidos com sucesso.

Recomendo fortemente a leitura de Parasitas Eletrônicos.

Você não vai sair ileso desta leitura!

Parasitas Eletrônicos está disponível para download no site na Amazon, para compra ou para empréstimo.

É isso! Boas leituras!

#saifers #ficçãoCientíficaNacional #autorNacional #literaturaNacional

site: https://www.instagram.com/p/Cs2Z_M6rif2/

@ysalemos 01/05/2023

Apenas Roger sendo Roger: INCRÍVEL
Uma pandemia sem precedentes atinge o mundo. Assim, a criação da Realidade Expandida (REX) surge como a saída perfeita. Aqueles que se conectassem a rede poderiam viver em um mundo perfeito. No entanto, à medida que mais pessoas entravam na 2R, o mundo real entra em colapso. Agora, meus amigos, o rolê todo ganha uma virada de chave quando, trinta anos depois, os moradores de uma vilinha recebem um pedido de socorro por meio de um drone. A pergunta é: quem enviou aquilo?

😍 Uma das coisas que eu mais curto na escrita do Roger é como o leitor vai descobrindo as coisas com a história. Ele consegue conduzir a história tão levemente que me senti vendo um filme. Consegui visualizar todas as cenas.

E claro, como sempre, o Roger consegue fugir do óbvio nos finais de todas as suas histórias. É sempre algo de explodir a cabeça. Vale muito a pena conhecer essa história!

site: https://www.instagram.com/ysalemos

Vinicius.Canabarro 31/07/2023

Que criatividade gigante essa do Rogério Pietro
"Parasitas Eletrônicos", de Rogério Pietro, aborda o temor de sermos controlados por máquinas. O livro apresenta uma história envolvente, repleta de mistérios e surpresas, levando-nos a refletir sobre nossa relação com a tecnologia e a inteligência artificial. Com personagens cativantes e uma ambientação distópica bastante criativa, a obra nos alerta sobre o perigo de nos perdermos na realidade virtual e critica nossa superficialidade como sociedade (Isso mesmo! É pra todos nós que não tiramos os olhos dos celulares mesmo com um mundo enorme - cheio de maravilhas a serem vividas e problemas a serem resolvidos - a nossa volta). Uma leitura imperdível e com um impacto absurdo! Leiam!

site: https://www.instagram.com/vinicanabarro/

Rebeca 03/07/2023

Neste livro, o mundo foi, sim, dominado pela inteligência artificial. Uma nova realidade passa a fazer parte do mundo, a realidade totalmente virtual, também conhecida como a Segunda Realidade. As pessoas passam a viver totalmente dentro da segunda realidade, ligadas a eletrodos que estimulam seus cérebros, mantidas dentro de um casulo. O mundo real, não existe mais como conhecemos, porém ainda é possível encontrar os purumanos, pessoas que conseguiram fugir da realidade virtual.

Na história acompanhamos três personagens em diferentes realidades; os purumanos Nina e Enosh, que após serem perseguidos por um drone que emitia uma mensagem de socorro, saem em uma aventura em busca de respostas, e Natanael_J512br, que vive na segunda realidade, sem ter noção disso.

Nesta história é fácil se identificar com a realidade construída pelo autor e a mensagem de alerta por trás dela, além da narrativa maravilhosa e fluída. Na segunda realidade as pessoas são ?alimentadas? por um fluxo intenso de informações sem que nenhum conhecimento lhes fique retido, facilmente se cansam em tentar dar atenção a alguma informação por mais de dez segundo, vivem em busca de algo nas redes do qual não sabem dizer o que é, e resumem suas vidas à ?curtidas? ou ?rasgos?.

Será que já estamos dentro da segunda realidade e não sabemos?

Fica o questionamento a se pensar ?

analimajp 19/07/2023

Genial
O que mais tem se falado ultimamente é sobre a ascensão das IAs e aí o Rogério decide tirar meu sono com essa história.
O medinho bateu.?

