A Copa Frondosa da Árvore

A Copa Frondosa da Árvore Eliana Alves Cruz; Bruno Cantú

Resenhas - A Copa Frondosa da Árvore

Egberto Vital 03/05/2023

Lemos hoje "A Copa Frondosa da Árvore", de @elialvescruz. Um livro liiiindo em todos os sentidos, desde o texto cuidadosamente poético até às belíssimas ilustrações.

Cruz presenteia os pequenos com uma narrativa de memórias e ancestralidades afroindígenas, trazendo à tona momentos marcantes da infância da protagonista, como a relação com seu cabelo e as memórias que ela constrói com sua avó quando permite que eles sejam trançados, o relato da narradora é uma experiência sensorial. A autora Eliana Alves Cruz e o designer Bruno Cantú conseguem, de forma magistral e sensível, transmitir a essência das estéticas afro-indígenas e suas interculturalidades.

O livro é uma obra de arte, com ilustrações exuberantes e uma paleta de cores belíssima, uma narrativa poética que transmite de maneira cativante as vivências da personagem. A relação da personagem com seu cabelo e sua avó é um ponto alto da obra, mostrando como a tradição e a história são passadas de geração em geração.

Permeada por momentos de ternura e de reflexão sobre a identidade racial e cultural, a metáfora que associa o cabelo da menina a uma copa de árvore amplia seus significados quando apresentada junto com as potentes ilustrações de Cantú. Foi lindo ver nossa Drica se identificar com aquela linda e frondosa copa de árvore e comentar que aquele cabelo lembra o dela.

Vale demais a leitura dessa obra com as crianças, em um momento em família para produzir memórias e reforçar laços.