Uma distopia bem tecnológica, com personagens carismáticos e um enredo que te prende. Rogério nos entrega mais uma história genial.

Adorei a ambientação e toda a tecnologia que envolve a trama. A parte dos casulos me deu um arrepio na espinha.

Ficção científica da mais alta qualidade e o melhor de tudo é que é NACIONAL!

Luan 29/05/2023

Como Matrix
Quando assisti Matrix, ainda criança, minha cabeça explodiu. Achava que viver em uma realidade virtual seria incrível. Sequer pensei nas questões filosóficas. Só queria poder saber ?lutar sem treinar? e fazer o que eu quiser. Revi o filme várias vezes (amo até hoje) e mudei de opinião, é claro. No entanto, não acho que o Luan criança estava tão errado assim.

Em Parasita Eletrônicos, Pietro traz os mesmos dilemas de Matrix e me fez considerar, novamente, uma questão: seria loucura escolher uma realidade melhor do que a que temos?

Não precisamos ir longe para responder essa pergunta. Me diga: você prefere trabalhar ou ver uma série? Prefere lavar a louça ou ir ao show de sua banda favorita? Prefere fazer exames de rotina ou nunca ficar doente? Se parar para pensar, há poucos motivos para não escolher a pílula azul ? no mundo virtual, você fará apenas o que gosta. Ver a realidade como ela é, ou viver ?a verdade?, tem poucos atrativos. E, se em um determinado momento, a humanidade tiver que escolher entre viver em uma realidade virtual (uma ilusão perfeita) ou em uma realidade física (a verdade imperfeita), ela, sem dúvida, escolherá a primeira.

Veja, isso não é ser pessimista. É ser lógico e realista. Se pudéssemos, nos livraríamos do desconforto, da dor e da doença sem pestanejar, independente do ensinamento que esses conceitos podem nos trazer. A história da medicina é um combate contra morte. A história da ciência é um combate contra a ignorância. A história da religião é um combate contra a inexistência e o caos. A gente vai escolher a singularidade virtual. Não tenho dúvida.

Agora, isso vai ser ruim para quem?

Já entrei nesse mérito no meu livro, Fim das Religiões. Pietro, por outro lado, tem sua resposta. Parasitas Eletrônicos é uma história instigante, com um ritmo delicioso e que nos premia com um final, na minha opinião, incrível e original. Não é pesado ou denso; é, de certa ótica, uma obra divertida. Recomendaria para todos os públicos, inclusive para crianças e adolescentes.

Como uma boa ficção-científica, entretém e faz refletir. Exatamente como Matrix.
Rogério Pietro 30/05/2023minha estante
Muito obrigado pela resenha, Luan!

rookvalente 02/02/2024

Devia estar nas listas escolares!
Leve, descontraída e cativante, mas com fundamentos sólidos e um alerta importante. Uma história que tem tudo para continuar, mas que também pode parar aqui, de tanta esperança que nos entrega.
Perfeita para dias frios, maravilhosa para ler junto!

Mas afinal, esperar o quê do autor de Amazofuturismo, né?

Expressoliterarioste 22/05/2023

Parasitas eletrônicos
Resenha// Parasitas Eletrônicos

Esse mês quis sair da minha zona de conforto e ler livros que não estou acostumada e está sendo uma experiência maravilhosa ??

Parasitas eletrônicos conta a história de duas realidades paralelas que se conectam em alguma partes.
Os personagens principais são Enosh e Nina, duas crianças que vivem em uma vila afastada e que são considerados purumanos (eles vivem em uma realidade como a nossa).
Depois de três décadas escondidos, um drone aterrisa na vila com um pedido de socorro e muitas incertezas.
Será que depois de todo esse tempo, alguém realmente conseguiu fugir da realidade virtual ou é uma emboscada para capturar os purumanos?

Minha opinião

Criatividade, é a palavra que descreve esse livro!
Personagens audaciosos;
Um alerta para vivermos essa realidade e esquecermos um pouco a realidade virtual (celulares/redes sociais) por que em excesso, tudo faz mal!